domingo, julho 22, 2012

CAMPO GRANDE IMPLANTA COLETA SELETIVA DO LIXO


Thiago Gondim julho



Através de um convênio firmado com a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) a Prefeitura de Campo Grande-RN adquiriu recentemente um caminhão coletor/compactador de lixo e uma caçamba basculante. Com a chegada desses equipamentos, a nossa cidade e município implantará o sistema da coleta seletiva do lixo produzido por aqui. A partir desse semestre a Secretaria Municipal de Educação juntamente com a de Agricultura e Meio Ambiente estará realizando um trabalho educativo nas escolas do município sobre esse tema. A idéia é que o lixo da zona rural também seja posteriormente coletado seletivamente, principalmente nas comunidades rurais de Bom Jesus (onde já existem coletores), Morcego, Caiana, Cabeça do Boi e Salgado que são as principais comunidades da nossa zona rural.                    

A FUNASA é um órgão executivo do Ministério da Saúde responsável em desenvolver ações de saneamento para prevenção e controle de doenças. Uma dessas ações é a implantação de melhoria de sistemas públicos de resíduos sólidos. A partir de convênios firmados entre as prefeituras, o órgão federal da apoio técnico e financeiro aos municípios na implantação ou melhorias dos sistemas de coleta e Campo Grande agora faz parte dessa ação.

Nesta semana a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo deu início à colocação de coletores de lixo padronizados, para que o lixo seja coletado de forma seletiva, separando dessa forma o lixo orgânico do lixo sólido que pode ser reciclado como: papel, plástico, metal e vidro. Os coletores estão sendo colocados em locais estratégicos e de maior movimento de pessoas como escolas, praças, prédios e orgãos públicos entre outros pontos de nossa cidade. Portanto a Prefeitura esta fazendo a sua parte cabe agora a cada cidadão e cidadã do nosso município e cidade, e também aos nossos visitantes fazerem a sua parte e colocarem o lixo nos coletores de forma correta.

Portanto as ações que estão sendo executadas irão possibilitar em um avanço primordial na melhoria de vida da nossa população, pois através da coleta seletiva e racional do lixo estamos preservando o meio ambiente e consequentemente cuidando da saúde dos habitantes locais, pois em um ambiente saudável e salubre, os riscos de incidência de doenças são bem menores.

                             Coletores estão sendo colocados também nas escolas da cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário