segunda-feira, junho 13, 2011

A avaliação da Assistência Social, nas três esferas de governo, é destaque em Revista.


Relação da avaliação com a profissionalização da gestão pública, aprimoramento de programas sociais e efeitos econômicos das políticas sociais sobre o produto nacional e a renda das famílias são destaques da edição

Brasília, 13 – Para divulgar estudos, experiências e conhecimentos, a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA) lançou a primeira revista da área. O número apresenta quatro artigos de especialistas e seções com publicações, livros e teses, além de relatos sobre experiências.

Entre os temas, destaque para a relação da avaliação com a profissionalização da gestão pública, de autoria do secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Rômulo Paes de Sousa, e da professora Jeni Vaitsman. O secretário de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Paulo Jannuzzi, expõe, de maneira didática, os aspectos do aprimoramento de programas sociais por meio de monitoramento analítico.

Quem escreve sobre a criação e desenvolvimento da RBMA é Márcia Joppert, coordenadora da rede. Jorge Abrahão de Castro, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apresenta a situação social da população e discute os efeitos econômicos das políticas sociais sobre o produto nacional e a renda das famílias.

Para edição do periódico, a RBMA contou com o apoio da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), do MDS. “A criação da revista foi motivada pela necessidade de oferecer novos espaços para publicação de trabalhos no campo, cada vez mais frequentes em função do avanço da cultura de formulação, monitoramento e avaliação de políticas e programas nas instituições governamentais, centros de pesquisa, universidades, agências internacionais e organizações sociais do país”, explica a coordenadora da RBMA, Marcia Joppert.

“A primeira edição pretende registrar o momento inicial da institucionalização do monitoramento e avaliação no Brasil mostrando o processo de criação e desenvolvimento da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação e a relação entre avaliação e profissionalização da gestão pública”, comenta Marcia Joppert.

Lançada durante o III Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, a Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação sistematiza e dissemina experiências e conhecimentos em monitoramento e avaliação de políticas públicas, programas e projetos sociais no Brasil.

A coordenadora Marcia Joppert lembra que o conselho editorial, assim como critérios para submissão de artigos, estão sendo definidos. “Todos os atores envolvidos e interessados no tema poderão contribuir, seguindo o espírito de pluralidade da rede”.


O secretário Paulo Jannuzzi diz que a segunda edição está prevista para novembro. “Vamos fazer chamadas para submissão de trabalhos e estudar a possibilidade de ampliar o número de ediçoes por ano”. A versao impressa da publicação está prevista para ser lançada em agosto deste ano.

Avaliação e monitoramento - A Sagi avalia e monitora as políticas, programas, projetos e serviços executados pelo MDS. Suas atividades são realizadas por meio do Sistema de Avaliação e Monitoramento, ferramenta que envolve a produção de indicadores sobre a execução de cada iniciativa e tratamento dessas informações. Ela também desenvolve estudos e pesquisas que avaliam a implementação e os resultados de ações de desenvolvimento social e combate à fome,e seu desempenho, enquanto sistema único de assistência social e sua consolidação (tema das conferências de 2011) nos municípios, estados e União.


Nenhum comentário:

Postar um comentário