quarta-feira, agosto 31, 2011

31 DE AGOSTO É DIA DO NUTRICIONISTA



Profissional busca a integração entre o ser humano e os alimentos

O Dia do Nutricionista é comemorado em 31 de agosto. Esta profissão foi criada no Brasil em abril de 1967 e regulamentada em setembro de 1991. Porém, o primeiro curso de nutrição em nosso país já era ministrado desde 1939 pela Universidade de São Paulo. A profissão busca a integração entre o ser humano e a alimentação, com o intuito de preservação da saúde. O nutricionista precisa conhecer a relação entre o alimento em sua natureza, as formas de produção e transformação para a alimentação humana, como também aspectos biológicos e sociais e sob quais condições históricas e culturais se dão essas relações.
Área de atuação: Alimentação coletiva (cozinhas), Nutrição Clínica, Saúde Coletiva, Docência, Indústria de Alimentos, Nutrição em Esportes, Marketing na área de Alimentação e Nutrição. Cabe ao nutricionista planejar, administrar e coordenar programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, spas e asilos, além de planejar, coordenar, supervisionar e avaliar estudos dietéticos, por exemplo.

Resumindo, o nutricionista atua na promoção da melhor qualidade de vida ou na recuperação, através do planejamento da alimentação. A nutricionista da Nutrihouse, fabricante da Vitao e Delakasa, Ellen Yonobi, mostra a importância deste profissional: “É atividade privativa do nutricionista a prescrição de dietas, seja a pacientes que estejam à procura de alimentação saudável ou com alguma enfermidade. Dar orientação individualizada e adequada conforme suas necessidades nutricionais, ou seja, cada indivíduo terá uma dieta específica. Adaptar a dieta conforme os hábitos e rotina diária de cada pessoa, ou seja, ela não consumirá produtos aos quais possuem aversão, mas também não ‘passarão fome’”.



07 DE SETEMBRO

Escolas discutem preparativos para o evento alusivo ao Dia 07 de Setembro
BLOG DA SEMEC:
Está chegando a Semana da Pátria, evento alusivo às comemorações do dia da Independência do Brasil, celebrado no dia 7 de setembro. A cidade de Campo Grande se prepara para um grande evento do Desfile Cívico, organizado pela Coordenação Municipal de Cultura, junto à Secretaria Municipal de Educação.
As primeiras discussões neste sentido foram articuladas nesta manhã de quinta-feira (25), num encontro que reuniu os representantes administrativos das escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino e o Coordenador Municipal de Cultura Oswaldo Eliedilson. O grupo de articulação agora, segue com a tarefa de divulgar as decisões preliminares, e ainda: mobilizar sua comunidade escolar no sentido de cativar a consciência de cada um para o dever de cidadão em participar desses eventos de forma comprometida.

terça-feira, agosto 30, 2011




Energia elétrica chega na Escola Municipal de Milagres
*BLOG DA SEMEC:

A chegada da energia elétrica se tornou uma realidade para a Escola Municipal de Milagres. Toda a comunidade escolar está radiante por viver esse momento inédito em sua história. E não é para menos. Até então, os professores não pudiam levar nenhuma novidade de ensino em àudio, ou em vídeo, os alunos que a escola abriga bebiam água natural, muitas vezes quente.
Agora, os alunos podem contar com o conforto de uma geladeira e também de um liquidificador, produtos básicos advindos do progresso.

segunda-feira, agosto 29, 2011

Castigo Corporal é crime!
A Frente Parlamentar Mista de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes agendou uma audiência pública sobre o PL 7672/2010 - educação sem uso castigos corporais. O evento poderá ser acompanhado ao vivo pelo portal www.edemocracia.gov.br. Será uma excelente oportunidade de mobilizar e sensibilizar o parlamento e a sociedade civil para esse importante tema. Enfrentar a prática dos castigos físicos no processo educativo e de cuidado é fundamental para garantir a integridade física e o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes, fortalecer os vínculos familiares e comunitários e disseminar uma educação não violenta, baseada no diálogo, compreensão e afeto. A audiência pública ocorrerá no dia 30 de agosto, às 9h, no Plenário 8, Anexo II da Câmara dos Deputados.

Mais informações sobre a campanha em http://www.naobataeduque.org.br/.


Fonte: Rede Não Bata Eduque
Combate ao Fumo
Hoje é dia de combate!


As ações de combate ao fumo serão otimizadas com a integração de todos os profissionais da saúde do Rio Grande do Norte em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. Esse ano o foco da campanha serão os jovens e adolescentes, que têm aumentado o índice de fumantes no Brasil.
Entre 2006 e 2010, o número de brasileiros fumantes caiu de 16,2% para 15,1%. O avanço mais significativo ocorreu entre os homens, que geralmente, fumam mais do que as mulheres: passou de 20,2% para 17,9%.
Já para as mulheres, o índice continua estável em 12,7% no período. Pessoas com menor escolaridade (zero a oito anos de estudo) fumam mais (18,6%), em relação às pessoas mais escolarizadas (12 anos ou mais de estudo), que fumam 10,2%.
No Rio Grande do Norte, as atividades de combate ao fumo serão feitas nas unidades de saúde, das 8h às 17h.
Este ano, o tema escolhido para comemorar a data foi "Os aditivos em cigarros", que são substâncias incluídas no seu processo de fabricação e embalagem, a fim de estimular o consumo. De acordo com pesquisas são oa aditivos que garantem aromas e sabores mentolados, de bebidas, perfumes, colônias e doce, além daqueles com propriedades estimulantes, como a taurina, o guaraná e a cafeína.
Evidências científicas mostram que os aditivos são usados pelos fabricantes para potencializar os efeitos farmacológicos da nicotina, tornar o sabor das marcas mais palatável para os jovens aspirantes a fumantes, bem como mascarar o sabor e o desconforto imediato da fumaça. Assim, facilitam a experimentação, propiciando a dependência e o consumo regular.
As ações serão feitas em parceria com o Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Câncer e as secretarias municipais de Saúde



