quarta-feira, dezembro 15, 2010

Pesquisa do Projovem Adolescente vai auxiliar gestores da assistência social — Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome


Resultados de pesquisa qualitativa coordenada pelo MDS revelam como o programa foi executado pelos municípios no período de abril a dezembro de 2009. Dados vão subsidiar a identificação de responsabilidades e a necessidade de mudanças.


Adolescentes do Projovem de Porto Seguro (BA) participam de oficina de arteBrasília, 14 – O desenvolvimento de indicadores de avaliação e monitoramento do Projovem Adolescente, programa coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), é fundamental para aprimorar o serviço socioeducativo destinado ao público de 15 a 17 anos de idade. Nesta terça-feira (14), durante seminário em Brasília, a diretora da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi/MDS), Júnia Quiroga, apresentou os principais resultados da pesquisa qualitativa de avaliação do programa criado em 2007 e que tem hoje cerca de 480 mil participantes.

De acordo com a diretora do MDS, o levantamento – que foi realizado entre abril e dezembro de 2009 em 20 cidades – vai auxiliar os gestores municipais de assistência social a coordenar a implementação do Projovem Adolescente no Brasil. “O processo de avaliação do programa, que inclui pesquisa qualitativa e quantitativa, vai subsidiar a identificação de responsabilidades e a necessidade de mudanças. Também será possível chamar a atenção dos estados e dos municípios para a realização de capacitações e para o investimento em infraestrutura”, afirmou Júnia Quiroga.

Resultados – Escassez de profissionais qualificados foi uma das dificuldades apontadas pelos municípios, assim como a precariedade da infraestrutura física disponível para a oferta do serviço. Entre os pontos positivos, constatou-se que o Projovem Adolescente propicia abertura de novas alternativas de aprendizado social e oportunidade para a prática de atividades específicas.

Entrevistados dos 20 municípios disseram que a opinião dos jovens era levada em conta na hora do planejamento das atividades socioeducativas. Convivência familiar, engajamento comunitário e perspectivas mais estruturadas sobre o futuro são algumas das mudanças de comportamento promovidas pelo Projovem Adolescente. Júnia Quiroga acrescentou que está em andamento a pesquisa quantitativa do programa com amostragem de 295 cidades.

Pesquisa aponta mudanças positivas no comportamento de adolescentesAmostragem – Sobre a metodologia da pesquisa qualitativa, a representante do MDS explicou que ela foi executada por cinco consultores, cada um deles responsável por uma das cinco regiões do País. A coleta de dados foi feita em grupos de quatro municípios com portes populacionais diferentes, selecionados por amostragem aleatória. Foram entrevistados profissionais e equipes de referência que atuam na coordenação e execução do serviço, assim como os beneficiários.

Os consultores estruturaram as análises do serviço socioeducativo com base em cinco categorias: relação do profissional ou do público com o serviço; implementação e gestão; infraestrutura; acesso; instrumentos de gestão, avaliação e monitoramento, além dos principais efeitos observados. “Toda pesquisa oferece um retrato do momento da coleta de dados. No caso da pesquisa qualitativa, a gente precisava identificar como o município interpretou o traçado metodológico do programa”, disse.

Além de Júnia Quiroga, os representantes do MDS Alexandre Reis e Marco Natalino estavam na apresentação da pesquisa. André Magalhães (Datamétrica), Carla Andrade (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e Abigail Torres (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário