quarta-feira, dezembro 22, 2010

Pesquisa mostra aprovação da política social do governo Lula — Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Brasília, 17 – Pesquisa divulgada na última quinta-feira (16) aponta a satisfação dos brasileiros com a política social nos oito anos de governo Luiz Inácio Lula da Silva. O combate à fome e à pobreza figura com a aceitação máxima entre as nove áreas avaliadas. A aprovação subiu 5 pontos percentuais (p.p.) desde março deste ano (conforme gráfico) e alcançou 71%. Em seguida, aparece o combate ao desemprego com 66%.



Na avaliação da ministra do Desenvolvimento
Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, “esse resultado mostra que estamos no caminho certo. Todas as avaliações estão nesta linha e são sempre favoráveis. A desigualdade no Brasil está tendo uma queda como nunca se viu. O mesmo acontece com a mortalidade infantil e a desnutrição. Os índices das políticas sociais são absolutamente positivos e, no campo do sistema de proteção social, temos avançado muito.”

O levantamento "Avaliação do governo e expectativa com relação ao novo governo", da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizado pelo Ibope entre os dias 4 e 7 de dezembro, entrevistou 2.002 pessoas em 140 municípios brasileiros. Ele mostra também que a avaliação do governo do presidente Lula bateu novo recorde, com aprovação de 80% dos entrevistados. Por sua vez, a estima pessoal do presidente chegou ao maior índice positivo: registrou 87%.

No cálculo do saldo entre as áreas avaliadas – o índice de aprovação menos o de desaprovação –, o combate à fome e à pobreza segue como o melhor número: +47 p.p., seguido do combate ao desemprego (+38 p.p.), do meio ambiente (+30 p.p.), do combate à inflação (+23 p.p.) e da Educação (+19 p.p.).

Acesse a íntegra da pesquisa CNI/Ibope.

Nenhum comentário:

Postar um comentário