sábado, julho 28, 2012

Hoje é dia do Agricultor

Ele já foi chamado pelo mais variados termos: camponês, lavrador, agricultor de subsistência, pequeno produtor, agricultor familiar. A evolução social e as transformações sofridas por esta categoria são conseqüências de uma nova situação deste trabalhador fundamental para o desenvolvimento do País.

Existem dois projetos para o campo com focos diferentes no Brasil. O primeiro prevê a expansão da produção agropecuária e o segundo, enfatiza aspectos ambientais e sociais do processo de desenvolvimento, com que se denomina sustentabilidade do desenvolvimento rural, equilibrando condições sociais, econômicas e ambientais igualmente com o homem da cidade.

Nossa homenagem:
Uma força humana de uma atividade pouco reconhecida por traz do desenvolvimento de cada cidade, mas de grande importância no dia-a-dia de todos nós. Nem sempre lembrados, são responsáveis pela geração de emprego e renda, movimentam a economia e colocam alimento em nossa mesa.

Pessoas que não tem horário para trabalhar. Começam muitas vezes antes do amanhecer do dia e encerram quando o sol já se foi.

Trabalhadores honestos, que muito se esforçam, sem se cansar de lutar por melhorias no campo, sempre em busca de novas alternativas para o aumento da produtividade.

Mulheres, homens e jovens que dia após dia, ano após ano, enfrentam todas as diversidades, cultivando suas terras, produzindo, gerando empregos e riquezas, vão construindo, em silêncio, a grandeza de um povo. A singular relação entre o homem e o campo. A paixão pelo que produzem, o orgulho da colheita, numa terra em que tudo se planta e cria.

O nosso reconhecimento e gratidão a estes verdadeiros exemplos de vida que cultivam da terra o pão de cada dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário