domingo, setembro 23, 2012

Estiagem e seca - Campo Grande trabalha resposta satisfatórias aos efeitos da estiagem na zona rural

Atenção ao Campo – Resposta aos efeitos da seca na zona rural do município.
Imagem Meramente Ilustrativa

Em Campo Grande, desde o início do ano que a escassez de chuvas (durante o inverno), foi abaixo do previsto pelos serviços de meteorologia e o baixo volume de água na vazão dos rios, gerou uma grande redução da sustentabilidade dos recursos hídricos na zona rural, instalando infelizmente em uma grande estiagem.
Contudo o poder público municipal, através da Defesa Civil Municipal e Secretaria de Agricultura, tem travado um luta intensa no sentido de diminuir os efeitos negativos e dificultosos para as famílias residentes no meio rural. Dentre muitas, destacamos:
- A ampliação do Seguro Safra 2012 – amplia o acesso dos agricultores para 800 cotas dos beneficiários ao seguro safra; garantido já o número bem de cadastros de agricultores familiares para o beneficio garantia safra 2013.
- Carro Pipa – abastecimento de água potável a todos os moradores da zona rural e ainda a assinatura do termo de Cooperação para a OCP RN 2012 (Operação Carro Pipa do RN) com a Sejuc/RN e Cedec/RN, para a ampliação da capacidade de abastecimento.


*A seca ou estiagem é um fenômeno climático causado pela insuficiência de precipitação pluviométrica (chuva), numa determinada região por um período de tempo muito grande. Do ponto de vista meteorológico a seca é uma estiagem prolongada, caracterizada por provocar uma redução sustentada das reservas hídricas existentes. Existe uma pequena diferença entre seca e estiagem, pois estiagem é o fenômeno que ocorre num intervalo de tempo, já a seca é permanente.

Postado por: Comissão Pró selo Unicef 

Nenhum comentário:

Postar um comentário