quinta-feira, abril 07, 2011

07 de abril........ Dia Mundial da Saúde!

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


Dia Mundial da Saúde - 7 de Abril de 2011 :



Combate à Resistência Antimicrobiana



É Tema Escolhido pela OMS O combate à resistência antimicrobiana é o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para marcar o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de Abril de 2011. A resistência ocorre quando os microorganismos - bactérias, vírus, fungos e parasitas - se tornam resistentes à maior parte dos remédios usados nos tratamentos e passam a ser chamados de superbactérias.


Segundo informações da OMS, a resistência aos antimicrobianos ameaça vários tratamentos, como o controle do HIV, da malária e da tuberculose - três das principais causas de mortalidade por doenças infecciosas no mundo. Os germes resistentes elevam o risco de morte, são transmitidos entre as pessoas e geram grandes custos tanto para os pacientes quanto para a sociedade.


A cada ano surgem no mundo 440 mil casos de tuberculose resistentes e cerca de 150 mil óbitos.


A organização alerta que o aumento de casos está relacionado ao uso indiscriminado de medicamentos, principalmente antibióticos, ao abandono de tratamentos, prescrições erradas, remédios de baixa qualidade e falta de controle e empenho por parte dos governos.


No Dia Mundial da Saúde, a OMS lançará uma política com seis pontos para o controle da resistência antimicrobiana e apelará aos países e autoridades de saúde para que a adotem.


Por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a venda de antibióticos nas farmácias e drogarias do País somente pode ser realizada com apresentação de duas vias da prescrição médica. A iniciativa pretende restringir a automedicação. Uma via é retida pelo estabelecimento e a outra é devolvida ao paciente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário