domingo, dezembro 12, 2010

Seminário avalia Projovem Adolescente e lança publicações do Peti e BPC na Escola — Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome


Dias 13 e 14 de dezembro, acontecerá, em Brasília, o Seminário Projovem Adolescente – Avanços e Desafios. Entre os presentes no evento, estarão a ministra Márcia Lopes, secretários do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, gestores municipais e beneficiários dos programas sociais

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, participa nesta segunda-feira (13), às 9h, em Brasília, da abertura do Seminário Projovem Adolescente – Avanços e Desafios. Estarão presentes jovens integrantes do serviço, além de beneficiários do BPC na Escola e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Haverá a apresentação de hip hop feita por um grupo de adolescentes da cidade do Gama e de duas pesquisas, uma qualitativa e outra quantitativa, realizadas pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi/MDS).

O Projovem Adolescente é coordenado pelo MDS e dirige-se exclusivamente a jovens na faixa etária de 15 a 17 anos. A modalidade tem como objetivos complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária, e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.

Atualmente, há 473.342 rapazes e moças integrados ao serviço em 3.617 municípios brasileiros. Haverá apresentação de vídeos e de experiências locais, divulgação de pesquisas e um painel temático com a síntese dos resultados das oficinas que serão realizadas. As atividades visam a contribuir para a qualificação do Projovem Adolescente, identificando os principais problemas e também apontando as boas práticas.

Também participam do evento a secretária nacional de Assistência Social, Maria Luiza Rizzotti; e demais secretários do MDS; além do secretário Nacional de Juventude, Beto Cury; de gestores municipais; técnicos que trabalham nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras); orientadores sociais; jovens; especialistas e representantes de órgãos que atuam com a questão dos direitos dos adolescentes. Além disso, sete integrantes do Projovem Adolescente participam dos dois dias de seminário.

O público-alvo do Projovem Adolescente constitui-se em sua maioria de jovens de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social encaminhados pelos programas e serviços de proteção social especial do Sistema Único de Assistência Social (Suas) ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio de demanda dirigida aos gestores municipais de assistência social.

Para as despesas de custeio de cada coletivo – formado por cerca de 25 rapazes e moças – do Projovem Adolescente em funcionamento, o Governo Federal repassa mensalmente aos municípios e ao DF o valor de R$ 1.256,25.
SERVIÇO
Abertura do Seminário Projovem Adolescente – Avanços e Desafios, com a participação da Ministra Márcia Lopes.

Data: de 13 a 14 de dezembro de 2010 (segunda e terça-feira)
Hora da abertura: 9h
Local: Hotel Grand Bitar, SHS Quadra 5, Bloco A, Brasília (DF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário