Escola Joaquim Leal Pimenta entra no clima da Olimpíada de Língua Portuguesa, realizando trabalho contínuo em sala
Thiago Gondim julho
Desde em que foi declarada aberta, neste ano de 2012, a 3ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – “Escrevendo o Futuro”, professoras da Língua Portuguesa e alunos da Escola Municipal Professor Joaquim Leal Pimenta entraram no clima, motivados por uma metodologia dinamizadora de ensino que contempla o trabalho em torno de quatro gêneros textuais, tendo a nossa Escola se engajado em três. São eles: Poesia (voltada para o público do 5º e 6º anos); Memórias Literárias (7º e 8º anos) e Crônicas (para o público dos 9º anos). O outro gênero – Artigo de Opinião – será explorado somente em Escolas com Ensino Médio.
A Olimpíada é um Programa de iniciativa do MEC, da Fundação Itaú Social e a Cenpec que, de dois em dois anos, realiza um concurso de produção de textos, premiando as melhores redações de alunos de escolas públicas de todo o país. Quanto a este caráter, as professoras do Joaquim Leal que participaram das duas edições anteriores afirmam, com muito entusiasmo, que o concurso gera um bem muito maior que a competitividade, na medida em que contribui de forma significativa para a melhoria da escrita dos seus alunos.
As atividades já estão sendo desenvolvidas nas salas por meio de oficinas, envolvendo rodas de leitura em grupo, pesquisas, dramatizações, e claro, de produções preliminares dos textos que concorrerão de fato na 1ª etapa – Municipal-, prevista para o mês de agosto.
Trabalhos produzidos por estudantes da Escola Municipal Joaquim Leal Pimenta.
Resultado dos trabalhos produzidos pelos alunos |
Fonte: SEMEC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário