terça-feira, novembro 30, 2010

OS ARTISTAS DO PROGRAMA PETI



Durante a semana cultural da escola Professor Joaquim Leal Pimenta, foi possivel admirar várias apresentações culturais e artisticas. Entre elas uma chamou a atenção, foi á apresentação do Grupo Esporte e Biblia. Aprendendo a arte através da fé e do esporte, crianças da nossa comunidade vem criando nova expectativa de futuro. Na semana cultural, eles se apresentaram tocando o hino nacional e várias outra melodias.


O Esporte & Bíblia para o nosso orgulho também observamos que vários dos artistas fizeram parte do programa PETI, nos anos de 2008 e 2009, como é satisfatório ver o aprendizado das nossas crianças, hoje adolescentes capazes de brilhar e expandir seus talentos e sua originalidade.

PARABÉNS E SUCESSO!!!

ROBERTO JALES

POSTADO POR: ANA LÚCIA

O PROGRAMA PETI RESPIRANDO CULTURA

Durante o curso de teatro, o fórum de selo UNICEF e a semana cultural 2010, as crianças do programa PETI, sentiram na pele o gosto pela arte. foram várias apresentaçoes culturais. Nas escolas e repartições públicas elas demosntraram o gosto pela arte, é um dom que estava guardado, além de promover o fazer teatral, e revitalizar a valorização do teatro. Foi visível e fácil de admirar os componentes irradindo sua arte.

Oficina de teatro: o curso preparou os alunos para o teatro, incluindo a participação nos espetáculos teatrais produzidos pela oficina em parceria com a Companhia Teatral Transformação. Os alunos receberam aulas de desinibição, expressão corporal, interpretação em grupo, construção de personagens, improviso, jogos teatrais, interpretação de textos de teatro. Em vários momentos no curso, o aluno é preparado para trabalhar no teatro, incluindo a participação no elenco de várias peças teatrais.
Na Casa de Cultura as crianças tem por meta difundir a arte cência, com o total apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande, o programa PETI vem apresentando seus resultados com espetáculos teatrais, cursos, oficinas, intervenções, performances e exposições.
Sem esquecer dos artistas de teatro que fazem parte das companhias locais e os artista autônomos com seus espetáculos gratuitos e o intercâmbio de experiências teatrais com um simples sorriso do rosto de uma doce criança.
CRIADO POR:
Roberto Jales
Coordenador do PETI
POSTADO POR: Ana Lúcia

FEIRA DO EMPREENDEDOR, INCENTIVA ALUNOS A SEREM AUTÔNOMOS!

Sobre a responsabilidade do professor Júnior Liberato, aconteceu neste dia 18 de novembro (quinta-feira), a feira do empreendedor, nas dependências da Escola Estadual Prof: Adrião Melo, a feira é o resultado do Curso Despertar, que durante dois meses, foi ministrado aulas teóricas e práticas, a um grupo de trinta alunos, o propósito de mostrar aos nossos jovens, que se tornar independente financeiramente, basta usar a criatividade e se mostrar perseverante, como diz o Diretor da Escola Fernando Antonio de Souza, que apoia atividades como essa dentro da escola.




Mobilização contra a Dengue em Campo Grande!

CONTRA A DENGUE A MELHOR AÇÃO É A PREVENÇÃO

É com essa forma de pensamento que a Prefeitura Municipal de Campo Grande e Secretaria Municipal de Saúde desenvolve suas atividades, apesar de nenhum caso confirmado ainda no ano de 2010, a decisão é de antecipar na medida em que em alguns dias ocorreram chuvas esporádicas e que qualquer material ou objeto pode servir como criadouro para o mosquito.
Sendo assim além do uso do Programada FM Comunitária 104.9 - que a que a secretaria de saúde realiza semanalmente - no dia 23.11.2010, onde o tema abordado foi “a prevenção e controle da Dengue”, o trabalho de orientação domiciliar dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Endemias, será realizada nos dias 29 e 30 de novembro uma grande mobilização na sociedade de Campo Grande contra a Dengue.

Os profissionais de saúde Enfermeiros, ACS e Agente de Endemias estarão no dia 29/11 passando em todas as Escolas Municipais e Estaduais de nosso município nos horários matutinos e vespertinos, fazendo palestras, panfletando e tirando duvidas sobre a doença e formas de prevenção. Os estudantes representam na nossa visão um segmento social mais aberto a novos conhecimentos e mais propensos a internalizarem e utilizarem estes, na sua vida diária, como também, um multiplicador das informações no seu lar que representa a célula de uma sociedade, daí a importância desse grupo.

No dia seguinte 30/11 realizaremos nossa caminhada pelas ruas com todos os profissionais de saúde envolvidos, professores, estudantes, secretários municipais, famílias e beneficiários e coordenadores do programas sociais, tais como Pro Jovem Adolescente, idosos, e o Peti, Comissão Municipal Pró Selo Unicef e etc, na tentativa de conscientizar toda a sociedade de Campo Grande do risco da volta da Dengue. Além da mobilização estaremos juntamente com os profissionais da Secretaria Municipal de Obras realizando o recolhimento de objetos e materiais que possam servir de criadouros para o mosquito.
A luta contra a Dengue não se realiza em alguns dias e sim é uma luta diária de mudanças de hábitos de nossa população.
PREFEITURA MUNICIPAL

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

MOBILIZAÇÃO MUNICIPAL DE COMBATE À DENGUE

CAMPO GRANDE - RN

CONVITE
A Prefeitura Municipal de Campo Grande e a Secretaria Municipal de Saúde tem o prazer de convidar V. Sa., a participar nos dia 29 e 30/112010 de uma grande mobilização no combate á dengue, que ocorrerá em Campo Grande, conforme programação ao lado.

APRESENTAÇÃO
A mobilização nos dias 29 e 30/11/2010 tem o objetivo de promover uma cultura de conscientização da nossa população sobre a importância da prevenção á Dengue. Na caminhada dia 30/11 serão recolhidos materiais e objetos utilizados pelo mosquitos como criadouros de larvas.
CLIENTELA
Todos os segmentos da sociedade de Campo Grande.
LOCAL
Escolas Estaduais e Municipais da zona urbana, e ruas durante a caminhada.

PROGRAMAÇÃO
Dia 29/11/2010 – (Segunda-feira)
Palestras nos turnos matutinos e vespertinos em todas as Escolas Estaduais e Municipais de Campo Grande (Zona Urbana)

Dia 30//2010 – (Terça-feira)
08:00h – Inicio da caminhada ao lado da Escola Municipal Profº. Joaquim Leal com o seguinte percurso:
Rua Pedro Leal Pimenta
--Rua Antonio Veras
Praça João do Vale
-- Rua Professor Basílio
-- Rua Padre Pinto
Rua Luiza Neófila Pimenta
-- Rua Julião Fernandes
-- Rua Oswaldo Viera
-- Rua Projetada
-- Rua Miguel Firmo de Brito
12:00h – Término da Caminhada em frente ao Hospital.

PROMOÇÃO
PREFEITURA DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
APOIO
SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO
SECRETARIA M. PROMOMÃO E BEM ESTAR SOCIAL
GRUPO DE TEATRO TRANSFORMAÇÃO
II UNIDADE REGIONAL DE SAÚDE PÚBLICA
COMISSÃO PRÓ SELO UNICEF 2009-2012.

EQUIPE
Prefeito Municipal
– Francisco das Chagas E. V. de Melo

Secretária Municipal de Saúde
– Patrícia Fernandes Viana

Coordenadora da Vigilância em Saúde ou Epidemiológica
– Robélia Maria Amorim

Coordenador da Atenção Básica PSF
– Sebastião Francisco da Silva Junior
Coordenador de Endemias
--Francisco Henrique da Silva
Colaboradores
--Maria de Fátima Medeiros Saldanha
--Edinete Katiuscia Bezerra de Sousa

Maiores Informações:
SMS
Rua Cantídio Vieira de Brito, SN
Alto da Esperança – Campo Grande / RN
CEP – 59680-000
Fones: (084) 3362-2902/2903
Email: smsaugustosevero@rn.gov.br



Atitude Social:PREFEITURA DE CAMPO GRANDE ,SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ,SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS,SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO
SECRETARIA M. PROMOMÃO E BEM ESTAR SOCIAL ,GRUPO DE TEATRO TRANSFORMAÇÃ ,II UNIDADE REGIONAL DE SAÚDE PÚBLICA E COMISSÃO PRÓ SELO UNICEF 2009-2012:

