sábado, março 19, 2011








Dia de São José e de poucas chuvas

Tribuna do Norte
*Publicação: 19 de Março de 2011



Crença popular e principalmente dos agricultores diz que, se não chover até o “Dia de São José”, que é comemorado hoje no RN em Angicos, na região Central e em mais cinco municípios do Rio Grande do Norte, o ano será de seca. Mas, a meteorologia dá um alento à população interiorana, informando que o sábado, dia 19, será realmente de estiagem na maior parte das regiões do Estado. “A predominância de chuvas é na região de Mossoró e do Alto Oeste”, avisa o meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).

Gilmar Bristot explica que neste fim de semana, realmente, vai ter “poucas chuvas e de forma isolada” no Estado, em decorrência de uma massa quente na atmosfera que abrange parte do território do Ceará e passa pela Paraíba e Rio Grande do Norte. “Existe uma alta pressão atmosférica que impede a formação de nuvens”, acrescentou.

Por conta desse bloqueio da massa de ar quente, a previsão da Emparn é que em Natal o céu estará parcialmente nublado hoje, com pancadas de chuvas amanhã e segunda-feira, dia 21.

A previsão também é de pancadas de chuvas para hoje em Apodi, Martins, Mossoró e Pau dos Ferros e céu parcialmente nublado em Assu, Caicó, Currais Novos, Macau, Parelhas, Parnamirim, Santa Cruz e Touros.

Bristot informa que isso não quer dizer que tudo está indo de encontro às previsões anteriores da meteorologia, que prevê um inverno na média ou acima da média até abril ou maio, quando historicamente termina a temporada invernosa.

Segundo Bristot, esse intervalo sem chuvas ocorreu, também, no mês de fevereiro, quando choveu mais nas duas últimas semanas do mês. Ele diz que as chuvas devem cair com mais intensidade da próxima semana e começo de abril.

Às vésperas do “Dia de São José”, a Emparn monitorou a precipitação de chuvas em apenas cinco municípios, como Viçosa, na região do Alto Oeste, onde choveu apenas 1,0 milímetros. Na região do Seridó choveu em Cruzeta,12,3mm;Florânia, 9,2mm; São José do Seridó, 4,0 mm e na região do Mato Grande, em Jandaíra, onde foi registrado o maior índice pluviométrico, 35,6 mm.

Santo é patrono da Igreja e protetor da Sagrada Família

De acordo com a Canção Nova, São José, esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo. Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”.

No Evangelho de São Mateus, segundo a Canção Nova, vê-se “como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo”.

O culto a São José começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou “O Patrono da Igreja Universal” e, a partir de então, passou a ser cultuado no dia 19 de março.

Em 1955 Pio XII fixou o dia 1º de maio para “São José Operário, o trabalhador”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário