quarta-feira, agosto 01, 2012

Prefeitura de Campo Grande disponibiliza Wi-fi gratuito na Praça João do Vale



Thiago Gondim  - Fonte Site do PMCG RN.

Por meio de uma iniciativa pioneira em nossa região a Prefeitura Municipal de Campo Grande-RN (PMCG) está disponibilizando acesso gratuito à internet na Praça João do Vale, centro de nossa cidade, através do sistema Wi-fi.

O sistema de internet sem fio foi instalado ontem (18/07) pelo provedor de internet ALSOL e segundo o técnico Roserlange o internauta já pode se conectar a grande rede em qualquer local da praça, para isso basta apenas ligar o seu notebook, celular ou smartfone e navegar a vontade. Ainda segundo Roserlange a velocidade média do sinal é de 1mb.

Através dessa iniciativa pioneira em nossa região, a Prefeitura Municipal coloca a nossa cidade em um rol ainda reduzido de localidades que disponibilizam acesso livre a internet em locais públicos, e quem ganha com isso é a população e os nossos visitantes que agora podem usufruir dessa importante ferramenta (internet) de forma livre e gratuita.

SOBRE O SISTEMA Wi-Fi

Wi-Fi (pronúncia em português /waifai/) é uma marca registrada da Wi-Fi Alliance, que é utilizada por produtos certificados que pertencem à classe de dispositivos de rede local sem fios (WLAN) baseados no padrão IEEE 802.11. Por causa do relacionamento íntimo com seu padrão de mesmo nome, o termo Wi-Fi é usado frequentemente como sinônimo para a tecnologia IEEE 802.11. O nome, para muitos, sugere que se deriva de uma abreviação de Wireless Fidelity, ou Fidelidade sem fio, mas não passa de uma brincadeira com o termo Hi-Fi, designado a qualificar aparelhos de som com áudio mais confiável, que é usado desde a década de 1950.

O padrão Wi-Fi opera em faixas de frequências que não necessitam de licença para instalação e/ou operação. Este fato as torna atrativas. No entanto, para uso comercial no Brasil é necessária licença da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Para se ter acesso à internet através de rede Wi-Fi deve-se estar no raio de ação ou área de abrangência de um ponto de acesso (normalmente conhecido por hotspot) ou local público onde opere rede sem fios e usar dispositivo móvel, como computador portátil, Tablet PC ou PDA com capacidade de comunicação sem fio, deixando o usuário do Wi-Fi bem à vontade em usá-lo em lugares de “não acesso” à internet, como aeroportos.

Hoje, muitas operadoras de telefonia estão investindo pesado no Wi-Fi, para ganhos empresariais.

Hotspot Wi-Fi existe para estabelecer ponto de acesso para conexão à internet. O ponto de acesso transmite o sinal sem fios numa pequena distância, geralmente de até 100 metros, mas se a rede for do padrão IEEE 802.11n a distância pode chegar até 300 metros. Quando um periférico que permite “Wi-Fi”, como um Pocket PC, encontra um hotspot, o periférico pode na mesma hora conectar-se à rede sem fio. Muitos hotspots estão localizados em lugares que são acessíveis ao público, como aeroportos, cafés, hotéis e livrarias.

Muitas casas e escritórios também têm redes “Wi-Fi”. Enquanto alguns hotspots são gratuitos, a maioria das redes públicas é suportada por Provedores de Serviços de Internet (Internet Service Provider – ISPs) que cobram uma taxa dos usuários para se conectarem.

Atualmente, praticamente todos os computadores portáteis vêm de fábrica com dispositivos para rede sem fio no padrão Wi-Fi (802.11b, a, g ou n). O que antes era acessório está se tornando item obrigatório, principalmente devido ao fato da redução do custo de fabricação.



Fnte do texto sobre Wi-Fi: Wikipédia.

Fonte das imagens: site CG na Midia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário