Estados que já aderiram ao Mais Educação participam de oficina em Brasília
Encontro promovido pela MDS e MEC reúne representantes de nove unidades da Federação. Objetivo é fortalecer as ações para oferecer ensino em tempo integral, especialmente aos beneficiários do Bolsa Família
O município cearense de Itapipoca, com população de 114,6 mil, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deu um salto na educação com a oferta de ensino público em tempo integral. Até 2011, 25 escolas haviam aderido ao Programa Mais Educação, do Ministério da Educação. Este ano, o número passou para 55 escolas, abrangendo 8,5 mil alunos do ensino fundamental. A maior parte deles é beneficiária do Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), segundo a coordenadora do programa no município, Margarete Andrade.
Na quinta-feira (9), os dois ministérios começaram uma oficina, em Brasília, para fortalecer as ações intersetoriais entre o Mais Educação e o Bolsa Família. O objetivo é qualificar o acesso aos direitos sociais básicos nas atividades educacionais em tempo integral voltadas aos alunos de famílias beneficiárias do programa de transferência de renda do governo federal. Representantes do Ceará, de Alagoas, da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais, do Pará, da Paraíba, de Pernambuco e do Piauí participam do encontro, que terminou nesta sexta-feira (10). Esses nove estados têm a maioria das escolas que aderiu ao Mais Educação com maior número de alunos atendidos pelo Bolsa Família.
De acordo com o diretor de Condicionalidades do MDS, Daniel Ximenes, as crianças já acompanhadas pelas contrapartidas de educação do Bolsa Família agora têm a oportunidade de frequentar uma escola mais atraente e motivadora, o que reforça a perspectiva de terem educação de qualidade e de romperem o ciclo de pobreza entre gerações (de pais para filhos).
A diretora de Currículos e Educação Integral do MEC, Jaqueline Moll, destacou que o diálogo entre os governos é fundamental para incentivar a adesão dos estados e municípios ao ensino em tempo integral.
Atualmente, o Mais Educação está em 32.422 escolas, das quais 17.575 têm maioria de alunos do Bolsa Família.
No Ceará, cerca de 3 mil escolas de 184 municípios já aderiram ao Mais Educação, disse a coordenadora estadual do programa, Rejane Helvia. Ela informou que foram instalados comitês regionais para criar uma política de educação em tempo integral no estado.
O Mais Educação passou a dar prioridade à oferta de vagas em tempo integral aos beneficiários do Bolsa Família por intermédio de parceria entre o MDS e o MEC. Essa ação faz parte do Brasil Sem Miséria, plano de superação da extrema pobreza lançado no ano passado pela presidenta Dilma Rousseff.
Fonte:MDS
Nenhum comentário:
Postar um comentário