quinta-feira, julho 05, 2012

Saúde:

Vacina de Polio


Desde o dia 16 (sábado) de junho, começou o chamado “Dia D” que se estenderá até amanhã 6 de julho contra a poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser levadas aos postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para tomar as duas gotinhas, que este ano valerão como dose única. O horário de atendimento será das 8 até às 17 horas, em todas as nossas unidades de saúde.

Conforme o planejado pelo Ministério da Saúde, as crianças que serão imunizadas pela primeira vez contra a pólio deverão tomar as duas primeiras doses de forma injetável e periodicamente, logo aos dois meses de vida, repetindo aos quatro meses. Já na imunização aos seis e quinze meses, a vacina e reforços serão administrados via oral. A campanha de multivacinação deve começar em agosto.

Importância da vacinação
A vacinação é de extrema importância nos primeiros meses de vida, pois é nesse período que os bebês correm mais riscos de adoecer e acabar morrendo. A família deve ter atenção com as vacinas, mantendo o cartão de vacinação sempre rigorosamente preenchido. As vacinas protegem os bebês de doenças graves, tal como a pólio.
Os pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação para que os profissionais de saúde possam observar se há alguma vacina em atraso, porém o atendimento é possível mesmo sem o documento.


                                                                          
Aos pais não é necessário ressaltar que garantir os direitos básicos das crianças de 0 a 6 anos de idade é um dever imprescindível da família. Até mesmo a lei menciona esse dever no Estatuto da Criança e do Adolescente que diz que a família, com o apoio da comunidade e do governo, deve criar, educar, proteger as crianças e garantir o seu desenvolvimento.








                                                                     A poliomielite

 Mais conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa grave, causada pelo pólio-vírus que possui três variantes, podendo infectar tantos as crianças ou adultos , por via fecal-oral, e pode provocar ou não paralisia.

A doença afeta músculos e nervos, podendo causar a paralisia permanente de qualquer musculo. O vírus começa na garganta ou nos intestinos, podendo atingir o organismo. A partir daí o vírus cai na corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Assim, o vírus causa a paralisia quando ataca o sistema nervoso, destruindo os neurônios motores, ou pode levar a morte se a infecção atingir as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.

Pelo fato da poliomielite ser causada por vírus, não existe um tratamento especifico para a doença, sendo absolutamente eficaz a prevenção por vacinação.

Com a iniciativa atendemos também aos Objetivos do Milenio:

4 - Reduzir em 2/3 a mortalidade de crianças menores de 5 anos de idade.


5 - Reduzir em ¾ a taxa de mortalidade materna

6 - Combater o HIV/Aids, malária e outras doenças, detendo sua propagação e começando a inverter a tendência atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário