domingo, abril 29, 2012

Indústria do Conhecimento - Em breve, mais uma conquista para a avanço de nosso município!
A Administração Cuidando de Você, para todos os públicos e principalmente de crianças e adolescentes de nosso município, buscou junto ao Sesi convênio para a que Campo Grande possa dispor de espaço ( ainda não definido)  para ampliar o acesso à informação e ao conhecimento, estimulando práticas de leitura e pesquisa.
A iniciativa em princípio é do Sesi criou a “Indústria do Conhecimento”. O programa consiste na construção de centros multimídia, com biblioteca, DVDteca, CDteca, gibiteca e internet que promovem a inclusão digital e facilitam o acesso à informação e à leitura.

São espaços físicos compostos por uma sala equipada com  computadores ligados à internet e uma sala de leitura/biblioteca, com um acervo de mil títulos impressos e 1000 mil títulos de mídia eletrônica.

O programa Indústria do Conhecimento é uma iniciativa do Sesi, juntamente com o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e parceiros locais, que tem por objetivo elevar o índice de leitores no Brasil, suprindo a deficiência de acervo das bibliotecas escolares e públicas e da dificuldade de acesso à internet.


sábado, abril 28, 2012

Cidadania - Inclusão e  Social  e acessibilidade através de cadeiras de rodas para famílias mais vulnerabilizadas!

O Prefeito Bibi de Nenca e a Secretária de Saúde Patrícia Viana, estiveram hoje na Secretaria Municipal da Cidadania com a equipe técnica da Gerência Executiva da Saúde através do Centro de Reabilitação Oral e Auditiva Dr. Ossias Alves de Souza em Mossoró, para a entrega de Cadeiras de rodas para famílias de Campo Grande realizada pela equipe de profissionais do Centro de Reabilitação Infantil (CRI) de Natal e do Centro de Reabilitação local.

A oportunidade do recebimento da cadeiras de rodas é um dos meios auxiliares de locomoção a pacientes em situação de dificuldade de locomoção e que precisam de cuidados intensivos de reabilitação físico-motora, entre outros, de forma a dinamizar a sistemática da assistência à saúde, e que pelo município foram incluídos como pacientes atendidos pelo Programa Nacional de Órteses e Próteses do Ministério da Saúde.

A Atitude é acima de tudo a preocupação do município em atender o paciente cadeirante em sua integralidade com atenção multiprofissional. Não se remetendo apenas a entrega de uma cadeira de rodas, visto que no município o paciente terá a oportunidade do atendimento multiprofissional através de fisioterapia e outros cuidados.


sexta-feira, abril 27, 2012

Gestores do Bolsa Família de Campo Grande participam do I Encontro Regional e Intersetorial X Brasil Alfabetizado
Campo Grande, através dos representantes da Assistência Social e Setor do Bolsa Família Leandro Bezerra e da Secretaria Municipal de saúde Francisca Edinetee Secretaria Municipal de Educação juntamente com os representantes de 58 municípios do Estado participaram do I Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família: um olhar integrado pelo caminho da alfabetização, realizado em Mossoró. O evento aconteceu no auditório do SESI durante toda a manhã desta quarta-feira, 25.

O encontro contou com a presença de Luis Eduardo Carneiro Costa, secretário estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social; Irenice de Fátima, Diretora Integral de Assistência Social de Mossoró, representando a Gerência do Desenvolvimento Social; representantes da Secretaria de Saúde e Educação e coordenadores estaduais do Programa Bolsa Família (PBF).

O secretário Luis Eduardo lembrou que a reunião é uma articulação entre as secretarias da Assistência Social, Saúde e Educação, com o objetivo de discutir perspectivas de inclusão dos famílias e pessoas identificadas no banco de dados do cadastro único/Bolsa Família, ou que já façam parte da transferência de renda do Programa Bolsa Família no Programa Brasil Alfabetizado.

Os debates aconteceram em torno de dois temas principais: “A intersetorialidade na Gestão do programa Bolsa Família: compromissos das áreas de assistência social, saúde e educação” e mobilização e inclusão dos inscritos no PBF no Programa Brasil Alfabetizado/RN Alfabetizado.

Campo Grande é um dos municípios que já realizam inclusão deste público no Brasil Alfabetizado.
O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo território nacional, com o atendimento prioritário aos municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25% da população. O programa constitui-se como uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade.

A iniciativa pretende alfabetizar as famílias inscritas no Bolsa Família, possibilitando geração de emprego e renda, emancipação das famílias e efetivação da terceira dimensão do PBF.

Irenice de Fátima agradeceu, em nome dos gestores do município, a oportunidade de sediar um encontro desse porte e contribuir com essa iniciativa de inclusão social, intersetorialidade e ampliação da oferta de programas e ações complementares par ao público da assistência social, saúde, educação e Bolsa Família.

quinta-feira, abril 26, 2012

REALIZADA REUNIÃO DO PROJETO AQUIFLORA

Foi realizada na tarde de ontem  uma reunião do Projeto AQUIFLORA no auditório da Secretaria Municipal de Educação, entre a Coordenação Geral do Projeto e as coordenações municipal e escolar (Escola Municipal do Bom Jesus). Na pauta da reunião estava a Capacitação das Coordenações do PROEDUC. O encontro foi ministrado pela Equipe do Projeto AQUIFLORA, tendo como objetivo discurtir as principais atividades de cada coordenação para o bom desenvolvimento do trabalho. As coordenações do município ficaram assim constituídas:
COORDENAÇÃO MUNICIPAL:

Coordenador: Raniere Moreno da Silva
Responsável pela Secretaria da Coordenação e pelo planejmanto, acompanhamento e avaliação: Ceiça Holanda
Responsável pela Comunicação e Mobilização: José Almeida
Orientador Pedagógico: Nerialba Teixeira 

COORDENAÇÃO ESCOLAR (ESCOLA MUNICIPAL DO BOM JESUS)

Coordenadora: Antonia Marilandia Nogueira de Holanda 
Responsável pela Secretaria da Coordenação Escolar: Maria de Fátima Moura Farias
Responsável pela Articulação dos GTs: Ana Amélia 
Responsável pela Manutenção do Banco de Dados: Rita Pereira 

Após esta reunião as Coordenações Municipal e Escolar aguardam a chegada da farda dos multiplicadores para  iniciar o desenvolvimento do Projeto em nosso município.

Matéria pubicada no blog da Educação: educacaocg.blogspot.com.br

ESCOLAS E CRECHES CONCLUEM A ELABORAÇÃO DO PDE INTERATIVO

As escolas e creches da rede municipal de ensino de Campo Grande/RN concluíram com sucesso a elaboração do PDE Interativo. O PDE Interativo é a ferramenta de planejamento da gestão escolar disponível no SIMEC para todas as escolas públicas. Ele foi desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com as secretarias estaduais e municipais e sua principal característica é a natureza auto-instrucional e interativa de cada tela. As escolas e creches contaram com a orientação da responsável pelo PDE de nosso município a supervisora ANA MARIA DE MEDEIROS SALDANHA que durante dias esteve reunida com as equipes das 13 instituições de ensino da rede municipal para que ambas concluíssem com sucesso a elaboração do PDE Interativo, já que este está sendo elaborado pela primeira vez nas escolas do nosso município.

Matéria pubicada no blog da Educação: educacaocg.blogspot.com.br

Prefeitura realizará o pagamento do mês de abril aos seus servidores e pagará na sexta o retroativo do piso aos professores

A Prefeitura Municipal de Campo Grande-RN (PMCG), através da Secretaria Municipal de Finanças, avisa a todos os funcionários que estará efetuando o pagamento do mês de abril aos seus servidores nos dias 26 e 27 do corrente mês (quinta e sexta, respectivamente).

O pagamento dos servidores públicos municipais obedecerá à seguinte ordem:

Amanhã (quinta-feira, 26 de abril), receberão seus vencimentos os funcionários das Demais Secretarias e Agentes de Endemias.
Na sexta-feira, dia 27 de abril, receberão seus vencimentos os funcionários lotados na Secretaria de Educação.
Vale salientar que nesta sexta-feira a PMCG pagará também o retroativo dos meses de janeiro e fevereiro de 2012, pertinente ao reajuste de 22,22% de aumento do piso salarial dos professores que foi concedido aos mesmos pela administração municipal no mês de março passado.
Salários em dia e a valorização de seus servidores, esse é mais um compromisso que vêm sendo mantido à risca pela Administração Cuidando de Você, prefeito Bibi de Nenca.
Matéria publicada nos sites da Prefeitura Municipal e da Educação de Campo Grande: www.pmcgrn.com.br educacaocg.blogspot.com.br

quarta-feira, abril 25, 2012

ESCOLAS IÊDA MEDEIROS E JOAQUIM LEAL SÃO CONTEMPLADAS COM EQUIPAMENTO MULTIMIDIA

 
Foi com muita alegria que a SEMEC recebeu a notícia de que as Escolas Municipais Professora Iêda Medeiros Danta Saldanha e Joaquim Leal Pimenta foram contempladas com um Projetor Multimidia  através do PROINFO. Os diretores demonstraram bastante felicidade com mais este instrumento recebido  que será utilizado no  desenvolvimento e aperfeiçoamento das aulas e no trabalho de apoio pedagógico com os professores. Assim, cada vez mais as escolas oferecem condições favoráveis para o processo de ensino-aprendizagem,  permitindo dessa forma uma boa aprendizagem.

Matéria publicada no blog da educação: www.educacaocg.blogspot.com.br

ESCOLAS RECEBEM ASSISTÊNCIA DOS PSICÓLOGOS E ASSISTENTES SOCIAIS

Atendendo a uma solicitação da Secretaria Municipal de Educação os psicólogos e assistentes sociais da Casa da Família estão realizando visitas nas escolas municipais para contribuir com o processo educacional de nosso município. Estes profissionais irão a partir deste momento desenvolver um trabalho de apoio na formação dos alunos campo-grandenses, como também de incentivo  aos professores e profissionais da educação nesta tarefa de formar a geração do futuro.
A SEMEC e a administração Cuidando de Você do prefeito BIBI DE NENCA trabalhando em prol da comunidade escolar, oferecerendo educação de qualidade e apoio aos profissionais da educação.

Matéria publicada no blog da educação: www.educacaocg.blogspot.com.br 

ESCOLAS RECEBEM DOAÇÃO DE MEL

As escolas e creches da rede municipal de ensino receberam durante esta semana a doação de mel da Associação Santo Agostinho de Caraúbas/RN. O mel enriquecerá ainda mais a alimentação escolar e como complemento da merenda  irá oferecer mais opção na hora da lanche.

Matéria publicada no blog da educação: www.educacaocg.blogspot.com.br 

SECRETÁRIO PARTICIPA DE REUNIÃO COM OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

O Secretário Municipal de Educação Raniere Moreno da Silva participou semana passada de uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde, onde estiveram presentes os Agentes Comunitários de Saúde. A presença do secretário neste encontro teve o intuito do mesmo solicitar a ajuda dos agentes para localizar na zona urbana e rural crianças e adolescentes que estivessem fora da escola, para que a  equipe da SEMEC busque as alternativas que garantam a efetivação das matrículas e a participação assídua nas aulas de todos os matriculados. Este encontro já começa a dar frutos com a localização de crianças residentes em comunidades rurais que estavam fora da escola e a SEMEC inicia o trabalho para ingressar as mesmas na vida escolar.
Esta ação demonstra mais uma vez o zelo desta secretaria em garantir o acesso de todos a escola, até mesmo daqueles que ainda não buscaram uma instituição de ensino a SEMEC irá até eles para garantir o ingresso dos mesmo na vida escolar.

Matéria publicada no blog da educação: www.educacaocg.blogspot.com.br 

SECRETÁRIO SE REUNIU COM ALUNOS DA ESCOLA IÊDA MEDEIROS D. SALDANHA

O Secretário Municipal de Educação Raniere Moreno da Silva reuniu na manhã desta segunda-feira um grupo de alunos e pais da Escola Municipal Professora Iêda Medeiros Dantas Saldanha que atenderam a convocação feita pela Secretaria. A convocação foi necessária mediante a solicitação da direção da escola, que após constatar o número de faltas que os alunos vinham apresentando desde o início do ano, comunicou a SEMEC indicando os nomes via ofício. A Secretaria optou por convocar os alunos e pais indicados  para uma conversa, onde na ocasião ouviu os motivos das faltas, bem como solicitou o retorno dos alunos a escola, para que eles tenham através da educação a perspectiva de um futuro melhor. A conversa foi bastante proveitosa para ambos os envolvidos e finalizada com o compromisso dos alunos que atenderam a convocação de retornarem as aulas com dedicação.

A SEMEC não mede os esforços para garantir aos discentes uma educação de qualidade e que os mesmos permaneçam na escola, garantindo assim a oportunidade de um futuro promissor através da educação.
 
Matéria publicada no blog da educação: www.educacaocg.blogspot.com.br

SEMEC EFETIVA ADESÃO A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA - ESCREVENDO O FUTURO

A SEMEC efetivou sua Adesão sexta-feira passada para participar da 3ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A partir deste momento as escolas e professores efetivam suas inscrições para participarem da edição 2012.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Olimpíada) desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
 A Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária,  a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.
Matéria publicada no blog da educação: educacaocg.blogspot.com

REGISTROS FOTOGRÁFICOS DO LANÇAMENTO DO PROGRAMA AABB COMUNIDADE/2012.

Matéria publicada no blog da educação: educacaocg.blogspot.com











segunda-feira, abril 16, 2012

Campo Grande terá projeto “Circuito Cultural de Praça Pública”

Será implantado no município de Campo Grande, a partir deste mês, o projeto “Circuito Cultural de Praças Públicas”.
Trata-se de uma iniciativa do Conselho Municipal de Cultura, que tem por objetivo disseminar a cultura local, promovendo lazer e entretenimento gratuito, e de qualidade para a população campo-grandense. O Projeto Circuito Cultural de Praças Públicas é uma forma simples e eficaz de aproximar a arte popular e o público.
Segundo o conselho de cultura de Campo Grande, a idéia nasceu da observação contínua da grande quantidade de praças públicas sem a devida exploração de suas instalações físicas.
“Temos a necessidade de aproveitar essas praças para a promoção da cultura local. A arte será a nossa grande aliada”, comentou Vagner Souza, membro do conselho municipal de cultura.
O Conselho Municipal de Cultura parte mais uma vez na vanguarda cultural do município, implantando um projeto que objetiva dar oportunidade aos artistas locais, artesãos, bem como, a nossa culinária para que apresentem seus dons em praça pública quer seja dançando, cantando, tocando instrumentos, expondo suas habilidades como artesãos, nas artes plásticas ou até na cozinha.
Inicialmente, o projeto terá edições mensais e deverá acontecer entre as 20h e 24h de cada última quinta feira do mês, nas praças centrais da cidade.
Segundo o Coordenador de Cultura, Osvaldo Vieira, “a exemplo do que já acontece com a apresentação da “Paixão de Cristo” (encenada pelo o grupo teatral Transformação) o projeto “Circuito Cultural de Praça Pública” deverá agregar ainda mais pessoas já que nele os protagonistas serão os próprios campo-grandenses”.
A prefeitura municipal de Campo Grande aprovou e aliou-se à idéia apresentada e, conforme já foi assegurado pelo prefeito Bibi de Nenca, “o projeto terá total apoio da administração que garantirá o fornecimento da total estrutura para realização do evento bem como o atendimento de todos os pleitos que foram apresentados no projeto”.
Assim, resta-nos esperar que mais essa brilhante idéia, passe a integrar o calendário cultural do município e, quem sabe, possa despertar também em outras cidades o desejo de garantir aos seus jovens, a exemplo do que já faz a cidade de Campo Grande, uma oportunidade para que todos possam mostrar os seus talentos.

Fonte: Conselho Municipal de Cultura.

Matéria publicada no site da Prefeitura Municipal de Campo Grande: www.pmcgrn.com.br

segunda-feira, abril 09, 2012

Encenação da Paixão de Cristo: sucesso de público e de emoções

A Encenação da Paixão de Cristo de 2012 apresentada na noite de sexta-feira dia 06 de abril reuniu grande número de espectadores em frente ao patamar da Igreja para assistir a grande apresentação realizada pela Companhia de Teatro Transformação e outros jovens campo-grandenses. O público se manteve atenta do início ao término da apresentação, que durante os atos apresentados que contou o desenrolar da mais emocionante história de todos os tempo, arrancando aplausos do público a cada ato apresentado. A emoção do grande público ao assistir as cenas retrando o sofrimento passado por Jesus a mais de 2.000 anos levou muitos as lágrimas.
Ao falar da parte técnica da apresentação da Paixão de Cristo 2012 não poderiamos deixar passar em branco a atuação do elenco que a cada ano mostra ainda mais o seu potencial, o cenário e a iluminação. Todos os itens que compôs a apresentação estavam em harmonia possibilitando assim o encantamento e a emoção de todos que se surpreenderam com a evolução que a encenação da Paixão de Cristo vem tendo a cada ano que se passa. Esta evolução vem sendo possível pelo comprometimento da Companhia de Teatro Transformação como grande realizadora, pela coordenação de cultura e pela Prefeitura Municipal de Campo Administração Cuidando de Você do Prefeito BIBI DE NENCA em investimento (cerca de R$ 5.000,00) como a patrocinadora do evento que se consolidou de vez no calendário de eventos da cidade.
A SEMEC parabeniza a todos os envolvidos na apresentação da Paixão de Cristo 2012 pela brilhante atuação e por ter permitido a todo o público este momento de emoção e reflexão sobre os nosso atos para com Jesus Cristo.

Matéria publicada do blog da educação: educacaocg.blogspot.com

PROJETO AQUIFLORA ESTÁ NA FASE DE ADESÃO

O Projeto Aquiflora patrocinado pela Petrobrás Ambiental está na fase adesão em nosso município. Entre as atividades realizadas estão reuniões na SEMEC envolvendo membros da educação municipal, colônia de pescadores e da Escola Municipal do Bom Jesus, como também uma visita a sede da Colônia de Pescadores de Upanema localizada na Barragem de Umari em Upanema. Na ocasião da visita houve a apresentação do projeto que foi coordenada pelo Prof. José Salim. Onde o mesmo apresentou a equipe que irá trabalhar no projeto e seus objetivos. Segundo o Prof. Salim, o AQUIFLORA atua através de 5 Programas, dois dedicados à recuperação e preservação de espécies nativas de animais aquáticos (PROFAUNA) e plantas (PROFLORA) em risco de extinção na caatinga da região; de Educação Ambiental (PROEDUC) e Comunicação (PROCOM) e o quinto voltado para auxiliar à administração municipal na organização de estrutura e capacitação de pessoal para gestão ambiental de seu território (PRORG). Em Campo Grande/RN o projeto será implantado na Escola Municipal do Bom Jesus. A SEMEC tem buscado projetos com o intuito de promover mais a participação e o interesse dos discentes nas atividades educacionais, possibilitando uma gama ainda maior de aprendizado e formação.

Matéria publicada do blog da educação: educacaocg.blogspot.com

sexta-feira, abril 06, 2012

Saúde do município atinge importantes índices em indicadores sociais de saúde:


O município de Campo Grande RN em 2011 alcançou novamente as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde na Imunização de rotina que é de 95% ou mais para crianças atingindo percentuais sempre superiores a 95% em todas as vacinas:


Polio-98,01%, Triplíce Viral-98,68%, Tetravalente-97,35%, BCG-98,68%, Meningo-Conjugada C-98,01%, Pneumo 10 Valente-97,35%, Hepatite B-98,01% e Rotavírus-98,68%.

Isso traduz o fruto de um trabalho realizado diariamente pelos profissionais de saúde, quer seja na Sala de Imunização como também realizado nos domicílios pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que orientam a prevenção de doenças e averiguam durante a visita o cartão de vacinação das nossas crianças. Sendo assim apesar desses valores em porcentagem serem significativos temos consciência que o trabalho precisa e deve ser continuado a cada dia e que a imunização das crianças atreladas a outros indicadores em saúde servem de modelo para a construção de uma melhor qualidade de vida e diminuição da mortalidade infantil.

quarta-feira, abril 04, 2012

SEMEC ENTREGA BRINQUEDOS PARA A BRINQUEDOTECA

 Matéria publicada no blog da educação: educacaocg.blogspot.com


A SEMEC adquiriu e entregou na Brinquedoteca Aline Genicelly novos brinquedos para melhor atender a criançada que busca no espaço uma alternativa de diversão e lazer. As crianças são atendidas pelas "monitoras" que estão preparadas para recepcioná-las e auxiliar na diversão.

terça-feira, abril 03, 2012

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE-RN ESTÁ ENTRE AS 100 MELHORES DO BRASIL

O secretário municipal de Educação aqui de Campo Grande-RN, Raniere Moreno da Silva, e toda a educação deste município estão de parabéns. Pois a Secretaria Municipal de Educação aqui de Campo Grande está incluída no ranking das 100 melhores secretarias municipais de educação que serão contempladas este ano com o Prêmio Palma de Ouro, que é a maior premiação nacional na categoria. Mais de 5.600 municípios foram avaliados na pesquisa que observou critérios como implantações pedagógicas, obras municipais na área do saber, aplicação dos recursos 25% da verba pública para a educação, análise da gestão democrática do ensino público, gerenciamento dos serviços educacionais, definição da política municipal de educação e projeção da cidade nos meios de comunicação no âmbito educacional. Em reconhecimento as boas práticas no âmbito da educação municipal aqui de Campo Grande o secretário Raniere Moreno receberá o Prêmio Palma de Ouro, que será entregue no mês de maio, na cidade de Florianópolis em Santa Catarina.
Ao ser informado do prêmio, o secretário Raniere Moreno, disse ser um orgulho para todos que fazem a Secretaria Municipal de Educação e a administração municipal verem o trabalho realizado em prol de uma educação com qualidade ser reconhecido pela valorização dos profissionais.
“Raniere destacou todo o empenho e dedicação do prefeito Bibi de Nenca, que tem dado as condições necessárias para o pleno desenvolvimento das ações em favor da educação do nosso município, elevando a educação de Campo Grande em nível nacional”, destacou ele.
Agora, o secretário se prepara para ir receber o Prêmio Palma de Ouro, que será entregue durante o Encontro Nacional de Secretários Municipais de Educação, promovido pelo Educa Brasil 2012, de 3 a 6 de maio do corrente ano. A solenidade será no Costão do Santinho Resort, Goll e Spa, na cidade de Florianópolis capital de Santa Catarina.

Máteria do blog da educação: educacaocg.blogspot.com