domingo, setembro 04, 2011

Assistencia Social - monitoramento dos serviços!
Censo Suas iniciou nesta quinta-feira coleta de dados da assistência social em 2011
Neste ano, o levantamento terá sete questionários, dois a mais do que o processo de 2010. Gestores estaduais e municipais de assistência social, conselheiros da área e entidades privadas devem ficar atentos aos prazos para criação de senha e preenchimento dos dados. Uma das novidades será a inclusão dos Centros POP, que prestam atendimento à população em situação de rua.



O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) iniciou nesta quinta-feira (1º) a coleta de dados do Censo 2011 do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O levantamento permite aos gestores e técnicos, conselheiros e cidadãos conhecer melhor os avanços e desafios da institucionalização do sistema.
Neste ano, o Censo Suas terá dois questionários novos em relação ao levantamento de 2010. Um deles coletará informações sobre o funcionamento, recursos humanos e fontes de custeio das entidades socioassistenciais privadas que possuem inscrição nos conselhos municipais de assistência social. O outro avaliará os Centros de Referência Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centros POP).
“As entidades inscritas nos conselhos municipais são parceiras do Suas, por isso é importante que o sistema as conheça e reconheça seus trabalhos. É também saber que tipo de atendimento é oferecido nos Centros POP. O Censo Suas os tira da invisibilidade (entidades e Centros POP) e é importante instrumento de monitoramento para toda a rede socioassistencial”, explica a diretora da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do MDS, Simone Albuquerque.
Além desses questionários, permanecem os relativos aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), aos conselhos da área e à gestão municipal e estadual dos serviços.
Todos os municípios brasileiros devem responder ao Censo Suas, inclusive os que ainda não implantaram Cras, Creas ou Centros POP. Em 2010, mais de 4,7 mil municípios enviaram informações para o levantamento. “É necessário ficar atento aos prazos para preenchimento, pois o acesso aos questionários é impedido após o encerramento”, ressalta o diretor do Departamento da Gestão da Informação (Sagi) do MDS, Caio Nakashima.
Cronograma – No dia 1º de setembro, começou o preenchimento dos questionários sobre gestão municipal e conselhos de assistência social. Os responsáveis pelas informações serão os secretários municipais, conselheiros municipais e estaduais, que deverão acessar os questionários via internet e têm até 14 de outubro para enviar as informações. Os demais formulários do Censo Suas 2011 serão liberados para preenchimento conforme o cronograma abaixo.

QUESTIONÁRIOS:

GESTÃO MUNICIPAL
Secretarias municipais da área
1º de setembro
14 de outubro

CONSELHO
Conselhos estaduais e municipais
1º de setembro
14 de outubro

CRAS
Cras de todo o País
19 de setembro
28 de outubro

CREAS
Creas de todo o País
3 de outubro
11 de novembro

CENTRO POP
Centros POP de todo o País
17 de outubro
25 de novembro

GESTÃO ESTADUAL
Secretarias estaduais da área
17 de outubro
25 de novembro

REDE PRIVADA
Entidades socioassistenciais privadas inscritas nos conselhos municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário