segunda-feira, dezembro 20, 2010

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental. A intenção é oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças. A partir das informações obtidas pela avaliação, os professores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Seu principal objetivo, portanto, é evitar que as crianças cheguem a 4ª série/5° ano do ensino fundamental sem domínio da leitura e da escrita.
Assim, com esta perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande – RN em parceria com o MEC e elaborado pelo INEP, implementou, no ano de 2008, a Provinha Brasil neste município estabelecendo e oportunizando aos gestores e professores das escolas públicas o processo de avaliação do nível de alfabetização dos alunos e, a partir dessa avaliação, elaborar as iniciativas necessárias, que envolvem mobilização e responsabilidade para garantir as condições de acesso, permanência e efetiva aprendizagem do aluno na escola.
O foco é garantir a aprendizagem!

RESULTADOS NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE
A média da Provinha Brasil nas escolas da rede municipal de Campo Grande em 2010 atingiu os seguintes resultados:
ESCOLA/COMUNIDADE/1ºSEMESTRE/2 SEMESTRE
SALGADO II 10 11
CAMPANHA 10,5 20
PIMENTA 11,2 9,8
SALGADO I 11,5 12
BOM FUTURO 12 -
JOAQUIM LEAL PIMENTA 12,4 14.8
MORCEGO 14 18,3
BOM JESUS 14,5 19,6
IÊDA M. D. SALDANHA 14,8 14,5
MILAGRES 15,3 14,3
CAJUEIRO
19,3 18,8

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