Educação e Assistência Social





Prazo para registro da frequência escolar dos estudantes do Bolsa Família termina hoje



Crianças e adolescentes de até 15 anos precisam frequentar 85% das aulas e adolescentes de 16 e 17 anos 75% para manter o benefício

Metade dos alunos de 6 a 15 anos atendidos pelo Programa Bolsa Família teve a frequência escolar registrada no sistema do Ministério da Educação até 18 de agosto. As informações constam no relatório parcial sobre a presença às aulas no bimestre de junho e julho. Os técnicos municipais têm até 29 de agosto para registrar a frequência de 16,5 milhões de crianças e adolescentes entre seis e 17 anos.
No bimestre de abril e maio, 86% dos estudantes foram acompanhados, o que significa monitoramento de 14,4 milhões de crianças e adolescentes. O esforço para que os filhos dos beneficiários do Bolsa Família permaneçam na escola é uma estratégia que visa combater a pobreza das futuras gerações. Por isso, é fundamental que Governo Federal, estados e municípios atuem de forma integrada no acompanhamento da frequência escolar e na oferta de ensino à população pobre.
O descumprimento por cinco períodos leva ao cancelamento do benefício. O MDS cancelou 20 mil benefícios do Programa Bolsa Família, em julho, porque os estudantes não cumpriram a contrapartida educacional reiteradas vezes. Além da frequência à escola, os beneficiários precisam manter a agenda de saúde em dia. Neste caso, o acompanhamento é semestral e o prazo termina em 30 de dezembro.
Quanto maior a taxa de acompanhamento mais elevada será a taxa do indicador de educação e de saúde para cálculo do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M), recurso financeiro mensal repassado pelo MDS para apoiar as ações administrativas do Bolsa Família no município.


Em Campo Grande, o acompanhamento da condicionalidade da educação - do Bolsa Família é realizado pela secretaria munipal de educação com a participação das escolas locais, estando este no Projeto Presença sempre alcançando índíces superior a 96% de crianças e adolescentes frequentando e localizados no munícipio, mantendo o ótimo índice de aconpanhamento do estado do rio grande do norte.

domingo, agosto 28, 2011

Informação Social

Teleconferência tira dúvidas sobre contrapartidas do Bolsa Família


O MDS vai esclarecer, durante teleconferência transmitida ao vivo para todo o Brasil, entre 10h e 11h30 desta segunda-feira (29), dúvidas sobre o acompanhamento das condicionalidades do programa de transferência de renda do Governo Federal. Transmissão também será feita on-line, pelos portais da Presidência da República e da EBC e via Youtube
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realiza, às 10h desta segunda-feira (29), teleconferência sobre beneficiários não localizados do Programa Bolsa Família. O evento será transmitido ao vivo, para todo o Brasil, pela NBR, a TV do governo federal. O objetivo é esclarecer dúvidas e mobilizar os coordenadores estaduais e gestores municipais envolvidos no acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Família.
Participam da teleconferência, Tiago Falcão, secretário nacional de Renda e Cidadania, Daniel Ximenes e Marcos Maia, diretor e coordenador de Condicionalidades do Bolsa Família, respectivamente.
A teleconferência, que termina às 11h30, também será transmitida pela internet e o público poderá formular perguntas e participar por telefone e e-mail, que serão divulgados no início do programa.
A captação do sinal da NBR, conforme parâmetros indicados abaixo, poderá ser feita de várias formas:
1) Canal 146 da Sky TV e da NET TV a cabo por assinatura;
2) Nos sites da EBC (http://www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr/nbr-ao-vivo) e da Presidência da República (www.imprensa.planalto.gov.br).
3) No YouTube http://www.youtube.com/mdscomunicacao
4) link do stream: http://200.130.35.33:6500/nbr.wmv?data_proto=http&rota=200.130.15.55_7007&encoder=wme&format=wmv&resource=/nbr.wmv
5) link de acesso: http://www.radiobras.gov.br/estatico/tv_nbr.htm#

Ascom/MDS


Direito da Criança!
Crianças Portadoras do HIV Terão Tratamento Ampliado

*Instituto Racine


As crianças que vivem com aids no Brasil vão poder contar com novos tratamentos. O Ministério da Saúde incluiu no esquema terapêutico de crianças e adolescentes o primeiro antirretroviral (ARV) incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivamente para esses pacientes, o tipranavir. O medicamento entra como opção mais confortável de medicação de 3ª linha, ou seja, moderna e indicada para vírus resistentes - a 1ª linha é composta por medicamentos mais usuais e utilizados em tratamentos iniciais. O tipranavir é também o primeiro medicamento de resgate, que auxilia quando não há resposta ao tratamento ou falha na terapia, adotado no país que poderá ser utilizado por menores de 6 anos de idade.

“Além de ampliar a qualidade de vida dessa população e proporcionar melhor adesão ao tratamento contra a doença, a medida atualiza o consenso pediátrico atual”, destaca o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Dirceu Greco. Farão parte das recomendações outras duas formulações (fosamprenavir solução oral e darunavir pediátrico). Em combinação com o ritonavir solução oral, estes medicamentos são potencializados e inibem a replicação do HIV, ajudando a reduzir a infecção das células saudáveis do organismo.

Até então, o esquema de resgate terapêutico de 3ª linha era feito com ARV indicados para adultos e utilizados por crianças como medida excepcional. Os menores de 5 anos e de baixo peso só tinham a opção do inibidor de protease (lopinavir/ritonavir), utilizado quando ocorria falha terapêutica com os medicamentos prescritos no tratamento inicial. Com uma formulação mais moderna, cada dose do fosamprenavir, por exemplo, representa ¼ do volume da dose do amprenavir, que será substituído.

Atualmente existem no Brasil 4.006 menores de 13 anos em tratamento, sendo que 186 deles estão utilizando medicamentos de 3ª linha. Médicos e farmacêuticos de Unidade de Dispensação de Medicamentos (UDM) dos serviços de saúde especializados em HIV/aids receberam nota técnica sobre os novos ARV. O documento traz informações de prazos de armazenamento e realização de testes de genotipagem para verificar a resistência do HIV e indicações de uso desses medicamentos no Brasil, para que o médico prescreva a melhor combinação de antirretrovirais para o paciente.
No texto, os médicos também são alertados a repassar aos pais e cuidadores de crianças com aids informações sobre como administrar as doses dos remédios. O frasco do ritonavir pode durar de três a seis meses e o curto período de validade (6 meses) se dá em decorrência da própria formulação do medicamento. Por esta razão, os usuários são orientados a retornar com o frasco do medicamento a cada consulta e retirada do ritonavir na UDM, para melhor controle do produto. A precaução é para evitar que a criança tome medicamento vencido.


sábado, agosto 27, 2011

Livro Didático:

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) encerrou a negociação da compra de 162,4 milhões de livros que serão distribuídas às escolas da rede pública no ano que vem. O custo total da aquisição foi R$ 1,1 bilhão – a maior compra de livros já feita pelo órgão, que é uma autarquia do Ministério da Educação (MEC). As redes de ensino começam a receber as obras em outubro. A entrega vai até fevereiro de 2012.



Para o próximo ano, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) adquiriu livros para todas as disciplinas do ensino médio, além de 70 milhões de exemplares de reposição para o ensino fundamental. É o primeiro ano em que os alunos do ensino médio vão receber livros de espanhol, inglês, filosofia e sociologia. Cada obra deve ser usada durante três anos consecutivos. Ao todo, foram adquiridos 2.108 títulos diferentes.

sexta-feira, agosto 26, 2011

JOVENS DO CURSO TÉCNICO DO IFPR


Os jovens do curso técnico em Pesca e Aqüicultura do IFPR Paraná que tem Pólo em Campo Grande, RN recebem hoje sua primeira bolsa, quantia essa que vai contribui e muito para o seu curso, são 80 alunos distribuídos nos cursos que daqui um ano serão técnicos em sua áreas á procura do mercado de trabalho, a metodologia é trabalhada a distância, mas com auxilio e orientação de tutores presenciais que contribuem no curso para o desenvolvimento das atividades e práticas profissionais.

O Município prima pela educação e apóia esses jovens filhos de pescadores e aqüiculturas que hoje tem a chance de fazer um curso técnico dentro de sua própria cidade, com facilidades e a certeza de que estão garantindo melhorias para o seu futuro.
Café Mundial - ENCONTRO ESTADUAL UNICEF

Ontem em Natal capital do estado aconteceu o encontro estadual com municípios que se inscreveram no selo UNICEF edição 2009-2012, o encontro foi marcado por vários momentos como; apresentações maravilhosas do grupo de vocal da UEFRN Acorde,com apresentações de músicas que enalteceu o evento,também estiveram presentes vários prefeitos e os seus secretários de Educação,Ação social e Saúde e articuladores do selo em seus municípios.
Houve as falas da equipe do selo explicando sobre as etapas e ações que temos que realizar e atingir as metas favoráveis para que tornemos o nosso município reconhecedor desse mérito,deixou claro a responsabilidade de cada secretaria em atualizar seus dados dentro dos parâmetros da linha de base ao qual estamos inserida e em seguida fomos realizar os trabalhos em grupos com uma dinâmica bem inovadora onde pudemos trocar idéias com os demais municípios presentes sobre as ações já existentes e levantar propostas para inovar também outras possíveis de se implantar para que possamos realmente garantir o direito da criança e do adolescente.
O nosso prefeito ficou muito feliz em participar do evento juntamente com a sua equipe e saiu com a certeza de cobrar mais e efetivar todos os direitos para melhorar a qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes.

Enem mudará critério de divulgação das notas


A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman, anunciou ontem (18) que o critério para divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai mudar, a partir de 2012, dando destaque às notas dos alunos e não mais às instituições de ensino. Para evitar que sejam feitos os rankings que invariavelmente são utilizados como propaganda, principalmente de instituições privadas, as notas serão divulgadas conforme o número de alunos inscritos. “O Enem deve medir o esforço que cada um fez no desenvolvimento do aluno e da escola. Não é para comparar a nota com a de outras escolas, mas que sirva para que cada instituição veja onde pode melhorar. Não tem o menor sentido fazer propaganda do tipo curso preparatório para o Enem”, disse Malvina.
Direito da Criança!

Projeto amplia licença à mãe de prematuro

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal aprovou, no dia 17, o projeto de lei que estende o salário-maternidade das seguradas da Previdência Social, que tiverem filhos prematuros extremos, pelo período necessário para fazer o acompanhamento hospitalar do recém-nascido. A medida também beneficia as trabalhadoras domésticas. O projeto foi aprovado em caráter terminativo e agora a proposta pode ser submetida aos deputados, sem ser votada pelos senadores no plenário, se não houver recursos contrários.


O relator Paulo Paim (PT-RS) afirma que os eventuais custos da concessão desse benefício são ínfimos em relação aos resultados positivos em termos de saúde e educação. "Uma criança nascida prematuramente, com grau extremado de exigência de cuidados, pode representar uma carga estressante para a mãe", diz.


quinta-feira, agosto 25, 2011


Café Mundial

Encontro Estadual “Meu Município me faz Crescer

O UNICEF e a Casa Renascer comunicam que nos dias 25 e 26 de agosto de 2011 será realizado o Encontro
Estadual do Selo UNICEF “Meu Município me faz Crescer”, com 05 (cinco) participantes de cada município:
Prefeito(a), Articulador(a) Municipal do Selo UNICEF, Secretário(a) Municipal de Saúde, Secretário(a) Municipal de Educação e Secretário(a) Municipal da Assistência Social.

O propósito do encontro é discutir estratégias para o alcance dos objetivos do Selo UNICEF tendo como base os desafios do Plano Municipal de Ação, a partir da metodologia CAFÉ MUNDIAL.
Local: VERSAILLES CIDADE JARDIM - R. Cel. Milton Freire, 2919
(Próximo ao Supermercado NE Cidade Jardim)
Hora: 8h às 14h Telefone: (84) 3217-6122

Municípios participantes:

Dia 25 de Agosto
Acari
Almino Afonso
Alto do Rodrigues
Antônio Martins
Apodi
Areia Branca
Assú
Baraúna
Caiçara do Norte
Campo Grande
Caraúbas
Carnaúba dos Dantas
Carnaubais
Ceará-Mirim
Cruzeta
Currais Novos
Doutor Severiano
Encanto
Equador
Extremoz
Felipe Guerra
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Galinhos
Governador Dix-Sept Rosado
Grossos
Guamaré
Ipanguaçú
Itajá
Itaú
Janduís
Jardim do Seridó
João Dias
Jucurutú
Lucrécia
Luiz Gomes
Macaíba
Macau
Major Sales
Martins
Messias Targino
Mossoró
Natal
Nísia Floresta
Olho D’água Dos Borges
Paraná
Parelhas
Parnamirim
Patú
Pau dos Ferros
Pendências
Pilões
Portalegre
Porto do Mangue
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Rodolfo Fernandes
Santana do Seridó
São Bento do Norte
São Gonçalo do Amarante
São Jose do Seridó
São Miguel
São Rafael
Serra do Mel
Severiano Melo
Tente Ananias
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Venha Ver
Viçosa

Dia 26 de Agosto
Afonso Bezerra
Angicos
Arês
Baía Formosa
Barcelona
Boa Saúde
Bodó
Bom Jesus
Brejinho
Caiçara do Rio Dos Ventos
Campo Redondo
Canguaretama
Cerro Corá
Coronel Ezequiel
Florânia
Goianinha
Ielmo Marinho
Ipueira
Jaçanã
Jandaíra
Japi
João Câmara
Jundiá
Lagoa D’anta
Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos
Lagoa Nova
Lagoa Salgada
Lajes
Lajes Pintadas
Maxaranguape
Montanhas
Monte Alegre
Monte das Gameleiras
Nova Cruz
Parazinho
Passa e Fica
Passagem
Pedra Grande
Pedra Preta
Pedro Avelino
Poço Branco
Pureza
Rio do Fogo
Ruy Barbosa
Santa Cruz
Santana do Matos
Santo Antônio
São Bento do Trairí
São João do Sabugi
São Jose do Campestre
São José do Mipibú
São Miguel do Gostoso
São Paulo do Potengi
São Tome
São Vicente
Senador Elói de Souza
Senador Georgino Avelino
Serra Caiada
Serra de São Bento
Serra Negra do Norte
Serrinha
Sítio Novo
Taipú
Tangará
Tenente Laurentino Cruz
Tibau do Sul
Timbaúba Dos Batistas
Touros
Várzea
Veracruz






quarta-feira, agosto 24, 2011

Conheça o Plano Brasil Sem Miséria
Qual o objetivo do Plano Brasil Sem Miséria?



O objetivo do Plano Brasil Sem Miséria é elevar a renda e as condições de bem-estar da população. As famílias extremamente pobres que ainda não são atendidas serão localizadas e incluídas de forma integrada nos mais diversos programas de acordo com as suas necessidades.
A quem o Plano Brasil Sem Miséria é direcionado?O Plano Brasil Sem Miséria é direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda familiar é de até R$ 70 por pessoa. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão nesta situação 16,2 milhões de brasileiros.

Quais as ações envolvidas no Plano Brasil Sem Miséria?


O Plano Brasil Sem Miséria agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva. Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, o Governo Federal quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pelo forte crescimento econômico brasileiro.

A expansão e a qualidade dos serviços públicos ofertados às pessoas em situação de extrema pobreza norteiam o Brasil Sem Miséria. Para isso, o plano prevê o aumento e o aprimoramento dos serviços ofertados aliados à sensibilização, mobilização, para a geração de ocupação e renda e a melhoria da qualidade de vida. As ações incluirão os seguintes pontos:

◦Documentação;
◦Energia elétrica;
◦Combate ao trabalho infantil;
◦Segurança Alimentar e Nutricional: Cozinhas comunitárias e bancos de alimentos;
◦Apoio à população em situação de rua, para que saiam desta condição;
◦Educação infantil;
◦Saúde da Família;
◦Rede Cegonha;
◦Distribuição de medicamentos para hipertensos e diabéticos;
◦Tratamento dentário;
◦Exames de vista e óculos;
Assistência social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).
Quais serão os pontos de atendimento do programas englobados pelo Plano Brasil Sem Miséria?Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) serão os pontos de atendimento dos programas englobados pelo Brasil Sem Miséria. As sete mil unidades existentes no País funcionam em quase todos os municípios e outros pontos serão criados.



terça-feira, agosto 23, 2011



Controle Social - Assistência Social e Bolsa Família



Portal do MDS disponibiliza vídeos para conselheiros do Bolsa Família

Representantes poderão acessar a série de capacitações que trata de eixos centrais do programa e da relevância do exercício do controle social

Com o objetivo de apoiar a atuação dos conselheiros das instâncias de controle social do Bolsa Família (ICS), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) está lançando a série de capacitações com 12 videoaulas voltadas àqueles que acompanham o Cadastro Único e o programa de transferência de renda.

A ICS possui importante papel na implantação do programa, estabelecendo parceria com o poder público na busca de soluções criativas e negociadas para a melhoria das condições de vida de milhões de pessoas. Por isso, é importante que os conselheiros compreendam e exerçam efetivamente seu papel e que reconheçam sua relevância.

Com layout didático e ilustrativo, cada capítulo da série apresenta um pouco da realidade dessas Instâncias, destacando a importância da participação social nas políticas públicas. O público-alvo é formado por todos que atuam no Bolsa Família. Os vídeos podem ser exibidos em encontros, reuniões e atividades com beneficiários nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), escolas e outros espaços.

A série está disponível nas páginas de Controle Social e Capacitação, pelo canal no YouTube.

Fernanda Lattarulo
Ascom/MDS

segunda-feira, agosto 22, 2011

Kits serão utilizados por alunos da Escola Municipal de Campanha


Escola Municipal de Campanha recebeu na semana passada kits pedagógicos do Programa Escola Ativa. Das oito escolas da zona rural que aderiram ao Programa em 2009, apenas esta unidade do campo não tinha ainda recebido o material.



Segundo a professora multiplicadora do Programa Ceiça Holanda, este material contribuirá para o enriquecimento do acervo pedagógico desta escola e complemento do trabalho pedagógico já realizado.
Ceiça Holanda disse ainda que o programa Escola Ativa é uma proposta metodológica específica para as escolas do campo, oferecendo material didático diferenciado e formação continuada aos professores que atuam nestas escolas, além de coleções de literatura, kits e livros didático-pedagógicos.

Cada kit pedagógico recebido pelas escolas é composto por:
1 ábaco vertical aberto
1 material pedagógico dourado
1 tangran
1 jogo de números com pinos emborrachados
1 jogo alfa- numérico
1 escala Cuisenaire
1 jogo pedagógico bloco lógico
1 jogo de xadrez
1 globo terrestre
1 bússula
1 esqueleto humano
1 kit com régua, esquadro, compasso e transferidor
2 alfabetos móveis script
2 alfabetos móveis cursivo
1 jogo de memória de sílabas
A Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/RN , junto ao Programa Escola Ativa se propõem a valorizar o profissional da educação escolar por meio da busca de condições adequadas de formação em caráter inicial e continuada, acompanhamento pedagógico e de transformação e valorização do homem do campo.



Extraído do blog:/educacaocg.blogspot.com

Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres



Água para Todos vai monitorar a qualidade da água das cisternas
Comitê gestor, formado por vários ministérios, como o MDS, teve sua primeira reunião nesta quinta, quando discutiu também planejamento e gestão do programa

O comitê gestor do programa Águas para Todos, uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria, foi instalado nesta quinta-feira-feira (18), em Brasília, e na primeira reunião discutiu o monitoramento da qualidade da água das cisternas, o sistema de gerenciamento e o planejamento para sua execução. O programa pretende atingir 750 mil famílias de baixa renda da zona rural do Semiárido, abrangendo nove estados do Nordeste e um do Sudeste (norte de Minas Gerais). As famílias a serem beneficiadas são as inscritas no Cadastro Único do Governo Federal.

O monitoramento da qualidade da água será feito pelo Ministério da Saúde. O objetivo será promover a higiene e o uso sustentável da água em qualidade e quantidade, a disseminação das informações para instituições parceiras do programa e para a sociedade, visando à redução de doenças transmitidas pela água. Para isso, serão feitas análise constante da água, capacitação dos técnicos municipais e estaduais de saúde e distribuição de material informativo para as famílias.

O programa Água para Todos foi lançado pela presidenta Dilma Rousseff e pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, em julho, com o objetivo de garantir amplo acesso à água, seja para consumo próprio ou para produção de alimentos e criação de animais destinados à segurança alimentar e nutricional.

A meta é até 2012 implantar 750 mil cisternas para o consumo humano, garantindo acesso à água limpa para a população ainda excluída dessa necessidade básica. Com relação às cisternas de produção, as metas são de 3 mil barragens de acumulação de água pluvial, 150 mil cisternas de produção e 20 mil pequenos sistemas de irrigação. Os novos mecanismos permitirão a ampliação da capacidade produtiva dos pequenos agricultores, garantindo o desenvolvimento regional com sustentabilidade, uma vez que poderão comercializar o excedente produzido.

O comitê gestor do programa é formado pelo MDS, pelos ministérios da Integração Nacional, responsável pela coordenação, das Cidades e do Meio Ambiente e pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Ascom/MDS

sexta-feira, agosto 19, 2011

Alimentação: Um direito de todos!


Distribuição de Complemetação Alimentar e Peixe

Assentamento Ronaldo Valência é também contemplado com o Programa Complementação Alimentar oriundo de recursos públicos da Gestão Cuidando de Você, dá gosto de ver o empenho e a satisfação do Gestor Municipal em sair em uma de suas tardes depois de uma agenda corrida e deslocar-se até uma zona Rural distante do município juntamente com a secretária de ação social, e coordenadora de geração de renda e articuladora do selo unicef municipal, para juntos fazerem a entrega de uma complementação alimentar que é muito bem vinda aqueles que precisam e necessitam de se alimentar bem.


No Assentamento moram 40 familias que sobrevivem da agricultura familiar ,atividades como essa de distribuição de alimentos provam e comprovam que a honestidade e a vontade de ver a dignidade de um povo em ter qualidade de vida para criar seus filhos bem alimentados e nutridos fazem com que tenhamos a certeza de que podemos e quando queremos fazer tudo fica mais fácil.


Depoimentos como o da senhora Eliane que diz: jamais vimos isso acontecer chegar um prefeito até a nossas casas trazendo alimentos e se preocupando conosco.

Parabéns dessa articuladora do Unicef Municipal á todos que comugam de verdadeiras ações em prol dos mais carentes das nossas crianças e jovens, são eles que mudarão o rumo da nossa estória.

quinta-feira, agosto 18, 2011

Educação!

Secretário de Educação mobiliza equipe técnica da SEMEC para a condução dos estudos do PAR

Dia 16 de agosto as supervisoras técnicas da SEMEC estiveram reunidas pela segunda vez em um estudo voltado para a atualização da nova versão do PAR (Plano de Ações Articuladas), que representa uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira comandada pelo MEC, visando avaliar a qualidade do ensino, nas esferas municipal, estadual e nacional.

Os estudos iniciais aconteceram na quinta-feira(11), tendo à frente da condução dos trabalhos a assessora técnica pedagógica da Secretaria Dalva Vieira. A equipe da SEMEC, que representa também o comitê local do PAR, concentram-se neste primeiro momento em estudos voltados para revisar o diagnóstico educacional do município, com ênfase na importância do planejamento na construção da qualidade do ensino. A partir do diagnóstico é que será desenvolvido um conjunto coerente de ações, o que resultará no Plano de Ações Articuladas (PAR) do nosso município.

quarta-feira, agosto 17, 2011


InterTV Cabugi gravará reportagem sobre Campo Grande nesta quinta- feira
Equipe da InterTV Cabugi, emissora de TV afiliada a rede Globo em nosso Estado, agendou visita ao nosso município para esta quinta-feira, e no dia 11 de agosto realizaram gestão de gravações.

A reportagem vai percorreu os principais pontos turísticos de Campo Grande com a pretensão dee contar um pouco da história, das tradições e dos costumes da cidade.

O Projeto – A série de reportagens ‘Minha Cidade’ é um projeto do RNTV primeira edição que está envolvendo todos os profissionais do telejornalismo da Intertv Cabugi. Começando pela produção, onde o trabalho é de pesquisa jornalística. Seja pela internet ou por telefone. O mapa do RN tá sempre ali pertinho. A coleta de informações é fundamental para o trabalho.

O desafio? Gravar em todas as regiões potiguares. Vamos passar por todo o litoral, pela região agreste, pela região central e pela região oeste. Tudo registrado, hora de retornar a redação. São nas ilhas de edição que as matérias especiais ganham formas e ficam prontinhas pra você! Todas as 167 cidades do Rio Grande do Norte serão visitadas ao longo deste ano de 2011. A cada semana, você vai conhecer três municípios potiguares. As reportagens especiais serão exibidas sempre na segunda, quarta e sexta-feira no RNTV primeira edição.

Como vivem os mais de três milhões de habitantes do nosso estado? O que marca a economia? A educação, a cultura, e também as curiosidades de cada lugar!

É isso aí, são as terras potiguares em destaque no RNTV 1ª Edição. Então não perca!

As gravações em nossa cidade irão aconteceram na quinta-feira (11) e provavelmente serão exibidas na edição da sexta-feira!

A matéria faz parte do Projeto “Minha Cidade”, que está visitando os 167 municípios do RN.

terça-feira, agosto 16, 2011



Atletismo!


Escola Joaquim Leal Pimenta inscreve-se em duas modalidades na etapa regional dos JERN’S – Assu/RN

Pelo segundo ano consecutivo a Escola Municipal Joaquim Leal Pimenta segue representada nas competições da etapa dos Jogos Estudantis do Rio Grande do Norte – JERN’S, coordenada pela 11ª DIRED de Assu/RN. O Joaquim Leal inscreveu seus alunos em duas modalidades: Futsal Juvenil Masculino e Atletismo, estreando na quinta-feira (11) no futsal Juvenil, sob a orientação dos professores: Maria Helena, professora de Educação Física desta unidade escolar e Alzay Fernandes Pimenta, Coordenador do Programa AABB Comunidade. A equipe escolar, apesar de ter perdido o primeiro jogo, seguirá na disputa, voltando a competir na próxima terça-feira (16). Quanto à participação na modalidade Atletismo, os dias de disputa ainda estão para serem marcados pelos organizadores, quando esperam vagar mais o fluxo geral das competições.

A Programação de competições da etapa de Assu dos Jogos Estudantis do Rio Grande do Norte – JERN’S – prosseguirá até o dia 23 de agosto. Os primeiros colocados nos esportes coletivos e os primeiros e segundos nos esportes individuais estarão classificados para a etapa final dos JERNS, agendada para o período de 21 a 31 de outubro, na capital do Estado.

Desejamos aos nossos alunos/atletas BOA SORTE nesta etapa regional 2011!

Fonte: SEMEC de Campo Grande-RN.

segunda-feira, agosto 15, 2011



Tema da próxima segunda-feira (15) esclarece gestores e municípios sobre revisão cadastral e auditorias do Bolsa Família. O público do evento, que será transmitido ao vivo pela NBR e também pela internet, poderá formular perguntas e participar do programa por telefone e correio eletrônico
Cadastro Único tem cerca de 20 milhões de famílias inscritasBrasília, 11 - O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realiza nesta segunda-feira (15), das 10h às 11h30, teleconferência sobre revisão cadastral e auditorias do Programa Bolsa Família.
O evento será transmitido ao vivo pela NBR, a TV do governo federal. O objetivo é esclarecer gestores e municípios sobre ações de qualificação do Cadastro Único, incluindo a revisão cadastral, entre outros temas.
Participam da teleconferência, Tiago Falcão, secretário nacional de Renda de Cidadania, Letícia Bartholo, diretora do Cadastro Único, Walter Emura, diretor de Benefícios do Bolsa Família e Roberto Pojo, coordenador geral de Revisão de Benefícios.
A transmissão ocorrerá também pela internet. O público poderá formular perguntas e participar por telefone e correio eletrônico, que serão divulgados no início do programa.

A captação do sinal da NBR poderá ser feita de várias formas:

1) pelo canal 146 da Sky TV e canais da NET (TV a cabo por assinatura);

2) ao vivo pela internet, nos portais da EBC (http://www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr/nbr-ao-vivo) e da Presidência da República (www.imprensa.planalto.gov.br);

3) Pelo Twitter (www.twitter.com/tvnbr) e YouTube (www.youtube.com/TVNBR);

4) link do stream http://200.130.35.33:6500/nbr.wmv?data_proto=http&rota=200.130.15.55_7007&encoder=wme&format=wmv&resource=/nbr.wmv;

5) link de acesso
http://www.radiobras.gov.br/estatico/tv_nbr.htm#.

Mais informações
Ascom/MDS
(61) 3433-1021

domingo, agosto 14, 2011

Dia dos Pais





Dia 12 - a tarde - houve a festa em comemoração ao dia dos Pais da Escola Municipal do Bom Jesus, nunca nesse município ou em algum outro já se havia comemorado essa data tão importante, mas a equipe da escola se reuniu no elicio do ano letivo e decidiu fazer uma tarde diferente com brincadeiras reflexões, apresentações e muita distribuição de brindes arre cardados pelos próprios funcionários,alguns membros do comércio local e Prefeitura Municipal que deu todo apoio para que o evento acontecesse, estiveram presentes os Secretários de Obras Educação, Chefe de Gabinete e Coordenadora de Geração e Renda.
E a mensagem que fica é a certeza de que toda semente que se plantam com amor e carinho os frutos são repletos e recaídos de supresas boas como foi essa festa, animada, participativa e com certeza os próximos anos aumentará o público ficando registrada no calendário escolar para que cada pai tenha a certeza de sua importância.

quinta-feira, agosto 11, 2011




II Conferência Municipal de Assistência Social

Dia: 12 de agosto de 2011
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação

Tema: “Consolidar o SUAS e Valorizar Seus Trabalhadores”

PROGRAMAÇÃO

Dia: 12/08/2011 – Sexta-feira

07h20minh00min – Credenciamento

*Acolhida: Apresentação Cultural

08h00min – Abertura

08h 40min – Leitura e Aprovação do Regimento Interno da III Conferência Municipal da Assistência Social.

09h00min – Conferência Magna: “Avanços na Consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, com a valorização dos trabalhadores e a qualificação na gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios”.

Conferencista: Lanusa Cristine Fabrício de Queiroz – Assistente Social – Assessora Técnica Grupo “Mulheres em Ação” e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Mossoró/RN
Coordenadora da Mesa: Irene Galdino – Assistente Social e Secretária de Assistência Social

10h00min – Conferência “Assistência em Campo Grande: Avanços e dificuldades
Conferencista: Irene Galdino
Coordenador mesa: Aida Paula Régis

10h30min h00min – Lanche

11h00min – Trabalhos em grupo


11h40min - Resultados e Deliberação dos Trabalhos em Grupo

12h20min – Escolha dos/as Delegados/as para a Conferência Estadual de Assistência Social

13h00min – Encerramento.


terça-feira, agosto 09, 2011

PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE

O Plano Municipal para o exercício 2011 e 2014 está em apreciação pelo Conselho Municipal de Saúde.O plano traça as diretrizes e estratégias de trabalho para os proxímos quatro anos na aréa de saúde.

O Conselho Municípal de Saúde é um orgão que compete aprovar todos os projetos, sua atuação é muito importante os conselheiros que são membros de várias instituições e ongs do município. O mesmo se reune mensalmente ou sempre que houver necessidade.


No mês de julho a Secretaria de Saúde foi contemplada com 02 computadores novos, mérito pelo trabalho realizado pelo Conselho e Secretaria de Saúde.



Conselho Municipal de Saúde ?
Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos permanentes e deliberativos com representantes do Governo, dos prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros

CASA DE CULTURA AMBIENTE EDUCACIONAL


CASA DE CULTURA AMBIENTE EDUCACIONAL

Por gosto se vê a Casa de Cultura de nossa cidade o nível de organização e de projetos voltado à criança a ao jovem é sem limites, temos aulas de Inglês, aulas de artesanatos, flauta doce, violão, inclusão digital, biblioteca com um acervo de livro invejável, auditório para eventos e apresentações e agora instalada recentemente uma brinquedoteca com vários brinquedos filmes infantis e mesinhas para que as crianças possam se sentir a vontade brincar e se divertir.

segunda-feira, agosto 08, 2011

Martim foi o craque da Copa Evangélica de Umarizal

Esporte e Bíblia
* Caramurú

Depois de uma brilhante campanha durante toda a copa evangélica de Umarizal, o time do Esporte e Bíblia recebeu o mesmo placar que tinha vencido Caraúbas na prmeira fase e entregou o título por um resultado de 6 a 3.
A equipe terminou num ótimo 2o. lugar com sentimento que podia ter vencido. Segundo Jorge Ricardo o principal adversário foi o nervosismo dos garotos. "Não repetimos o mesmo desempenho dos outros jogos", avaliou. O time conquistou a torcida e alguns jogadores foram chamados para peneirões em times profissionais.
Merecem destaques os jogadores Felipe (artilheiro da copa) e Martin que exibiu um grande futebol e foi o craque da copa. Parabéns também são merecidos para a Igreja Presbiteriana do Brasil que integrou esporte, juventude e religião. Em Campo Grande referenciamos o Pr. Agnaldo Gondim e o coordenador do Projeto Esporte e Bíblia, o companheiro Jorge Ricardo.

domingo, agosto 07, 2011



Teleconferência sobre Brasil Sem Miséria será nesta segunda-feira

No dia 8 de agosto, a NBR transmitirá ao vivo pela TV e internet a reunião equipes dos governos municipais, estaduais e federal. Mobilização nacional visa explicar as linhas de ação do plano de superação da extrema pobreza lançado pela presidenta Dilma Rousseff em junho e o papel de cada ator social

O Governo Federal realiza nesta segunda-feira, 8 de agosto, às 14h, a teleconferência de mobilização do Brasil Sem Miséria. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, vai explicar as ações do plano, que tem como meta elevar a renda e as condições de bem-estar dos 16,2 milhões de brasileiros que vivem na extrema pobreza. O objetivo é compartilhar informações, esclarecer dúvidas e acolher sugestões de estados e municípios.

O evento terá a participação de representantes dos ministérios da Saúde, Educação, Desenvolvimento Agrário e Integração Nacional. O programa será exibido, ao vivo, para todo o Brasil pela TV NBR, do Governo Federal, e pela internet. O telespectador poderá participar, apenas durante a transmissão do evento, nos seguintes canais de comunicação:

Telefone: (61) 3411-2333 (número disponível para uso apenas durante a teleconferência)

E-mail: contato@brasilsemmiseria.gov.br
Twitter: @BrasilSeMiseria
Facebook: facebook.com/brasilsemmiseria

Como acessar a NBR:
A captação do sinal da NBR, conforme parâmetros indicados abaixo, poderá ser feita de várias formas:

1) Assistir por meio do no canal 146 da Sky TV e dos canais da NET, TV a cabo por assinatura.

2) Nos sites da EBC (http://www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr/nbr-ao-vivo), da Presidência da República (www.imprensa.planalto.gov.br) e do Brasil Sem Miséria (www.brasilsemmiseria.gov.br) é possível assistir ao vivo pela internet.

3) No twitter (www.twitter.com/tvnbr) e no YouTube (www.youtube.com/TVNBR).

4) link do stream: http://200.130.35.33:6500/nbr.wmv?data_proto=http&rota=200.130.15.55_7007&encoder=wme&format=wmv&resource=/nbr.wmv

5) link de acesso: http://www.radiobras.gov.br/estatico/tv_nbr.htm#

6) Recepção digital de satélite por antena parabólica
Satélite: Star One C2
Posição Orbital do Satélite: 70°W
Polarização: Horizontal
Frequência: 3632
Padrão: DVB-S
Symbol Rate: 4.6875
FEC 3/4
PID de vídeo: 0308
PID de audio: 0256
PID de PCR: 8190

7) Recepção analógica de satélite por antena parabólica
Satélite: Star One C2
Posição Orbital do Satélite: 70°
Freq.: 4030
Banda L: 1120

sábado, agosto 06, 2011



Campo Grande será destaque na televisão SBT


Hoje dia 06 de agosto, Campo Grande estará a partir das nove horas da manhã, em destaque televisivo nacional.

O SBT, estará mostrando para todo país a nossa cidade.

Estará conectando nosso município com todos os outros, e assim divulgando todas as nossas potencialidades, diversidades, valores, hábitos, costumes e as principais ações da administração Bibi de Nenca.

A equipe do SBT, esteve em Campo Grande, na última semana de julho, período das festividades de Santana, e durante vários dias, conviveu e apreendeu nossa rotina, sistematizando todas as informações como forma de documentar e divulgar nossa cultura.

É importante que possamos todos acompanhar um pouco de nossa história e de nossas ações para avaliar o nível de desenvolvimento social de Campo Grande!


quarta-feira, agosto 03, 2011

CONCLUÍDAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO



Foram concluídas duas campanhas de prevenção: a Campanha de Paralisia Infantil e a Campanha de Doença de Chagas, essas campanhas atingiram cerca de 90% de cobertura entre crianças e adultos.
A identificação e o controle sobre a doença de Chagas é um trabalho bastante importante, pois são realizadas através de muita divulgação em rádios panfletos, sem deixar de falar no trabalho dos Agentes de Saúde, que saem de casa em casa fazendo o primeiro diagnóstico, identificando os casos e encaminhando para a Unidade de Saúde, onde os mesmos são orientados a realizarem os exames e conseqüentemente o tratamento.
Já a paralisia infantil em nosso município está erradicada não temos identificado nenhum caso, e a prevenção é ainda o melhor remédio.

terça-feira, agosto 02, 2011

SÃO MUITAS AS AÇÕES

Infra estrutura de qualidade de vida!


Durante os festejos de nossa PADROEIRA SANTANA, foram inauguradas algumas obras de Infraestruturas no município tais como: A academia ao ar livre, localizada em uma praça no centro da cidade beneficiando jovens adolescentes e idosos coma boa prática de exercícios fisicos; A praça de eventos localizada em local bastante harmonioso que propiciará as crianças e jovens mais um local de lazee, a quadra de esporte no conjunto Padre Pedro Neefs, proporcionando a todos os jovens e adultos. daquele bairro distante do centro, a prática do esporte tão desejado. Salas de vídeo e inclusão digital nas escolas municipais e biblioteca climatizada deixando o local aconchegante e acolhedor.





Também foram revitalizadas as salas de Vacinação,curativos e enfermarias da Unidade de Saúde local, tornando-se uma das unidades mais limpas e organizadas das cidades vizinhas .Em breve estarão sendo concluídas a praça da criança e do músico, dando cada vez mais atenção ao espaço adequado para nossas crianças e jovens estarem na hora do lazer e da diversão.