quinta-feira, maio 10, 2012

Piscicultura: Prefeitura formaliza parceria com Sebrae/RN para construção de tanques escavados!

Prefeito Bibi de Nenca, realizou hoje reunião técnica e de gestão com Gestor do SEBRAE-RN, Renato Gouveia - responsável pela piscicultura e com o Consultor da área, Edgar Carvalho.

O objetivo da agenda técnica e administrativa partiu do interesse de Bibi em contar com os técnicos dos SEBRAE na elaboração de projetos de construção de tanques escavados em nosso município, respeitando aspectos e, condicionantes importantes que são necessários: O aproveitamento do terreno, o tipo de solo, a disponibilidade de água, o sistema de produção que o produtor melhor se identifica, entre outros.

Com a construção dos tanques  prefeitura garante maior assesoria e incentivo, beneficiando assim os pescadores que agora passarão a serem piscicultores, ou seja, criadores de peixe. Nosso município tem um grande potencial na área da piscicultura dando margem para que esse projeto venha aumentar a produção e a renda das famílias beneficiadas com o projeto.

Os parceiros como o SEBRAE entrarão com toda a assistência técnica para implantação e acompanhamento durante um ano, até que os pescadores possam assumir independentemente sua atividade.

A prefeitura formalizou a parceria na escavação dos tanques das primeiras 07 (sete) unidades que servirá com projeto piloto para as demais. A experiência e os resultados positivos alcançados no projeto subsidiarão a continuidade do projeto aumentando e levando a disseminação para outros setores do nosso município.

Hoje a comercialização do pescado é garantida através do PAA da CONAB, Compra Direta de Alimentos, entre outros que atendem e garantem a compra do produto com preço acima do valor ocasionado no município.

A Gestão Cuidando de você tem a certeza que é oportunizando a capacidade de gerar renda e sustentabilidade que o desenvolvimento acontece.

A disposição para a implementação dos tanques é competência e responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura. E ainda é responsável pelo acompanhamento de todo o processo de implantação e gestão do projeto.

Estiveram presentes a essa reunião juntamente com o Prefeito Bibi, o vereador Grimaldi Gondim que é também presidente da Colônia Z-53 de Campo Grande, a Secretária Municipal de Agricultura Liliana Almeida, Pescadores e, os alunos do Curso Técnico em pesca do IFPR - aos quais farão o acompanhamento ao observatório durante todo o processo – atividade que estará também contribuindo para sua prática profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário