quinta-feira, julho 19, 2012



Escola Joaquim Leal Pimenta entra no clima da Olimpíada de Língua Portuguesa, realizando trabalho contínuo em sala

Thiago Gondim julho

Desde em que foi declarada aberta, neste ano de 2012, a 3ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – “Escrevendo o Futuro”, professoras da Língua Portuguesa e alunos da Escola Municipal Professor Joaquim Leal Pimenta entraram no clima, motivados por uma metodologia dinamizadora de ensino que contempla o trabalho em torno de quatro gêneros textuais, tendo a nossa Escola se engajado em três. São eles: Poesia (voltada para o público do 5º e 6º anos); Memórias Literárias (7º e 8º anos) e Crônicas (para o público dos 9º anos). O outro gênero – Artigo de Opinião – será explorado somente em Escolas com Ensino Médio.

A Olimpíada é um Programa de iniciativa do MEC, da Fundação Itaú Social e a Cenpec que, de dois em dois anos, realiza um concurso de produção de textos, premiando as melhores redações de alunos de escolas públicas de todo o país. Quanto a este caráter, as professoras do Joaquim Leal que participaram das duas edições anteriores afirmam, com muito entusiasmo, que o concurso gera um bem muito maior que a competitividade, na medida em que contribui de forma significativa para a melhoria da escrita dos seus alunos.

As atividades já estão sendo desenvolvidas nas salas por meio de oficinas, envolvendo rodas de leitura em grupo, pesquisas, dramatizações, e claro, de produções preliminares dos textos que concorrerão de fato na 1ª etapa – Municipal-, prevista para o mês de agosto.

Trabalhos produzidos por estudantes da Escola Municipal Joaquim Leal Pimenta.


Resultado dos trabalhos produzidos pelos alunos

Fonte: SEMEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário