segunda-feira, março 26, 2012

Educação:
ESCOLAS DO CAMPO RECEBEM SEMENTES PARA AS HORTAS

Clipagem
Imagem Ilustrativa

A SEMEC entregou, na primeira semana de março, aos professores das Escolas do Campo as sementes para o cultivos das hortas nas escolas. As hortas fazem parte da Metodologia da Escola Ativa e foram implantadas no ano passado nas Escolas do Campo campo-grandense.

Na efetivação desta ação as escolas envolveram toda a comunidade escolar, contando com a colaboração dos pais para a preparação do local para o cultivo das hortas e o empenho de funcionários, professores e alunos para manter a mesma bem produtiva e oferecendo sua produção (cheiro verde, cebolinha, tomate, pimentões...) que é utilizada para deixar a merenda escolar ainda mais saborosas.

A SEMEC colaborando com as escolas para que as mesmas estejam em pleno funcionamento e cuprindo com as ações da Metodologia da Escola Ativa.

domingo, março 25, 2012

Educação:
PROGRAMA AABB COMUNIDADE RENOVA AS MATRÍCULAS E ABRE NOVAS VAGAS

Clipagem

O Programa AABB Comunidade iniciou realizou durante os dias 13 a  16 de março a renovação das matrículas dos alunos participantes do programa e ao mesmo tempo abriu 15 novas vagas.
O Programa AABB Comunidade consiste em uma proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. Essa complementação é efetivada por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania

segunda-feira, março 19, 2012

07 de Abril - 154 anos de Emancipação de Campo Grande/Rn - Comemorada com o Dia de Campo!

Empreendedorismo e Crescimento econômico

Gestor recebe consultores do Sebrae:
Dia 09 de Março o Gestor Municipal Bibi de Nenca intermediou com a Agente de Desenvolvimento do Município, agenda e pauta os Consultores do SEBRAE-RN. Compareceram com os consultores da areá de apoio ao homem do Campo dentro da agricultura e piscicultura,área de apoio aos empreendedores individuais e artesãs,gestão e gerenciamento de negócios.

O objetivo do gestor local é direcionar trabalhos de desenvolvimento em todas as áreas que possam estar abrindo novas possibilidades de crescimento. Partindo de pontos práticos e em busca de parceria o SEBRAE tem com essa administração o compromisso de estar presente e de fazer acontecer os nossos sonhos e projetos.

Com o intuito de resgatar e perpetuar, mantendo viva nas gerações mais novas o reconhecimento da importância e a confecção da arte da renascença, bordado de valor incalculável pelo seu trabalho, pela sua criatividade e pela perseverança daquelas mulheres que o cultivam. Sentindo a necessidade de ampliar esse grupo e ao mesmo tempo de aumentar a produção. Criamos um projeto de repasse para outro grupos de mulheres das quais são elas: mães dos participantes sociais como: PT , Pro jovem e grupo de gestantes mamãe feliz.O SEBRAE entrará com o apoio e financiamento para efetuar o pagamento a instrutora que dará o curso para os grupos.Enquanto que a prefeitura trabalhará com a parte de logística e financiamentos de materiais.

Dentro da área rural ficaram agendado visitas de campo a produtores interessados em criar peixes em tanques escavados, nesse processo o SEBRAE entra com toda a assessoria técnica, a prefeitura com a possível escavação dos poços e o produtor arca com os demais custos. Hoje a piscicultura é responsável por metade da renda familiar dos agricultores.

Sendo assim basta só agradecer essa parceria e ao gestor credenciá-lo como prefeito empreendedor, aquele que não dá só o peixe mais possibilita que a população mais carente aprenda a pescar e mais ainda pela vontade e atitude de um gestor responsável pela vida de seus munícipes.

sábado, março 17, 2012

Atenção ao Campo

Prefeitura Municipal realizará Ação Cidadã neste sábado na Comunidade de Salgado

Thiago Gondimmarço 15, 20120
Prefeitura Municipal realizará Ação Cidadã neste sábado na Comunidade de Salgado
A Prefeitura Municipal de Campo Grande-RN (PMCG) informa a toda à população da comunidade rural de Salgado e comunidades adjacentes que através das Secretarias Municipal de Promoção e Bem Estar Social e de Saúde estará realizando uma grande Ação Cidadã na referida comunidade neste sábado dia 17 de março de 2012, e lembra que as atividades pertinentes a esse dia de ação em favor da população terão início por volta das 07h00 da manhã.
Logo abaixo segue o convite da PMCG e toda a programação das ações que serão realizadas em benefício dos moradores de Salgado e das comunidades rurais circunvizinhas.

Convite

A Prefeitura Municipal de Campo Grande-RN através da Secretaria Municipal de Promoção e Bem Estar Social, tem a honra de convidar V. Sa. e Ilma. família para participarem de mais uma Ação Cidadã que se realizará neste dia 17 de março de 2012 (sábado), a partir das 07h00, na comunidade de Salgado.

Programação

07h00 – Abertura oficial
07h20 – Torneio de Futebol
08h30 – Instalação dos serviços de Saúde, atendimentos à população no Posto de Saúde da Comunidade:
• Fisioterapia
• Verificação da Pressão Arterial
• Teste de glicemia
• Planejamento familiar
• Farmácia Básica
• Palestras Psicosócioeducativas
09h00 – Instalação dos serviços de beleza:
• Manicure
• Corte de cabelo
• Maquilagem
09h00 – Instalação da Câmara Municipal no Salgado, com Sessão aberta à comunidade
09h30 – Instalação dos serviços de atendimento do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)
10h00 – Entrega de complementação alimentar para famílias carentes
11h00 – Mensagem do Prefeito Bibi de Nenca e autoridades presentes
12h00 – Encerramento com almoço de confraternização para a Comunidade.

Essa é mais uma ação da Administração Cuidando de Você!

Prefeito Bibi de Nenca


Parceria COMISSÃO SELO UNICEF

quarta-feira, março 14, 2012

Poesia marca de sentimentos: 14 de março

"Que é a poesia? uma ilha cercada de palavras por todos os lados"
O Dia Nacional da Poesia, não por acaso, coincide com a comemoração do nascimento do grande escritor baiano Castro Alves. Poeta do Romantismo, foi autor de belíssimas obras, como o “Navio Negreiro” e “Espumas Flutuantes”. Sua arte era movida pelo amor e pela luta por liberdade e justiça.

O que é poesia
Poesia é uma arte literária e, como arte, recria a realidade. O poeta Ferreira Gullar diz que o artista cria um outro mundo “mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata”.


Para outros, a arte literária nem sempre recria. É o caso de Aristóteles, filósofo grego que afirmava que “a arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra”.
Declamando ou escrevendo, fazer poesia é expressar-se de forma a combinar palavras, mexer com o seu significado, utilizar a estrutura da mensagem. Isto é a função poética.
A poesia sempre se encontra dentro de um contexto cultural e histórico. Os vários estilos poéticos, as fases de cada autor, os acontecimentos da época e tantas outras interferências muitas vezes se misturam à obra e lhe dão novos significados a vida e aos sentimentos.

sábado, março 10, 2012

Ontem a noite, 09/03, Campo Grande abriu seu I Festival de Arte e Cultura/FAEC-CG, evento que durará três dias e que integra diversas cidades (Lucrécia, Janduís, Messias Targino, Governador Dix-Sept-Rosado, Umarizal) repleta de manifestações culturais, patrimônio do povo. Depois de 17 anos no silêncio, a juventude em parceria com a gestão municipal conseguem articular um evento deste porte, um resgate que traz para as gerações mais novas o lúdico do espetáculo na rua, e para as gerações mais antigas, o exercício da memória viva da cultura presente em seus dias de glória. Para além das apresentações culturais que acontecerão de forma intinerante pela cidade, a comunidade poderá participar de oficinas que irão acontecer no sábado a partir de 08h na Escola Municipal Professor Joaquim Leal Pimenta. Este evento cobre tanto a zona urbana quanto a zona rural de Campo Grande, afinal, para a cultura não há limites geográficos, há expansões e sorrisos quebram barreiras, destroem silêncios e curam mazelas. Para realização deste evento a prefeitura contou com a presença de todas as secretarias, dos partricipantes de programas sociais como PETI e Projovem Adolescente, bem como o apoio desde a formulação, passando pela organização e monitoramento, de crianças, adolescentes, conselheiros de políticas públicas e Comissão Pró-Selo Unicef.
Parcerias e investimentos da administração municipal garante ao Homem do Campo desenvolvimento e sustentabilidade.


São vários os projetos e parceria disponibilizados ao homem do campo:

Programa Balde Cheio - Metodologia aplicada com Assistência Técnica Municipal atendendo á grupos de produtores com a intenção de aumentar a renda e garantir um rebanho bovino de qualidade.

Programa Aprisco da Emater em Parceria com a Prefeitura - trabalhando com produtores de caprinos e bovinos.

Programa Seguro Safra

Programa Compra Direta

Cortes de Terra

Construções de Açudes e Barragens

Consertos de Passagens Molhadas

Construções de Poços

sexta-feira, março 09, 2012

Assessoria técnica à Piscicultura



A Secretaria de Agricultura recebeu a visita do Sr.Edgar consultor do SEBRAE na Área de Piscicultura, para fazer conversar com grupos de Piscicultores que pretendem trabalhar com criação de Peixes espécie Tilápias em tanques escavados, após a apresentação e discussão do projeto do qual o SEBRAE dá a assistência técnica, ficou escolhidas as seis comunidades das quais serão, visitadas pelo técnico com data a ser marcada, as comunidades rurais são Bom Futuro, PA. Nova Vida, Campo de Aviação, PA Petrolina, São Miguel, Campanha. A visita do consultor trouxe bastante ânimo aos participantes e proponentes do projeto, a piscicultura está crescendo cada vê mais no âmbito comercial e está sendo uma das responsáveis pelo aumento da renda familiar dos nossos munícipes.

quinta-feira, março 08, 2012

A Secretaria Municipal de Agricultura e Emater reuniram hoje o Conselho do CDRS (Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável) do município para aprovar as Daps (Declaração de Aptidão ao Pronaf), dos agricultores de Campo Grande.
O conselho é composto por membros da sociedade civil e ONGs e instituições como também representantes da Câmara de vereadores.
A Dap hoje se constitui o principal documento de identificação do agricultor e produtor rural, é utilizada como instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar políticas públicas, como o Pronaf. Para obtê-la, o agricultor familiar deve dirigir-se a um órgão ou entidade credenciado pelo MDA, munido de CPF e de dados acerca de seu estabelecimento de produção (área, número de pessoas residentes, composição da força de trabalho e da renda, endereço completo).
É considerado responsável pela mudança de vida do Homem do Campo. É através da Daps que o agricultor (a) faz investimentos em sua propriedade, busca financiamentos e melhorar as suas condições de vida.
Para a emissão da Dap é preciso ir até a Emater local, e colocar seu nome requerendo o documento em seguida esses nomes são avaliados pelo conselho CDRS. Após os dados serem colhidos o técnico realiza uma visita em Campo, ou seja, na propriedade do Agricultor para atestar de fato que os dados que o mesmo forneceu são consistentes. Só então o técnico da Emater fornecerá assinará o documento.
A Gestão Cuidado de você pensando no Homem do Campo disponibiliza funcionários Municipais para mobiliza e trabalhar no setor da Emater para garantir que os direitos de cada produtor sejam respeitados e que cada um possa fazer seus investimentos no Campo, aumentando assim a sua renda familiar.

domingo, março 04, 2012

Reconhecimento

Ganhar o prêmio é para uma prefeitura, um dos grandes sonhos realizados:


É a obtenção do reconhecimento de um projeto político administrativo e, antes de tudo ético social.

É certeza de que a administração municipal está a cada dia mais, enveredando pelo caminho  correto para o desenvolvimento do município.

Além disso, é uma luz para o melhoramento contínuo, sério e comprometido do sistema de trabalho de todos os segmentos da sociedade de Campo Grande na direção para um futuro bem melhor; com a abertura para novos empreendimentos que virão fomentar o crescimento  da capacidade administrativa da gestão pública, no âmbito municipal.

Com o selo Prefeito Empreendedor, recebe o reconhecimento o Prefeito Bibi de Nenca, por querer e acreditar, por ter conseguido unir esforços, elaborar e trabalhar com impactantes projetos - com todos os parceiros -  e implantar ações em favor do engrandecimento não só pessoal,  também coletivo.

A população ganha e ganha muito pelo fato de pode dispor de uma atitude política, através de todo o conjunto de colaboradores que se preocupam com a qualidade de vida dos munícipes, pela superação de limites para o crescimento, pela chance de ousar, acreditar e sem dúvida nenhuma, pelo surgimento de grandes oportunidades, mediante o potencial do município.

A satisfação da população e a ampliação de parcerias que fomentam novas perspectivas de crescimento e desenvolvimento para a realidade municipal, remete  Campo Grande, num futuro não muito distante, e já hoje, a mudança edificantes na forma de agir, pensar e garantir a sustentabilidade ao nosso povo.

Valeu por acreditar e colocar Campo Grande neste cenário Bibi!

Equipe do Selo Unicef Campo Grande  2009 - 2012.

sábado, março 03, 2012

Incentivo ao Crédito e Financiamento

Neste último dia 28 de fevereiro recebemos a visita ilustre do Superintendente Estadual do Banco do Nordeste o Sr. José Maria Ávila e o conterrâneo - que está sempre com a administração Bibi de Nenca valorizando e buscando iniciativas para o crescimento de Campo Grande - o Empresário Antonio Gentil, que veio para realizar reunião com os secretários municipais, a fim de apresentar o Banco do Nordeste como também parceiro do município através de suas linhas de crédito e financiamentos.

Banco do Nordeste também investe em assessoria técnica nos projetos produtivos e empreendedores fazendo com que a gestão tenha produtividade e viabilidade para o mercado.

Por esta linha de trabalho, dentre outras, coloca-se sempre a disposição da das administrações municipais, e neste caso em específico da gestão Cuidando de Você, como forma de contribuir com o potencial empreendedor de nossos munícipes.

Os secretários expuseram suas idéias para que o município, em favor do desenvolvimento e crescimento, do mercado que é mercado competitivo, como o próprio mercado da indústria e comércio.

A reunião foi bastante proveitosa ficando agendada a seguinte, tão logo seja elaborado o plano de ação como projeto de promoção ao desenvolvimento de Campo Grande.

O Empresário Antonio Gentil assim como nosso prefeito se preocupa e quer ver o município crescer e desenvolver, através de políticas públicas, sociais e econômicas, demonstrando que esta é dentre as demais, não mais importante, no entanto, é também uma prioridade em sua Gestão.

Nosso agradecimento  a todos que de fato contribuem para que façamos um Campo Grande bem melhor.

quinta-feira, março 01, 2012

Desempenho e Resultados:


Administração Municipal Cuidando de Você é premiada com Selo Prefeito Empreendedor!

Ontem, dia 29 de fevereiro em Natal, em solenidade realizada pelo Sebrae, o Prefeito Bibi de Nenca   ganhou o selo de Prefeito Empreendedor, pelas das ações de empreendedorismo desenvolvidas nas áreas rural e urbana da cidade.

A premiação do sebrae é realizada ao prefeito/a que tem um olhar voltado para as pequenas empresas e, inclusive, para os pequenos empreendedores rurais. O Prefeito/a que foi escolhido apresentou em todo o processo de seleção, um trabalho efetivo para a agricultura familiar, para os pequenos agricultores. Então, esse prêmio dá ao Prefeito o selo de ‘Prefeito Empreendedor’, pela iniciativa de modernizar e ou criar as ações ja existentes neste campo, e por este, também  por ser um dos finalistas.
A parceria do Sebrae com a gestão pública é recente. O serviço avalia que um bom gestor público é o incentivador do empreendedorismo na sua cidade. 
As atitudes administrativas durante  longos anos frente a  redemocratização e promoção para o desenvolvimento econômico e social, passou por diversas e importantes e mudanças, dentre elas, a  de cultura, e de forma  brusca.
As pessoas hoje já percebem que o caminho e desenvolvimento e melhoria de vida  passa por   conjunto e iniciativas, e prinpalmente de ordem administrativa pública, em favor do bem comum. Esse é o caminho que o gestor público tem aberto para as associações e tem dado certo.

O empenho da Administração em trazer melhorias para o município, e em específico, na gestão de Bibi de Nenca,observamos isso nos relatos das pessoas que foram direta e indiretamente novas iniciativas de governo, neste pleito em Campo Grande - depoimentos contidos no projeto encaminhando e formulado ao sebrae em 2011, com a intenção de concorrer ao Prêmio Prefeito Empreendedor, e "in loco" comprovados pela equipe técnica e de avalição do Sebrae - deixando bem claro que essa gestão realmente tem contribuído para essa mudança de cultura de administração e ganho social,  ante a possibilidade já disponibilizada aos nossos municípes no que se refere a todas as suas necessidades, dentres elas: acessibilidade, inclusão, associativismo,equidade,empreenderísmo,as  através das ações em favor das linhas de incentivo: Lei Geral Municipal de apoio às Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedor Individual ou legislação correlata, bem como, promovido ações de implementação voltadas ao Planejamento e Infraestrutura para o Desenvolvimento Econômico e Social Local; Desburocratização e Formalização da Economia Local; Tratamento diferenciado para pequenos negócios; Acessibilidade ao mercado de Compras Governamentais; Acesso à Inovação e Tecnologia; Fortalecimento do cooperativismo e associativismo; Acesso ao Crédito e Serviços Financeiros; Modernização da gestão pública para o desenvolvimento sustentável e inserção do Empreendedorismo na grade curricular escolar.
Campo Grande esta no rumo certo!