
por suas ações, no site do Selo Unicef


Levantamento comprova crescimento de 20% dos Cras e de 32% dos Creas entre 2009 e 2010. Estudo apresentado pelo MDS nesta quinta-feira traz ainda informações sobre a gestão da assistência social nos municípios, os conselhos de assistência social e as entidades conveniadas
Plateia do Encontro Nacional de Monitoramento do SuasBrasília, 21 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) apresentou, nesta quinta-feira (21), os números do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) referente a 2010. A apresentação dos dados acontece durante o Encontro Nacional de Monitoramento do Suas, que começou na noite desta quarta-feira (20) e prossegue até a sexta (22), no Hotel Grand Bittar, em Brasília.
Representantes do MDS, secretarias, conselhos e entidades da assistência social participam do encontro. O objetivo é avaliar em conjunto os desafios para aprimorar o Suas e qualificar os serviços, programas e benefícios oferecidos à população. “Esse monitoramento traz dados da estrutura física da política de assistência social. Dá-nos indicativos de planejamento, o que precisa ser aperfeiçoado, o que já existe e o que pode ser referência”, explica a secretária nacional de Assistência Social do MDS, Denise Colin.
O monitoramento é realizado anualmente desde 2007 para mapear as unidades públicas de atendimento e monitorar os serviços ofertados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Os resultados trazem informações sobre as secretarias estaduais e municipais de Assistência Social, a formação e o vínculo empregatício dos trabalhadores e estrutura e funcionamento dos conselhos e das entidades conveniadas. “O objetivo (do Suas) é atingir a cobertura dos municípios em sua totalidade, com números proporcionais de equipe e estrutura”, explica Denise Colin.
Censo Suas - O número de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) aumentou de 4.195 unidades em 2007 para 6.801 em 2010. No mesmo período, o número de municípios que contam com pelo menos um Cras – que funciona como porta de entrada da população no Sistema Único de Assistência Social (Suas) – subiu de 3.159 para 4.720. O maior crescimento (76%) foi nos municípios com até 20 mil habitantes. As grandes metrópoles registraram aumento de 24% na quantidade desses equipamentos públicos. Somente entre 2009 e 2010, mais de mil novas unidades do Cras foram implantadas no País (veja tabela abaixo).
O retrato da evolução do sistema público de assistência social compõe o Censo 2010 do Suas, cujos resultados foram apresentados nesta quinta-feira (21), durante o Encontro Nacional de Monitoramento do Suas. O Censo 2010 foi respondido por mais de 4,7 mil municípios entre agosto e dezembro. Os dados subsidiarão o aperfeiçoamento da política de assistência social e contribuem para que governos e sociedade conheçam a realidade dos serviços do setor.
A Secretaria de Saúde do nosso município desenvolve junto ao Hospital de Olhos de Mossoró um programa de Prevenção e controle ao Glaucoma. A cada três mêses os profissionais visitam a nossa cidade fazendo o rastreamento das incidencias da doença, ao localizar é imediatamente comunicado a secretaria de saúde que cuida de aplicar a medicação aos paciêntes que são detectados afim de evitar que a doênça passe para outras pessoas.
Já estão praticamente concluídas as obras de infraestrutura na Unidade de Saúde Local (USL) que fica situada a Rua: Miguel Firmo de Brito no bairro Alto da Esperança.
Nesta segunda-feira, dia 11, a Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria de Educação, realizou o primeiro pagamento aos agricultores beneficiados com o programa da Agricultura Familiar, desenvolvido pelo Governo Federal. Ao todo são dez produtores campograndenses que, desde o mês de junho, vem fornecendo ao cardápio da merenda de nossos alunos, produtos alimentícios tais como: queijo de coalho, carne de carneiro, mel, doce, coentro, ovos de galinha, jerimum, mamão, manteiga da terra e polpa de frutas, gerando uma renda à economia local de aproximadamente R$18.000,00 mensal. Durante a entrega dos cheques, o Secretário de Educação Raniere Moreno, ressaltou a importância deste trabalho, que visa principalmente valorizar a produção das famílias moradoras da zona rural, levando-as a produzirem para o seu sustento, e incentivando à sua permanência no campo.
A cidade de Campo Grande-RN comemorou no último dia 17 de julho, os 15 anos de fundação da Associação Espaço Cultural Cleto Souza. A entidade foi criada através de uma iniciativa do empresário Antônio Gentil de Souza, presidente de honra, Graça Souza e da professora Neuraci Vieira de Albuquerque Gondim, atual presidenta da Associação. A associação foi pensada como instrumento fomentador dos valores culturais, educacionais e artísticos de nossa terra e com o objetivo de resgate as raízes educacionais, artísticas, artesanais e culturais do povo campo-grandense. A associação também abriga a Casa de Cultura Popular da cidade, órgão de cultura mantido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
Na quarta-feira (13), às 8:00h da manhã, a SEMEC realizou o último encontro deste primeiro semestre com gestores e supervisores escolares, encontros estes agendados no calendário anual, com a finalidade de avaliar quinzenalmente as atividades em cada unidade escolar de ensino. Desta vez, a reunião contou com a participação maçiça destes profissionais, motivo de grande satisfação para Secretário Raniere Moreno, ao que comentou: "Este entrosamento é extremamente necessário para a Educação do Município, pois sabemos que o sucesso do ensino e da aprendizagem vai depender do planejamento e da orientação adequada por parte da equipe pedagógica e administrativa de cada unidade escolar." 


Aconteceu na tarde da última terça-feira 05 de julho, a Licitação na modalidade Pregão Presencial para a aquisição de uma nova ambulância que irá atender a demanda da saúde no município de Campo Grande.O Prefeito Bibi de Nenca reuniu hoje sua equipe administrativa para receber o Pró Reitor e o Diretor do Curso de Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, para juntos apresentar o primeiro projeto de um curso a nível superior para os jovens que já se dedicam à área, como também aqueles que têm uma vocação voltada para a música.
Nosso município tem um vasto e rico potencial para tal reivindicação, existem atualmente três bandas sinfônicas, todas formadas por crianças, jovens e adolescentes que se expressam como verdadeiros veteranos, a busca é justa e necessária já que o município ainda não requer de nenhum curso superior público que dê a oportunidade aos jovens do município realizar uma Faculdade e assim garantirem um futuro promissor. Hoje a música é fundamental a partir do segundo semestre do ano letivo, todas as escolas públicas tem por obrigação ter a disciplina de música integrada no currículo escolar.
Uma ação como essa faz com que tenhamos a certeza de que o compromisso com a educação é prioridade nessa gestão.


Segunda-feira (27) teve início nas dependências da SEMEC o primeiro encontro da capacitação do VI Módulo da Escola Ativa, que traz como tema: “Tecnologia Educacional”.

A Prefeitura Prefeitura Municipal de Campo Grande/RN, por meio da Secretaria de Educação realizou nesta sexta-feira (25) mais uma entrega de geladeira para as escolas municipais de nosso município, especificamente para a Escola Municipal de Bom Futuro. Para o Secretário de Educação Raniere Moreno, a entrega das geladeiras é de suma importância para as escolas que necessitam de um produto como este, e que sem dúvidas aumenta a qualidade do armazenamento dos mantimentos enviados pela Prefeitura.
E os benefícios não param por aí. A partir de segunda-feira (27), durante o primeiro dia de capacitação do VI Módulo da Escola Ativa para professores, também serão entregues liquidificadores e tábuas de carne para as escolas do campo, concretizando o compromisso firmado pelo Prefeito Bibi de Nenca, e efetivado através da Secretaria Municipal de Educação.
