A Secretaria Municipal de Agricultura e Emater reuniram hoje o Conselho do CDRS (Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável) do município para aprovar as Daps (Declaração de Aptidão ao Pronaf), dos agricultores de Campo Grande.
O conselho é composto por membros da sociedade civil e ONGs e instituições como também representantes da Câmara de vereadores.
A Dap hoje se constitui o principal documento de identificação do agricultor e produtor rural, é utilizada como instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar políticas públicas, como o Pronaf. Para obtê-la, o agricultor familiar deve dirigir-se a um órgão ou entidade credenciado pelo MDA, munido de CPF e de dados acerca de seu estabelecimento de produção (área, número de pessoas residentes, composição da força de trabalho e da renda, endereço completo).
É considerado responsável pela mudança de vida do Homem do Campo. É através da Daps que o agricultor (a) faz investimentos em sua propriedade, busca financiamentos e melhorar as suas condições de vida.
Para a emissão da Dap é preciso ir até a Emater local, e colocar seu nome requerendo o documento em seguida esses nomes são avaliados pelo conselho CDRS. Após os dados serem colhidos o técnico realiza uma visita em Campo, ou seja, na propriedade do Agricultor para atestar de fato que os dados que o mesmo forneceu são consistentes. Só então o técnico da Emater fornecerá assinará o documento.
A Gestão Cuidado de você pensando no Homem do Campo disponibiliza funcionários Municipais para mobiliza e trabalhar no setor da Emater para garantir que os direitos de cada produtor sejam respeitados e que cada um possa fazer seus investimentos no Campo, aumentando assim a sua renda familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário