quarta-feira, setembro 26, 2012

Semana do trânsito no RN:



A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com vários órgãos ligados ao trânsito, como o Detran-RN, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde de Natal e Ministério Público, vem executando no Estado o Projeto Vida no Trânsito, criado pelo Ministério da Saúde. Em conformidade com esse projeto, a Sesap, por meio do Núcleo de Prevenção a Violências e Acidentes (NPVA), está apoiando a Semana Nacional de Trânsito, iniciada em Natal, na última terça-feira (18), estendendo-se até o próximo dia 25.

A Semana tem por fim conscientizar jovens entre 18 e 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito. A programação conta com ações educativas nas ruas, escolas e bares, tendo como tema a "Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Não exceda a Velocidade, preserve a vida", definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com a técnica do NPVA Vivianne Medeiros, "nesta semana serão intensificadas as orientações à população de como dirigir e se comportar no trânsito, já que se trata de uma questão de saúde pública".

Projeto Vida no Trânsito - o objetivo é subsidiar gestores de todo o país no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, por meio da qualificação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações. Para tanto, o Ministério da Saúde disponibilizou, no ano passado, um total de R$ 250 mil para o Estado e R$ 200 mil para o município de Natal, valores que já serão repassados novamente neste ano.

De acordo com a técnica responsável pelo NPVA, Raissa Paiva, no RN o foco do projeto será a prevenção dos acidentes de moto no município de Natal, já que, segundo dados da PRF e do Hospital Walfredo Gurgel, apenas no primeiro trimestre de 2012, o número de registros de vítimas de acidentes de moto (3.154) duplicou em relação a todo o ano de 2011 (1.593).
 
Entre as ações estratégicas da Sesap para implementação do projeto estão: a elaboração do Plano Estadual e assessoramento dos Planos Municipais, com foco em Natal integração das informações oriundas dos diversos sistemas definição de indicadores para monitoramento e avaliação da execução do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário