domingo, janeiro 30, 2011

Campanha contra racismo reforça direitos de crianças e adolescentes — Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
O MDS é parceiro da campanha Por uma infância sem racismo, lançada recentemente pelo Unicef
Brasília, 25 – O alerta à sociedade sobre os impactos do racismo na infância e adolescência no Brasil e sobre a necessidade de mobilização social que assegure o respeito e a igualdade étnico-racial está na campanha Por uma infância sem racismo, lançada em novembro de 2010. Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e demais órgãos do Governo Federal, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) chama a atenção dos brasileiros contra a discriminação racial.

A campanha pretende divulgar histórias de pessoas e organizações que tenham realizado uma ação contra o racismo na infância ou adolescência para sensibilizar a sociedade brasileira. Segundo o Unicef, a discriminação persiste no cotidiano de crianças e adolescentes e se reflete nos números da desigualdade entre negros, indígenas e brancos.

Estatísticas – Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/Pnad 2009) apontam que 57 milhões de crianças e adolescentes vivem no Brasil, e, desse número, 31 milhões são negras e cerca de 100 mil indígenas. Mais de 54% das crianças são negras ou indígenas, 65% das crianças pobres são negras e 26 milhões de crianças brasileiras vivem em famílias pobres. Deste número, 17 milhões são negras. Ainda pelo IBGE/Pnad, das 530 mil crianças de 7 a 14 anos fora da escola, 330 mil são negras e 190 mil são brancas. Além disso, 62% das crianças fora da escola na faixa de 7 a 14 anos são negras.

Pelos dados de 2009 da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a taxa de mortalidade infantil (até um ano de vida) entre crianças indígenas é de 41,9 óbitos para cada mil nascidos vivos. A Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa) divulgou em 2007 que a taxa nacional de mortalidade infantil foi de 19 óbitos para cada mil nascidos vivos.

Em 2006, dados do Unicef revelaram que os adolescentes negros têm 2,6 vezes mais chances de serem assassinados em comparação aos adolescentes brancos nas cidades com população acima de 100 mil habitantes.

Essas e outras informações estão disponíveis no endereço http://www.infanciasemracismo.org.br/.

No site, o interessado pode divulgar sua ação ou projeto contra o racismo, além de obter sugestões sobre como enfrentar o problema e denunciar casos de abuso e discriminação. Há ainda endereços e contatos de instituições que se dedicam à garantia da igualdade racial.

Participe da campanha e conte sua história!

Aline Menezes (com informações do Unicef)
(61) 3433-1065
Ascom/MDS
www.mds.gov.br/saladeimprensa
Campanha contra racismo reforça direitos de crianças e adolescentes — Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

sábado, janeiro 29, 2011

UM ANO SEM ZILDA ARNS: MÉDICA E HUMANITÁRIA

Em 10 de janeiro de 2011 completou:UM ANO SEM ZILDA ARNS: MÉDICA E HUMANITÁRIA Zilda Arns:Uma mulher de fé

Nasceu em Forquilhinha (SC), no dia 25 de agosto de 1934. Formada em medicina, Zilda Arns aprofundou-se em Saúde Pública visando salvar crianças pobres da mortalidade infantil, da desnutrição, da violência em seu contexto familiar e comunitário. compreendendo que a educação revelou-se a melhor forma de combater a maior parte das doenças de fácil prevenção e a marginalidade das crianças, para otimizar a sua ação, desenvolveu uma metodologia própria de multiplicação de conhecimento e da solidariedade entre as famílias mais pobres, baseando-se no milagre bíblico da multiplicação dos dois peixes e cinco pães que saciaram cinco mil pessoas, como narra o Evangelho de São João 6, 1-15.

Fundação da Pastoral da Criança

A pedido da CNBB, em 1983, Dra. Zilda iniciou os primeiros trabalhos da Pastoral da Criança na paróquia de São João Batista, em Florestópolis, na arquidiocese de Londrina (PR), com o apoio de Dom Geraldo Majella Agnelo. À época o município tinha um dos piores índices de mortalidade infantil no país, com taxas de 127 crianças para cada mil nascidas. Os primeiros resultados vieram logo após um ano de intenso trabalho no município.

Pela Pastoral da Criança, Dra. Zilda motivava as ações desenvolvidas pela Pastoral cujo trabalho é exercido hoje por 260 mil voluntários, membros das próprias comunidades, que acompanham famílias, orientado-as e conscientizando-as sobre seus direitos e deveres, bem como o atendimento de aproximadamente 94 mil gestantes e o desenvolvimento infantil na faixa etária de 0 a 6 anos.

As ações também dirigem-se no sentido de melhorar as condições das famílias como o estímulo à alfabetização e escolarização dos adultos e ações de geração de renda. Para que isso se concretize, a Pastoral da Criança visita periodicamente as famílias e atua junto aos Conselhos Nacional, Estadual e Municipais de Saúde, Direitos da Criança e dos Adolescentes, segurança alimentar, entre outros. A Pastoral da Criança está presenta em 4 066 municípios, em todos os Estados brasileiros.

Em 2008, Dra. Zilda deixou a coordenação nacional da Pastoral e passou a assumir a Pastoral da Pessoa Idosa (que ela fundou em 2004) e a direção internacional da Pastoral da Criança.

Depois de cuidar e de salvar milhares de crianças por meio da sabedoria e técnica da pastoral da Criança, Zilda Arns por vezes foi premiada e recebeu honrarias dentro e fora do Brasil. Seus esforços foram centrados na promoção da dignidade maior do ser humano. A importância desse trabalho, além de admirável, continua sendo indispensável. Zilda Arns faleceu vítima do terremoto ocorrido em Porto Príncipe, no Haiti, no dia 12 de janeiro de 2010. Blog Diocese de Santa Luzia

Postado por Lúcia Helena B. Mendes - Blog Assistente Social Lúcia Helena

Na trilha do selo Unicef:

Novamente temos comprovado que Campo Grande está sendo acompanhada pelo Selo Unicef.
Pela quarta vez , o site do Selo Unicef - Municípios do Semiárido/gestão 2009- 2012 destaca ações que a Gestão Bibi de Nenca realiza, e que para o Unicef são importantes e certametente são ações que demosntram que crianças e adolescentes não motivos de atenção.

Nesta matéria o destaque é para a educação.Educação dentre os 8 Objetivos do Selo Unicef está diretamente ligado ao Objetivo

Garantir que todas as crianças, de ambos os sexos, de todas as regiões do País, independentemente da cor, raça e sexo, terminem o ensino fundamental, e este sem dúvida é um dos objetivos que, atendido e cumprido como deve ser realmente, poderá contribuí com todos os outros sete objetivos de desenvolvimento para o município.

Direitos Sociais e em especial da criança e do adolescente se concretiza com a integração entre todas as políticas públicas.

Assim, com certeza chegaremos lá, e o reconhecimento de que Campo Grande prioriza o presente e o futuro de crianças e adolescentes virá!


sexta-feira, janeiro 28, 2011

Prefeito de Campo Grande participa de entrega do caminhão do peixe
Por Assessoria, em 25 de janeiro, 2011

O Prefeito de Campo Grande Bibi de Nenca e o vice-prefeito Caramurú Paiva estiveram participando da solenidade de entrega de dois caminhões e de um carro frigorífico para comunidades pesqueiras do Estado. A solenidade aconteceu na manhã da última segunda-feira, dia 24, na sede da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do Rio Grande do Norte, na Ribeira.

Estes equipamentos fazem parte do Programa Peixe nos Bairros. Entre as autoridades presentes estavam a Ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti; a Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini; o Secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado; o titular da Superintendência da Pesca e da Agricultura do RN, Marcílio Lucena; o Deputado Federal Itamar Rocha; o Deputado Estadual Fernando Mineiro; o Presidente da Confederação Nacional da Pesca e Aquicultura, Abraão Lincoln; e Prefeitos das Regiões Beneficiadas.

Após participar na capital do estado da solenidade oficial da entrega dos caminhões, o chefe do Executivo campograndense retornou em võo particular a cidade de Mossoró, ao lado da Governadora Rosalba Ciarlini, onde posteriormente participaram da missa de sétimo dia de falecimento do pai da governadora.

Fonte: Prefeitura de Campo Grande.


quinta-feira, janeiro 27, 2011

Prefeito Bibi de Nenca parabeniza alunos aprovados no vestibular
Por Assessoria, em 27 de janeiro, 2011
Festa dos Aprovados em 2010
É com grande alegria que queremos parabenizar a competência, o talento e o brilhantismo revelados pelos alunos participantes dos Vestibulares 2011 (UERN / UFERSA / UFRN / ENEM / PROUNI). E de uma maneira muito especial homenageio aqueles que se classificaram entre os melhores, revestindo de pleno êxito o seu esforço e dedicação aos estudos.

Como gestor e filho desta querida cidade, comprometido com a formação humana e acadêmica de nossos jovens, sinto-me gratificado e orgulhoso com o sucesso especial por cada aluno que obteve o passaporte para a Universidade. Parabéns a vocês e a cada uma de suas famílias que muito contribuíram para esta conquista!

Que o “Deus Providência” continue abençoando e engrandecendo seus esforços!

Parabéns, a cada aluno que obteve o seu resultado. Não importa em que classificação.

Aproveito para evidenciar e dizer aos que não conseguiram ainda o ingresso no ensino superior, que de forma alguma desistam dos seus sonhos e objetivos, aproveitem e participem do Cursinho Pré Vestibular gratuito oferecido em nossa cidade e que em poucos anos vem refletindo positivamente na vida de cada um que por ali se aventurou e hoje tem seu passaporte garantido na universidade.

Atualmente os nossos alunos estão tendo destaque nos diversos VESTIBULARES.

Este é um fato bastante significativo e reflete a qualidade, seriedade e competência do trabalho realizado por todos aqueles que fazem parte direto ou indiretamente da educação em nossa cidade.

Parabéns e muito sucesso a todos os alunos aprovados!

Bibi de Nenca – Prefeito Municipal.
Bibi de Nenca apresenta Projeto da Casa Lar do Idoso a comunidade campograndense!
Ontem dia vinte e sete de janeiro no Auditório da Casa de Cultura, o Prefeito Bibi de Nenca reuniu todos os segmentos sociais da cidade além do corpo de secretariado e funcionários municipais para sua apresentação em primeira mão, e de forma preliminar, OPROJETO TÉCNICO SOCIAL DA CASA LAR DO IDOSO.



Na reunião Bibi fez questão de esclarecer que o projeto é um, entre, seus grandes propósitos para o bem comum de Campo Grande.
Destacou que a motivação para o projeto foi nada mais do que a vontade de ver em Campo o segmento da terceira idade, que por ventura que não disponha das condições físico, financeira, emocionalmente e mesmo que seja de convivência familiar, poder contar com a municipalidade e com a boa vontade dos filhos de Campo Grande.
Também demonstrou humildade em reconhecer que o projeto é, apesar de uma proposta de sua significância social, é também audacioso e, sobretudo oneroso.

No entanto foi enfático ao afirmar que estaria diposto a arregaçar as mangas, buscar parcerias, unindo todos, e os esforços necessários, para a concretização da Implantação da Casa Lar do Idoso de Campo Grande, considerada como uma iniciativa de caráter social, zelo, acolhida, segurança de vida para o público da terceira idade do município e de reconhecimento humano e social para os mesmos.

Na seqüência, os participantes da reunião - emocionados e sensibilzados - fizeram questão de destacar a importância da iniciativa, o ganho social e os resultados satisfatórios que o projeto irá trazer para a comunidade de campo grande, e ainda se colocaram a disposição para contribuir com a implementação do projeto.

Bibi agradeceu a todos, juntamente com a secretária Irene Galdino, e ambos destacaram que em breve estarão em contato com os participantes que se dispuseram a contribuir com a implantação e manutenção da Casa Lar do Idoso, para maiores detalhamentos sobre o projeto.

O Projeto a princípio será de responsabilidade da Prefeitura sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social, e no momento que o mesmo em seu processo de funcionamento adquirir identidade e razão social, conforme sugestão de alguns presentes na reunião, poderá tornar-se em uma entidade social de caráter filantrópico, tal como uma associação ou fundação.

A previsão para o início de funcionalmento da Casa é julho de 2011.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PRIMEIRO E SEGUNDO LUGAR GERAL PARA O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EM CARAÚBAS É DE CAMPO GRANDE

Como se não bastasse o número recorde de aprovados no PSV/2011 da UERN e mais especificamente as seis(06) vagas obtidas no curso de Administração de Caraúbas, a cidade de Campo Grande também foi agraciada com o primeiro e segundo lugar respectivamente neste mesmo curso.

A liderança entre os 40 aprovados ficou com FRANCISCO DANTAS DE BRITO e ISRAEL SANTIAGO PAULA GADELHA. Parabéns aos dois Feras!

E segue abaixo lista de mais campograndenses aprovados!

Brenda Fyamma Fernandes Pimenta
Ciências Sociais/Mossoró

Luiza Geyse Fernandes Rebouças
Ciências Biológicas/Mosoró

Felipe Laydson de Melo Fernandes
Publicidade e Propaganda/Mossoró

Ana Cristina Neris Pimenta
História/Assú

José Freire da Silva Neto
Odontologia/Caicó

Antonio Francimar Lôpo da Silva
Administração/Caraúbas

Fonte: CGjovem
MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE GANHA CERTIFICADO DE GESTOR EFICIENTE DA MERENDA ESCOLAR

A Ação Fome Zero, realizou no dia 29 de novembro de 2010 a 7ª Edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, na oportunidade o município de Campo Grande (Augusto Severo), foi premiado pela participação e contribuição para a disseminação de boas práticas na gestão pública da alimentação escolar no Brasil.

Fonte: Site da PMCG

GRUPO MULHERES RENASCE CONSTROE LINHA DE TEMPO

* Iracema Maniele

















Nesta tarde de Terça-Feira (25/01),o Núcleo Sertão Verde através do Projeto Balaio da Economia Solidária reúne o Grupo de Renascença "Mulheres Renasce" que constroe a linha do tempo com o propósito de avaliar o projeto; assim construído pelo o grupo de 05 mulheres protagonizando e resgatando a cultura da arte de Renascença. A atividade teve assessoria das técnicas Lilia Holanda e Rachel Nogueria, onde avaliaram a atividade muito positiva para o caminhar do projeto junto ao Grupo Mulheres Renasce.

Matéria extraída do Blog CG NEWS às 04:08 0 comentários

segunda-feira, janeiro 24, 2011

Vestibular!




"A emoção de passar é que vai ficar para o resto da vida."






Destacamos aqui nomes de jovens campograndeses que foram aprovados no Vestibular da Uern:

1- Emanuele Luzia Medeiros Vieira
Administração -Caraúbas

2 -Gilvanira Gondim Moura
Administração -Caraúbas

3 - Francisco Dantas de Brito
Administração -Caraúbas

4 - Iracema Maniele Bezerra
Letras -Assu

5- Antônia Natália Rocha da Silva
Letras - Assu

6- Brena Kaline Viana de Oliveira Aires
Letras -Assu

7-Antonio Segundo Filho da Costa
Economia -Assu

8- Roberta Neres Santana
Administração - Caraúbas

9-Jéssica Ramila Fernandes Pereira
Economia - Mossoró

10- Maria Fernanda Paula Régis
Pedagogia -Caraúbas

11- Isabel Cristina Gondim Rocha
Letras -Assu

12-Ana Isadora Fernandes de Freitas
Pedagogia -Caraúbas

13-Israel Santiago
Administração -Caraúbas

14-Anna Cecília de Oliveira Silva *
Ciências Contábeis -Mossoró

15- Morgana Sayonara Ferreira Vieira
Ciências Contábeis-Patu



Aos aprovados nossos nossos parabéns! Vocês são VITORIOSOS E DESAFIADORES DE UM FUTURO CERTO.



Só brincando:




Ah... Quando eu passar no vestibular...
Eu vou chegar em casa, ............. a TV e gritar "NINGUÉM RECLAMA, QUEM MANDA AQUI SOU EU!"
Eu vou sair pelo Nordeste viajando por todas as praias e surfando até em poça de lama.
Eu vou pagar uma babá pra me dar comida na boca e trazer ......preu num ter que sair da rede.
Eu vou aprender Alemão, Japonês e Inglês.
Eu vou tocar violão, baixo, bateria e gaita.
Eu vou dormir tarde e acordar tarde, dormir cedo e acordar tarde, não dormir e passar três dias acordado.
Eu vou beber dois barris de chopp, três garrafas de vinho, 1 grade de cerveja e 2 litros do uísque mais caro do super-mercado.
Eu vou fazer uma camisa com letras garrafais "EU SOU ----" e usá-la quando for mandar cada um que disse que eu não passaria "-------- a ----------"!
Eu vou chegar pro primeiro policial que encontrar na rua e mandá-lo -------- e ------------, e se ele achar ruim eu digo logo: "Você sabe com quem você tá falando
? EU PASSEI NO VESTIBULAR!"



Ah quando eu passar no vestibular...

domingo, janeiro 23, 2011
















Agenda Saúde no Campo

* Patrícia Fernandes

A Prefeitura a Secretaria Municipal de Saúde na incumbência de proporcionar da melhor forma possível a saúde coletiva da comunidade, juntamente com a execução dos princípios do Sistema Único de Saúde, CONVOCA todos os moradores e vizinhos da Comunidade Bom Futuro, para participar da Ação Saúde no Campo que acontecerá no dia 25 de Janeiro de 2011 a partir das 08:00h da manha, na referida comunidade.
Esta será a primeira Ação dentre outras que vão está acontecendo, conforme agenda do Prefeito e da Secretaria Municipal de Saúde,
Serão desenvolvidas atividades, tais como: consulta médica, fisioterapeuta, teste de glicêmia, vacinação, palestra preventivção sobre temas dos, distribuição de medicamentos e métodos anticoncepcionais, aplicação de flúor e distribuição bem como a orientação do uso adequado do kit odontológico pelo dentista

Também teremos a presença do Prefeito Bibi Nenca, para debater junto a comunidade sobre os seus problemas e sobre as ações que serão em 2011 prioridades, na área de saúde, dentre outras, prioridades em seu governo para a zona rural para a comunidade do Bom Futuro.

Para complentar a Ação o Grupo Teatro Transformação vai está presente e de forma parceira, contribuirá com seus diversos personagens/atores que em cena movimenta - envolve e leva os participantes a momentos de conhecimentos, orientações, reflexões e muita diversão, como por ex: os palhaços, para brincar e alegrar as crianças com bricadeiras e atividades saudáveis.


PATRÍCIA VIANA
Secretária de Saúde.
* Matéria extraída do Noticías do Sertão:

"Ganhei R$ 32 nesta semana e minha comida passou a ter verdura saudável"



* Caramurú

A frase acima foi pronunciada pela assentada Cremilda (FOTO), do assentamento Ronaldo Valência, município de Campo Grande. Somada a outras 05 mulheres, Cremilda participa da pesquisa Mulher e Produção, do Banco Mundial junto com o Programa Desenvolvimento Solidário/Governo do Estado.

Na pesquisa as famílias tiveram acesso a recursos para aquisição de um sistema de irrigação, equipamentos, sementes e insumos para a produção orgânica de frutas e hortaliças. O projeto teve a articulação do nosso conselho municipal do FUMAC e a elaboração do Núcleo Sertão Verde.

Na última semana, visitei a área de produção juntamente com Lilia Holanda e Glauber Azevedo (FOTO) e verifiquei in locu os primeiros resultados. Aliás mais do que isso, ganhei uma gigantesca abobrinha para saborear os frutos destas estratégias que vem gerando renda e segurança alimentar no semi-árido nordestino.




* Matéria extraída do Noticías do Sertão:


Internet amplia alcance
e chega em Caiana

* Caramurú


Surpresa e registro ao chegar na comunidade rural de Caiana e me deparar com Karol (FOTO), filha do professor Tico de Caiana, usando o computador da família. Segundo Pedro Neto, filho do saudoso Tito Nogueira, da sede da associação ele consegue acessar internet. Isso sim é não ter fronteiras.

sexta-feira, janeiro 21, 2011



Melhoria contínua dos serviços em saúde prestados a nossa comunidade



Melhoria 01:


Considerarando a necessidade de efetuar um trabalho de qualidade com vista na melhoria contínua das condições de saúde da comunidade campo-grandense, a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde buscou parcerias com os governos estadual e federal para aquisição de equipamentos para melhor prestar assistência à saúde da comunidade.





Resultado da iniciativa e da parceria o município foi incluídos no Programa :

Plataforma Integrada de Telemedicina.

Isso significa quer dizer que acabamos de receber um equipamento de Eletrocardiograma para a realização de ECG.


Entretanto, é importante informar que, segundo esse mesmo programa é critério para realização do ECG a solicitação médica em casos de urgência ou dúvida de diagnóstico, já que os exames são enviados via internet e analisado por um cardiologista, sendo o resultado reenviado a nós em minutos também via internet.


Melhoria 02:


Outro equipamento adquirido recentemente é o aparelho de RX odontológico que vem a melhorar significativamente o atendimento aos nossos usuários na medida este complementa os serviços de endodontia e exodontia realizado pelos odontólogos em nosso município.



É com a busca contante, e baseando-se no princípio das melhoria contínua dos serviços prestados a população através da identificação da necessidade existente que a Secretaria Municipal de Saúde sob as orientações e pretenções de Bibi de Nenca, atua e continuará a cada dia, ma luta contínua de qualidade nos serviços ofertados aos campograndesses.



A Saúde de Campo Grande cuidando de você.

Patrícia Viana
Secretária de Saúde



quarta-feira, janeiro 19, 2011

No rumo certo! Campo Grande mais uma vez é destaque no site do Selo Unicef 2011




Ações do município voltadas para a promoção, garantia e defesa dos direitos da Criança e do Adolescente são acompanhadas pela Coordenação da Campanha do Selo Unicef 2009-2012, através do nosso blog e publicadas no site do Selo Unicef - Municípios do semiárido!

acompanhem:SELO UNICEF - MUNICÍPIO APROVADO


Somente este mês, três de nossas ações foram socializadas e se tornaram notícias como"boas práticas" em prol da qualidade de vida de crianças e adolescentes do município, do estado, do país e sem dúvida: do mundo!!!!!



Podemos ter a certeza que esse é o caminho... !!!!!!!!!


Acompanhe nossa trilha, por aqui:





Valeu!!!!!!!


terça-feira, janeiro 18, 2011


Bolsa Família paga R$ 1,2 bilhão a beneficiários a partir desta terça
18/01/2011 10:10




O pagamento do Bolsa Família começa nesta terça-feira (18) e termina no dia 31 de janeiro. Nesse período, serão transferidos R$ 1,2 bilhão a 12,8 milhões de famílias atendidas pelo programa em todos os municípios brasileiros. Nas cidades da região serrana do Rio de Janeiro devastadas pelas chuvas (Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis), o pagamento não será escalonado, ou seja, todas as famílias beneficiadas daqueles municípios podem sacar o dinheiro já nesta terça-feira. Quem perdeu o cartão do Bolsa Família nas enchentes deve procurar a prefeitura para obter uma declaração especial e assim receber o benefício.

Brasília, 18 – O pagamento do Bolsa Família começa nesta terça-feira (18) e termina no dia 31 de janeiro. Nesse período, serão transferidos R$ 1,2 bilhão a 12,8 milhões de famílias atendidas pelo programa em todos os municípios brasileiros. Nas cidades da região serrana do Rio de Janeiro devastadas pelas chuvas (Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis), o pagamento não será escalonado, ou seja, todas as famílias beneficiadas daqueles municípios podem sacar o dinheiro já nesta terça-feira. Quem perdeu o cartão do Bolsa Família nas enchentes deve procurar a prefeitura para obter uma declaração especial e assim receber o benefício.

A medida vai injetar imediatamente R$ 1,9 milhão nas três cidades, atendendo mais de 84,8 mil pessoas ou 21,2 mil famílias. O objetivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é oferecer meios para a população atingida começar a normalizar a vida.

Nos demais municípios, o pagamento será escalonado até o fim de janeiro, conforme o calendário anual do programa. O saque do benefício ocorre nos dez últimos dias úteis do mês e obedece ao final do Número de Identificação Social (NIS) de cada família, começando por um e terminando em zero.

Critérios – A Bahia é o estado com maior número de beneficiários e volume de recursos transferidos, seguida por São Paulo e Pernambuco (veja quadro abaixo). Os valores variam de R$ 22 a R$ 200, de acordo com o perfil econômico e a quantidade de filhos de até 17 anos. Toda família com renda mensal por integrante de até R$ 140 tem direito ao Bolsa Família. Quem se enquadra nesse critério e ainda não é atendida pelo programa deve procurar a prefeitura do município onde mora e solicitar a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Ao ser incluída no programa, a família passa a ter a agenda de saúde e a presença dos filhos na escola monitoradas. Os sistemas de acompanhamento dessas contrapartidas são desenvolvidos pelos ministérios da Educação e Saúde, em parceria com estados, municípios e o MDS.

Estudos mostram que o Bolsa Família contribui para a redução da pobreza e da desigualdade e para o aumento da frequência e da progressão escolar dos alunos beneficiários (em relação aos estudantes não atendidos pelo programa).





Roseli Garcia


SELO UNICEF -

PPA para crianças será realizado pela primeira vez




Pela primeira vez desde a promulgação da Constituição Federal (1988), haverá um Plano Plurianual (PPA), de quatro anos, com diretrizes, objetivos e metas para o atendimento de crianças e adolescentes.

Até o final de agosto de 2011, o futuro governo deverá enviar ao Congresso Nacional o PPA com os critérios para as despesas até 2015. O PPA condiciona a elaboração dos orçamentos anuais. Segundo a Constituição, “nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade”.

De acordo com a Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Silveira de Oliveira, o futuro PPA será baseado no Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente (2011-2020), em fase de consolidação no CONANDA.

Fonte: Portal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Agência Brasil, com informações da Rede ANDI Brasil.

segunda-feira, janeiro 17, 2011


Procon de SP lança cartilha para orientar consumidor na compra de material escolar — EcoDesenvolvimento - Sustentabilidade, Meio Ambiente, Economia, Sociedade e Mudanças Climáticas.






Os pais com filhos em idade escolar têm como um dos principais gastos no início do ano a compra de material escolar. Para aliviar o bolso e garantir que os consumidores tenham seus direitos respeitados, a Fundação Procon-SP lançou a cartilha Conheça Seus Direitos – Material Escolar. Nela os pais podem conferir dicas de como economizar e comprar de forma consciente.


Cartilha traz dicas para consumo consciente /
Foto: Agecom Bahia


Os pais com filhos em idade escolar têm como um dos principais gastos no início do ano a compra de material escolar. Para aliviar o bolso e garantir que os consumidores tenham seus direitos respeitados, a Fundação Procon-SP lançou a cartilha Conheça Seus Direitos – Material Escolar. Nela os pais podem conferir dicas de como economizar e comprar de forma consciente.



A primeira orientação para quem quer gastar menos é pesquisar os preços, seja em papelarias, lojas de departamento ou na internet. Checar com a escola a real necessidade de todos os itens solicitados também é indicado pelo órgão.


Para evitar compras desnecessárias e ainda reduzir seus impactos no planeta, a cartilharecomenda que os pais procurem em casa os materiais que sobraram do último ano e ainda estão em boas condições de uso. Trocas de materiais com outros pais e compras coletivas são outras dicas importantes.

Escolas

Algumas escolas fazem pedidos abusivos nas listas de material escolar. Sobre isso, o Procon alerta para que os pais exijam seus direitos. As instituições não podem, por exemplo, solicitar a compra de materiais de uso coletivo, tais como material de higiene e limpeza, ou taxas para suprir despesas com água, luz e telefone, nem exigir a aquisição de produtos de marca específica.

Portanto, materiais com giz, bolas, apitos, papel higiênico, CD e DVD virgem só podem ser requisitados se forem utilizados em atividades didáticas. Nesses casos, segundo o Procon, o consumidor deve checar no plano de aulas da instituição, onde deve ser detalhada a finalidade para a qual se exige o material.

- Leia a cartilha na íntegra -



Tags: Consumo Consciente , Educação , Reduzir, Reutilizar, Reciclar

domingo, janeiro 16, 2011


Nossas prioridades - Infância e adolescência no Brasil


O Brasil possui uma população de cerca de 190 milhões de pessoas, dos quais quase 60 milhões têm menos de 18 anos de idade, o que equivale a quase um terço de toda a população de crianças e adolescentes da América Latina e do Caribe. São dezenas de milhões de pessoas que possuem direitos e deveres e necessitam de condições para se desenvolverem com plenitude todo o seu potencial.

Contudo, as crianças são especialmente vulneráveis às violações de direitos, à pobreza e à iniqüidade no País. Por exemplo, 31% da população vive em famílias pobres, mas, entre as crianças, esse número chega a 50%. As crianças negras, por exemplo, têm quase 70% mais chance de viver na pobreza do que as brancas; o mesmo pode ser observado para as crianças que vivem em áreas rurais. Na região do Semi-árido, onde vivem 13 milhões de crianças, mais de 70% das crianças e dos adolescentes são classificados como pobres. Essas iniqüidades são o maior obstáculo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) por parte do País.

O Brasil está no rumo de alcançar o ODM 4, que trata da redução da mortalidade infantil. O País fez grandes avanços (a taxa de mortalidade infantil caiu de 46,9/1000, em 1990, para 24,9/1000, em 2006). Contudo, as disparidades continuam: as crianças pobres têm mais do que o dobro de chance de morrer, em comparação às ricas, e as negras, 50% a mais, em relação às brancas.

Dos 3 milhões de crianças que completam 1 ano de idade, 370 mil não possuem registro de nascimento (2005), e, portanto, vêem negado seu direito a uma identidade. Dos 11 milhões de crianças menores de 3 anos, mais de 80% não freqüentam creches.

Aproximadamente uma em cada quatro crianças de 4 a 6 anos estão fora da escola. 64% das crianças pobres não vão à escola durante a primeira infância. A desnutrição entre crianças menores de 1 ano diminuiu em mais de 60% nos últimos cinco anos, mas ainda cerca de 60 mil crianças com menos de 1 ano são desnutridas.



© UNICEF/BRZ/Ricardo Prado

Com 97,6% das crianças de 7 a 14 anos na escola, o Brasil ainda tem 660 mil crianças nessa idade fora da escola, das quais 450 mil são negras. Nas regiões mais pobres, como o Norte e o Nordeste, somente 40% das crianças terminam a educação fundamental. Nas regiões mais desenvolvidas, como o Sul e o Sudeste, essa proporção é de 70%. Esse quadro ameaça o cumprimento pelo País do ODM 2 – que diz respeito à conclusão de ciclo no ensino fundamental.

O Brasil tem 21 milhões de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. De cada 100 estudantes que entram no ensino fundamental, apenas 59 terminam a 8ª série e apenas 40, o ensino médio. A evasão escolar e a falta às aulas ocorrem por diferentes razões, incluindo violência e gravidez na adolescência. Em 2003, 340 mil adolescentes (12-17 anos) tornaram-se mães.

Na área do HIV/aids, a resposta brasileira é reconhecida globalmente como uma das melhores, mas permanecem grandes desafios que deverão ser enfrentados para assegurar acesso universal à prevenção, tratamento e cuidados para as crianças e os adolescentes brasileiros. A taxa nacional de transmissão do HIV da mãe para o bebê caiu mais da metade entre 1993 e 2005 (de 16% para 8%), mas continuam a existir diferenças regionais significativas: 12% no Nordeste e 15% no Norte. O número de casos de aids entre os negros e entre as mulheres continua a crescer num ritmo muito mais acelerado do que entre os brancos e entre os homens. Além disso, a epidemia afeta cada vez mais os jovens.

As crianças são especialmente afetadas pela violência. Embora os sistemas de notificação e informação sobre violência contra a criança sejam fracos, os dados existentes sugerem que 96% dos casos de violência física e 64% dos casos de abuso sexual contra crianças de até 6 anos sejam cometidos por familiares. No caso dos adolescentes, a violência tem lugar fora de casa. Nas duas últimas décadas, o número de homicídios de adolescentes (15 a 19 anos) aumentou quatro vezes. Tais homicídios afetam desproporcionalmente os meninos negros das famílias pobres das áreas urbanas. Há 956 municípios, onde há casos de exploração sexual reportada.

O País tem ainda o desafio de superar o uso excessivo de medidas de abrigo e de privação de liberdade para adolescentes em conflito com a lei. Em ambos os casos, cerca de dois terços dos internos são negros. Cerca de 30 mil adolescentes recebem medidas de privação de liberdade a cada ano, apesar de apenas 30% terem sido condenados por crimes violentos, para os quais a penalidade é amparada na lei.

Desconto da Tarifa da Energia Elétrica e o BPC terão recadastramento apartir de amanha!



Assistência Social inicia ano com as ações de recadastramento do Grupo da Melhor Idade e a Inclusão de pessoas já beneficiárias do BPC: Benefício da Prestação Continuada.

A secretária municipal da pasta da Promoção Social e Bem Estar Social – área da assistência social - Irene Galdino, desde os primeiros dias do mês de janeiro, depois de sua nomeação como secretária, tratou de organizar a secretaria e o CRAS para, juntamente com as suas equipes iniciar o recadastramento das pessoas que já fazem parte, ou de novas, do grupo da melhor idade do município.

O recadastramento terá início amanhã, dia 17, no horário das 07h30min até às 11h30min da manhã.

Para o recadastramento, a secretária reuniu no dia 12 deste mês, no clube dos idosos, todas as pessoas que já faziam parte do grupo em 2010. Na oportunidade os mesmos foram orientados sobre todo o processo e as ações que serão realizadas no ano de 2011.

Amanhã também será iniciada a etapa de inclusão no banco de dados do Cadastro Único, de informações das pessoas de Campo grande que atualmente são beneficiárias do Benefício da Prestação Continuada/BPC.






Os beneficiários do BPC, ao recebem seu beneficio social, no seu extrato serão informados sobre o dia e como realizar seu cadastro único.

É importante para o beneficiário ficar atento às orientações contidas em seu estrato bancário. Caso o beneficiário não acompanhe a orientação, a equipe da secretária e do CRAS, já está orientado para o procedimento e as orientações necessárias.

O procedimento de inclusão dos beneficiários do BPC no cadastro único para os programas sociais do governo federal, é uma atividade normalizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social. E objetiva desta forma valorizar o banco de dados do cadastro único já existente e consolidado nos município, através do Bolsa Família, e futuramente pelo mesmo sistema municipal realizar atualizações cadastrais e batimentos de informações dos beneficiários com os sistemas nacionais de informações de renda e desenvolvimento humano e social dos mesmos, como forma de melhor caracterizar o beneficiário, e se for o caso, acompanhar sua real necessidade de manter-se beneficiário, ou capaz de desenvolver sua autonomia e habilidade humana.

Maiores informações: procurar a secretária, o CRAS, ou ligar para: 3362-2905 e ainda enviar e-mail para: casadafamiliacgrn@hotmail.com.

Importante:

O que é o BPC?


O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um direito garantido pela Constituição Federal, que assegura um salário mínimo mensal ao idoso, com idade de 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, incapacitada para a vida independente e para o trabalho, que comprove não possuir meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família. Em ambos o caso, é necessário que a renda mensal bruta familiar per capita seja inferior a um quarto do salário mínimo vigente.


O BPC é um benefício da Política Nacional de Assistência Social, individual, não vitalício e intransferível, que integra a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único da Assistência Social (Suas). É um direito de cidadania que garante a proteção social não contributiva da Seguridade Social. Ou seja, para ser beneficiário do BPC, não é preciso contribuir com a Previdência Social. Em 2010, serão mais de 3 milhões de beneficiários do BPC com um investimento aproximado de R$ 20,1 bilhões.


A gestão do BPC é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por intermédio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) , que é responsável pela implementação, coordenação, regulação, financiamento, monitoramento e avaliação do Benefício. A operacionalização é realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) . Os recursos para o custeio do BPC provêm do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) . O direito ao benefício está amparado também na Lei 10.741/03, que institui o Estatuto do Idoso.



Desconto da Energia Elétrica - Tarifa Social - para famílias com até três salários!



Amanha também a secretaria vai está recebendo, orientando e incluindo famílias do cadastro único e das que já recebem o Bolsa Família na Tarifa Social – que é um desconto sobre o consumo mensal da energia elétrica.


Importante:

O que é a Tarifa Social?



A Tarifa Social de Energia Elétrica, atualizada pela Lei nº. 12.212/10, estabelece que para ter acesso ao desconto na conta de luz é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais e que possua renda familiar per capita de até meio salário mínimo. O desconto varia entre 10 e 65% de acordo com a faixa de consumo.


As famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários mínimos, mas que tenham entre seus membros pessoas em tratamento de saúde que necessitam usar continuamente aparelhos com elevado consumo de energia, também recebem o desconto. Também se enquadram no perfil as famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) .


As famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único e que tenham renda familiar per capita menor ou igual a meio salário mínimo, ou que possuam entre seus moradores beneficiário do BPC, terão direito a desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês.


A lei prevê um prazo mínimo de 180 dias, a contar da sua publicação, em 20 de janeiro de 2010, para a inclusão de domicílios no benefício da Tarifa Social de acordo com os novos critérios. As unidades consumidoras atualmente beneficiárias do desconto e que não atendam aos critérios da Lei deixarão de ter direito ao benefício em um prazo máximo de 24 meses.

sábado, janeiro 15, 2011

Orçamento de 2011 para instalação de Restaurantes Populares e Cozinhas Comunitárias é de R$ 36,9 milhões — Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



Brasília, 14 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) tem exatamente R$ 36.950 milhões para apoiar a instalação de Restaurantes Populares e Cozinhas Comunitárias em municípios brasileiros em 2011. O programa, que tem o objetivo de oferecer alimentação nutritiva e saborosa a preço acessível, tem mudado a vida de milhares de pessoas.

O acesso à refeição saudável começou a mudar a partir de 2003, quando o Governo Federal começou a apoiar a implantação de equipamentos públicos de alimentação e nutrição. Todos os dias, de segunda a sexta-feira, são preparadas 122 mil refeições nos 89 Restaurantes Populares construídos em 73 municípios com o apoio do MDS.

Essas unidades têm feito a diferença para milhares de pessoas de baixa renda nos 21 estados onde foram implantados. Ter uma alimentação saudável agora está mais ao alcance dessa população. Com uma média de preço de R$ 1,50 por refeição, pessoas de baixa renda podem comer bem nos Restaurantes Populares.

As Cozinhas Comunitárias funcionam como minirrestaurantes, com capacidade de servir até 200 refeições por dia; já os Restaurantes Populares têm capacidade de servir no mínimo mil refeições por dia. Até o final de 2010, o MDS apoiou a construção de 642 Cozinhas em 22 estados, das quais 406 estão em funcionamento, servindo 86 mil refeições diárias.

A implantação desses equipamentos formam a Rede Nacional de Equipamentos e Serviços Públicos de Alimentação e Nutrição que dão suporte à construção da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A política atua no eixo de apoio à produção e ampliação do acesso à alimentação para as populações em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social.

Além de fornecer refeições saudáveis e balanceadas, os Restaurantes Populares e as Cozinhas Comunitárias abrem espaço para atividades de desenvolvimento comunitário, estímulo ao cooperativismo, promoção da saúde e educação alimentar, além de palestras, oficinas e campanhas educativas. Também promovem atividades com fins culturais e de socialização, como shows, apresentações e reuniões da comunidade.

O MDS apoia a instalação dessas unidades por meio de editais de seleção pública. São financiados projetos de construção, reforma e adaptação de instalações prediais, aquisição de equipamentos permanentes, móveis e utensílios novos, além de assessoria técnica aos gestores. Os governos municipais e estaduais se responsabilizam pela administração e manutenção das unidades.


Acesse o boletim: MDS vai destinar mais de R$ 36 milhões para equipamentos públicos de alimentação em 2011

sexta-feira, janeiro 14, 2011


Matéria extraida do Notícias do Sertão


Especializações da FALC começaram no final de semana
* Caramurú



No sábado passado aconteceu a primeira aula das duas turmas de especialização, organizadas pela FALC. Surpreendeu dentre os alunos e alunas as presenças de pessoas que haviam concluído o ensino superior a um certo tempo, como foi o caso de Otto Luiz.


A turma foi prestigiada com a presença do Secretário de Educação Ranieri Moreno (FOTO) que enalteceu a chegada da pós graduação. "Estamos neste novo desafio colocado pelo Prefeito Bibi de Nenca e queremos somar parcerias pelo desenvolvimento do nosso município.


Representando a FALC, a professora Renata Weve parabenlizou a iniciativa do município e agradeceu o apoio da Prefeitura através da Secretaria de Educação, destacou o empenho da Coordenadora Julia Azevedo; citou a parceria municipal ofertando a Escola Ieda Medeiros; e referenciou o diálogo de entrada que foi tido com nosso mandato de vice prefeito.


A FALC - Faculdade Aldeia de Carapicuíba é do Estado de São Paulo com núcleo no Ceará

quinta-feira, janeiro 13, 2011



MDS prepara socorro às vítimas das enchentes no Rio de Janeiro — Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome









O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome estuda medidas de emergência para socorrer as vítimas dos temporais e desabamentos na região serrana do Rio de Janeiro. Nesta sexta feira (14), o secretário executivo do MDS, Rômulo Paes, e o assessor especial da ministra Tereza Campello, Onaur Ruano, vão sobrevoar as áreas atingidas para verificar as ações que podem ser feitas.



Fortes chuvas destruíram estradas, ruas e casas em Teresópolis de transmissão de cargoBrasília, 13 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome estuda medidas de emergência para socorrer as vítimas dos temporais e desabamentos na região serrana do Rio de Janeiro. Nesta sexta feira (14), o secretário executivo do MDS, Rômulo Paes, e o assessor especial da ministra Tereza Campello, Onaur Ruano, vão sobrevoar as áreas atingidas para verificar as ações que podem ser feitas. Em Teresópolis, os representantes do MDS vão se encontrar com prefeitos e secretários das cidades afetadas pelas chuvas.

O MDS também está preparado para dar suporte aos desabrigados, a exemplo do que fez, em 2010, em Alagoas e Pernambuco. Lá, além da distribuição de cestas de alimentos e da antecipação do pagamento de benefícios, apoiou a instalação de mais de 30 cozinhas comunitárias emergenciais. No caso do Rio de Janeiro, é preciso avaliar se há como preparar as refeições nos próprios alojamentos.

A Defesa Civil estima que mais de 300 pessoas tenham morrido no Estado. As áreas mais atingidas foram os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. As três cidades têm mais de 20 mil beneficiários do Bolsa Família. Em todo o Estado são mais de 685 mil famílias.

Números do MDS – O Estado do Rio de Janeiro possui 373 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), dos quais 244 recebem financiamento do MDS. Dentre os 97 Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), 96 recebem recursos do ministério.

O Rio de Janeiro tem mais de 685 mil famílias beneficiárias do programa Bolsa Família. Desse total, 10,7 mil vivem em Petrópolis, 6,1 mil em Teresópolis e 4,2 mil em Nova Friburgo.

Mudanças da área da educação!






Neste sábado dia 15/01 os educadores e profissionais da educação sob a maestria do secretário de farão multirão na secretária de Educação. O objetivo é organizar as papelados e livros de acervos bibliótecarios existentes para que o ambiente se torne mais aconchegante e visitativo.

De acordo com o Raniere Moreno a secretaria de educação agora, também se tornará um espaço de pesquisa e estudo para alunos e profissionais de qualquer aréa, que queira e precise de um local tranquilo para realizar tal atividade.



Este blog parabeniza as novas atitudes e reintera a disposição para contribuir junto a essa secretaria para a mudança e para que a qualidade de educação. Enfim, receba os méritos devidos e justos aos esforços, tanto da gestão cuidando de você como dos demais que realizam suas atividades vizando o crescimento do nosso município.


Relatório sobre situaçaõ atual do município é concluído e apontará providências para a educação !



Nesta manhã do dia 13/01, o novo Secretário de Educação do Município o Sr Raniere Moreno entregou um relatótio elaborado pelo próprio, divulgando todo o resultado das visitas realizadas as escolas do município. Junto ao mesmo foi apresentado o orçamento necessário ao ínicio do ano letivo, conforme a necessidade e escolar e os parâmetro de organização, qualidade e seriedade, evitando assim dificuldades e transtornos, tais como:recuperação dos equipamentos escolares ( cadeiras e quadros) à manuntenção da parte estrutural e física de cada ambiente escolar.
Estudo da Nova Portaria da LDB


Neste dia 14 também acontecerá na Secretaria Municipal de Educação o Estudo da Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, Nesse estudo participarão diretores, secretários e supervisores de todas as escolas municipais e estaduais.
As mudanças na educação acontecem cotidianamente e todos tem que se inteirar e ficar atento a essas mudanças para que o município não sofra e nem venha a se prejudicar ou ficar de fora de projetos onde beneficie qualquer ator, seja ele docente ou discente diz: O secretario municipal de educação Raniere Moreno.
Secretário reune os Seguimentos da Educação




Neste dia 14/01 o Secretário de Educação do nosso município Raniere Moreno estará reunido todos os zeladores,vigias e demais funcionários da educação para juntos tomarem algumas decisões a respeito do ano letivo em curso. Raniere diz ele que a aproximidade e a interação com todos fará a diferença, certamente esta atitude resultará na melhoria na qualidade da gestão educacional do município, meta essa que o nosso prefeito Bibi de Nenca prima e almeja nesses proxímos dois anos.

Nova Gestão na Educação do Nosso Município

Nova Gestão na Educação do Nosso Município

O novo Secretário de Educação do município Raniere Moreno íniciou neste dia 07 /01 os trabalhos realizando reunião com todos os diretores de escolas, supervisores e coordenadores pedagógicos, afim de se inteirar sobre a gestão educacional. Ao se reunir com os responsáveis pelas escolas demandou algumas resoluções imediatas para dar ínicio ao calendário de matricúlas que ocorrerá a partir do dia 10/01, indo até o final do mês de janeiro.
Já nas escolas rurais isoladas o secretário fez questão de fazer visitas "in loco" com o intuito de observar as condições das mesmas.Esse trabalho está sendo realizado desde os dias 10,11,12 do corrente mês. O secretário tem como pretenção que as aulas comecem com todas as estruturas escolares em perfeito estado.

segunda-feira, janeiro 10, 2011

Raniere Moreno de BOLA CHEIA com Sueldo Barbosa

Extraído do Notícias do Sertão
Postado por Caramuru Paiva às 05:56 0 comentários

* Caramurú
Recebi texto do universitário Sueldo Barbosa sobre a indicação de Ranieri Moreno para a educação. O jovem é ex aluno do novo secretário e pediu a publicação do seguinte artigo: "Acerca da reforma político-administrativa, apresentada pelo Gestor Municipal, recebi com alegria a indicação, e consequente nomeação do professor e amigo: Ranieri Moreno. E, neste sentido, quem não gosta dele seja por qualquer que seja o motivo digo, com toda propriedade que não estou recebendo cachê para tanto. Ora, minha admiração ao professor Ranieri, se dá precisamente pela paixão que tem pela educação, o interesse que dispensa aos alunos, e as broncas um tanto quanto amargas aos que escutam, é o que faz dele um excelente professor.
Quando me deparei na cadeira de uma faculdade, confesso que às vezes pensava que pagaria algum “mico”, pois não é segredo nem tampouco escondo que estudei toda a minha vida com exceção ao ensino superior, em escola pública.
Ledo engano, no que tange ao português tive um excelente ensino, precisamente pelas incasáveis redações que este (no caso o Professor Ranieri), nos fazia escreve, lembro que nos fazia escrever sobre as coisas mais simples da vida. Eis aí razão pela qual, muitos de meus amigos, não tem nenhum problema em se expressar.
Ao meu amigo, e eterno professor, desejo meus mais sinceros votos de boa adminstração à frente da cadeira da Educação. E, para não ser injusto minha alegria é do tamanho da tristeza que tive quando Vânia Jacomé deixou a mesma função que com maestria soube fazer da "função' um mister por tantos anos, dois professores dentre muitos a quem guardo no coração, externando sempre minha admiração e respeito.
Portanto, só me resta pedir ao professor Ranieri, favor desconsiderar pequenos erros gramaticais deste eterno aluno.
Cordialmente,"

SUELDO BARBOSA (PRIMEIRO NA FOTO) é campograndense estudante de Direito, em Natal.

sexta-feira, janeiro 07, 2011

Novas estratégias para a erradicação da fome e da miséria


A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, foi entrevistada pelo jornalista Paulo Henrique Amorim no programa Record Atualidades, da Record News. Ela fala sobre os desafios do ministério e o esforço conjunto do governo da presidenta Dilma Rousseff para erradicar a pobreza, além dos estudos para reajuste do valor do benefício do Bolsa Família.

quinta-feira, janeiro 06, 2011

Educação X PBF: Governo monitora 88% da frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família — Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome


Governo monitora 88% da frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família
04/01/2011 10:15



Brasília,4 - O Governo Federal recebeu informações sobre a frequência escolar de 15,5 milhões de alunos de 6 aos 17 anos, atendidos pelo Programa Bolsa Família do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Com o alto índice de monitoramento da condicionalidade de educação (88%), o MDS encerra o ano reforçando a integração de políticas públicas nas áreas de educação, saúde e assistência social para os beneficiários da transferência de renda. O resultado se refere ao bimestre outubro/novembro de 2010.

Desde 2005, o MDS e o Ministério da Educação desenvolvem um sistema para monitorar a presença dos alunos na escola. O objetivo é estimular o acesso dos beneficiários do programa aos serviços de educação e saúde. Na época, o Governo Federal recebia informações de 6,3 milhões de crianças e adolescentes. Com o aprimoramento do sistema e a parceria de Estados e municípios, o monitoramento alcançou mais de 15,5 milhões alunos nos últimos anos. Portanto, o aumento nesse período foi de 164%.

Do total de 15,7 milhões de filhos de beneficiários com idades entre 6 e 15 anos, 14,1 milhões tiveram a frequência escolar acompanhada pelos técnicos de educação dos municípios. Eles precisam assistir a pelo menos 85% das aulas para a família manter o benefício. Para adolescentes de 16 e 17 anos, a frequência exigida é de 75%. Nesse caso, o MDS recebeu informações sobre 1,4 milhão de alunos, de um total de 1,7 milhão, o que representa 79%. A baixa frequência ou a ausência na escola podem levar ao bloqueio e até ao cancelamento do benefício.

Impactos - Além do acompanhamento relativo à educação, as prefeituras também precisam manter atualizados os dados referentes à saúde das famílias, como vacinação infantil e pré-natal de gestantes. O prazo para o monitoramento da agenda de saúde do segundo semestre de 2010 terminou na sexta-feira (31).

A exigência das condicionalidades traz impactos positivos tanto na educação quanto na saúde dos beneficiários. Estudos mostram que o Bolsa Família provocou aumento da taxa de matrícula em 4,4 pontos percentuais, na comparação entre beneficiários e não beneficiários. No Nordeste, essa diferença é ainda maior: de 11,7 pontos percentuais. Os estudantes beneficiários apresentam progressão escolar seis pontos percentuais maior. Em relação à saúde, as grávidas de famílias beneficiárias têm 1,5 mais consultas que as não beneficiárias. O programa contribui também para que as crianças sejam vacinadas nos períodos apropriados.

Os valores pagos pelo programa variam entre R$ 22 e R$ 200, de acordo com a renda mensal por pessoa da família e o número de crianças e adolescentes de até 17 anos. Representam investimento de R$ 1,2 bilhão por mês na melhoria das condições de vida de 12,8 milhões de famílias.

Acesse o boletim: Frequência escolar fecha o ano com 88% de informações monitoradas

quarta-feira, janeiro 05, 2011

Mudança na Assistencia Social do municipio

Ontem o Prefeito Bibi de Nenca concretizou a mudança de secretário da pasta e área da Assistência Social do Munícipio.

Raniere Moreno que durante dois anos esteve a frente da Secretaria Municipal de Promoção e Bem Estar Social faz repasse de ações e de projetos desenvolvidos e que estão ainda na linha de realização para o ano de 2011 a Assistente Social Irene Galdino.

Raniere Moreno agora assume a pasta da educação.

Como ações realizadas e resultados obtidos em prol do desenvolvimento social de famílias público da assistência social, Raniere apresentou a toda equipe e a atual Secretária as seguintes comprovações:

Prefeitura Municipal de Campo Grande
Secretaria Municipal de Promoção Social e Bem Estar Social


Exercício 2010.

Contribuições da Assistência Social ao desenvolvimento do município:

• Ações que resultaram em Impactos positivos:


- Acessibilidade e Inclusão social

 Atendimento mais dígno as famílias
 Mais famílias cadastradas
 Mais famílias beneficiadas - com 9% a mais que a meta estabelecida pelo governo federal
 Redução de 92% de cancelamentos de benefícios
 Aumento de meta e recursos de Peti
 Aumento de meta e recursos de Pro Jovem Adolescente
 Maior cobertura do Bolsa Família : contribuindo com a redução da pobreza
 Maior cobertura da complementação alimentar: contribuindo com a redução da miséria,
 Maior atenção aos direitos da criança e adolescente
 Maior acompanhamento sócio educativo às famílias
 Maior divulgação e orientação sobre os serviços disponíveis as famílias de baixa renda – mídia: blog, FM, panfletos e campanhas educativas;
 Maior inclusão das famílias do cadastro único e do Bolsa familias nos programas:
*Compra Direta
* Complementação alimentar da Conab
* Cheque Reforma
* Minha Casa Minha Vida
* Brasil Alfabetizado
* Tarifa Social da Energia Elétrica – Desconto
* Benefício da Prestação Continuada – BPC: - salario mínimo a pessoa idosa maior de 95 ano e pessoa com deficiência.

- Equidade Social - justiça

 Igualdade de atendimento e atenção as famílias da zona rural e urbana

- Protogonismo Social

 Maior envolvimento de crianças e adolescentes em movimentos e campanhas educativas
 Maior participação de pais e mães em assuntos de interesse social

- Capacitação aos técnicos

 Maior capacitação para os técnicos da assistência social


- Parcerias

 Integração de políticas públicas, nas áreas de educação e saúde
 Mais parcerias de trabalho com a saúde , educação, Conselho dos Direitos e Conselho Tutelar;
 Maior contribuição a Comissão Pro Selo Unicef
 Maior monitoramento de serviços com Fundação Abrinq.

- Volutariado Social

 Maior incentivo e contribuição dos mesmos as ações da Assistência Social.


Campo Grande – Rn, 31 de dezembro de 2010.



Raniere Moreno
Secretário

terça-feira, janeiro 04, 2011

Mundança no Ministerio Desenvolvimento Social

Ministra Tereza Campello assume MDS aceitando o desafio de erradicar a miséria — Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



Ministra Tereza Campello assume MDS aceitando o desafio de erradicar a miséria
02/01/2011 19:30

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, assumiu o cargo dizendo que é possível erradicar a miséria no Brasil e promover a inclusão produtiva. Ela falou sobre os recentes avanços na área social e defendeu estratégias conjuntas para o desafio dos próximos quatros anos.

Bruno Spada/MDS


Tereza Campello, ministra do Desenvolvimento Social e Combate, discursa durante a solenidade
de transmissão de cargoTereza Campello assumiu neste domingo (02/01) o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) aceitando o desafio da presidente Dilma Rousseff de erradicar a miséria no Brasil e promover a inclusão produtiva. “É possível e temos o dever de ousar mais uma vez”, afirmou.

Em discurso na transmissão de cargo, ela falou dos próximos passos da pasta: “Esta próxima etapa buscará incluir o núcleo dos brasileiros mais pobres e o núcleo mais complexo e os mais vulneráveis, os invisíveis afastados dos serviços públicos, sem documento, sem direito, sem cidadania.” E lembrou que o esforço dos próximos quatro anos implica em continuidade, consolidação das conquistas e aprofundamento das políticas de inclusão. “Isto exigirá inovação e superação”, salientou.

A ministra disse que será necessário construir várias estratégias para atender às diversidades regionais, culturais e sociais do pais e deu grande ênfase às ações de inclusão produtiva. “Já fizemos muito, mas muito ainda há de ser feito. Vamos seguir em frente com o projeto de nação com desenvolvimento econômico, acompanhado de distribuição de renda, distribuição de cultura e distribuição de poder”.

Ela falou dos avanços do Fome Zero e do Bolsa Família, lembrando que 93% dos beneficiários do programa fazem três refeições por dia e mais de 11 milhões de brasileiros passaram a viver em segurança alimentar. Ela também reforçou a importância da gestão compartilhada entre governos federal, estaduais e municipais e lembrou das conquistas sociais nos últimos anos, citando o 4o. Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que aponta a queda da pobreza extrema de 12% em 2003 para 4,8% em 2008.

Tereza Campello entrou no auditório lotado do Bloco K de braços dados com a ex-ministra Márcia Lopes e ambas foram aplaudidas de pé. Na despedida, Márcia afirmou que participar do MDS foi uma experiência fantástica num governo que teve a ousadia e a coragem de enfrentar a realidade do Brasil. “Chegamos a um patamar de interlocução qualificada e não é a toa que estamos assistindo à redução da desigualdade no Brasil”.

Participaram da cerimônia ministros do governo Lula (Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário,) e do governo Dilma Rousseff (Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência; Isabel Teixeira, do Meio ambiente; Luiz Sérgio, das Relações Institucionais; Afonso Florence, do Desenvolvimento Agrário; Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos; Luiza Bairros, da promoção da Igualdade Racial; Miriam Belchior, do Planejamento; Fernando Haddad, da Educação; e Alexandre Padilha, da Saúde), secretários e servidores do MDS, dirigentes de Conselhos, deputados federais e senadores, entre outras autoridades.

Biografia - Como assessora especial da Presidência da República no início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Tereza Campello participou da coordenação do grupo de trabalho que concebeu o Bolsa Família. Depois, subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, esteve à frente de projetos prioritários na área de desenvolvimento, como os programas de Produção de Biodiesel, de Etanol e Territórios da Cidadania, além do Plano Nacional de Mudanças Climáticas, do programa de produção sustentável de óleo de palma e do Mutirão Arco Verde, que levou serviços públicos, regularização fundiária e fomento ao desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Paulista de Descalvado e formada na Universidade Federal de Uberlândia, ela foi fundadora do Partido dos Trabalhadores (PT) e professora do Curso de Economia na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), na cadeira de Economia do Setor Público.

Entre 1989 e 1993, foi assessora econômica da Prefeitura de Porto Alegre e coordenadora do Gabinete de Planejamento e Orçamento Participativo. Trabalhou na assessoria de Olívio Dutra (quando prefeito e governador) e com os ex-prefeitos Raul Pont e Tarso Genro.

Antes de participar da equipe de transição do primeiro governo Lula, quando assessorou Tarso Genro e ajudou a formatar o programa econômico, foi secretária substituta e coordenadora da Secretaria Geral de Governo do Rio Grande do Sul.

Acesse o boletim: Ministra Tereza Campello assume MDS aceitando o desafio de erradicar a miséria