Contribuí com :
ODM
Objetivos de impactos do Selo Unicef:
02- Atingir o Ensino Básico Universal
04- Reduzir a mortalidade
05-Melhorar a Saúde Materna
06-Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças
07-Garantir a sustentabilidade ambiental

Postado por: Irenice de Fátima.

segunda-feira, novembro 29, 2010

Cursos profissionalizantes para inclusão produtiva de jovens e adultos iniciam no Distrito Federal — Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Cursos profissionalizantes para inclusão produtiva de jovens e adultos iniciam no Distrito Federal — Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fegação


Brasília, 29 – Com o recurso de R$ 1,8 milhão repassado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã (Cedep) abriu novos cursos profissionalizantes para inclusão produtiva de jovens e adultos do entorno do Distrito Federal.

O secretário de Articulação para Inclusão Produtiva (Saip), Ronaldo Garcia, esteve no lançamento do projeto “Tecnologia Social e Economia Solidária para Inclusão Socioprodutiva de Jovens e Adultos do Paranoá e Itapoã” da Cedep, na tarde de sexta-feira (26), no Paranoá. Com o apoio do Ministério, o Cedep investiu em compra de equipamentos para realização de cursos profissionalizantes para jovens entre 16 e 24 anos inseridos no Cadastro Único da área metropolitana do DF.

Ronaldo Garcia visitou as instalações dos cursos e ressaltou a importância do trabalho de qualificação profissional de jovens de famílias de baixa renda. “A taxa de desemprego entre os jovens é praticamente o dobro do restante da população economicamente ativa. Jovens pobres, sem experiência e qualificação, são rejeitados pelo mercado de trabalho, sendo alvos da criminalidade”, destacou.

O projeto de inclusão socioprodutiva foi selecionado por edital e é coordenado pelo Instituto de Tecnologia Social (ITS) e executado pela Cedep. O Centro é uma organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos, que realiza trabalhos sociais na comunidade local. O projeto oferece cursos de webdesigner, panificação, confeitaria, fotografia, malharia e confecção e jardinagem e paisagismo. A demanda de cursos foi levantada em reuniões com a comunidade e grupos de trabalho.

O projeto se inicia neste mês de novembro com 200 alunos. A meta é capacitar gradualmente 800 jovens. “Só tínhamos o curso de computação básica, agora vamos oferecer muitos cursos certificados. É o momento de qualificar e, principalmente, certificar jovens para o mercado de trabalho”, afirma a presidente do Cedep, Maria de Lourdes dos Santos.

Na próxima etapa do projeto, serão organizados empreendimentos com os jovens formados para comercialização dos produtos e serviços aprendidos.


Cristiane Hidaka
(61) 3433-1064
Ascom/MDS
www.mds.gov.br/saladeimprensa

domingo, novembro 28, 2010

CAMPEONATO SUB 20 X SOLIDARIEDADE NO NATAL DAS CRIANÇAS DE CAMPO GRANDE RN

Hoje no final da tarde, Campo Grande e mais exatamenteos apaixonados pelo futebol, participarão da final do I Campeonato Municipal Sub 20 de Futebol Mini Campo, que aconteceu na quadra da AABB, que objetivava descobrir os novos talentos de Campo Grande! Bonita campanha.

O evento foi transmitido ao vivo e na íntegra pela rádio FM Independência 104,9 e contou com participação de Raniere Moreno Secretário Municipal de Promoção Social e Bem Estar Social e Coordenador da Campanha : Neste Natal, Faça uma Criança Feliz!, representando o Prefeito Bibi de Nenca, e a Comissão Municipal Pró Selo Unicef.



O Campeonato foi aberto a todos os jovens com idade de 14 a 20 anos, e na final estavam disputando para o título principal: Cabeça do Boi e o Morcego. Na cabeça deu o Morcêgo. Ou Morcego deu na Cabeça?... ou.. deu Morcêgo na Cabeça!!!!


Contribuindo com o campeonato além dos organizadores, dentre eles José Estácio, estavam Bibi de Nenca - Prefeito, Camurú Paiva - Vice Prefeito, Banco do Brasil e a Gráfica FULL.


O Campeonato além de descobrir novos talentos, também tinha um propósito valoroso pela iniciativa e pelo resultado: arrecardar entre os participantes, géneros alimentícios - não perecíveis para contribui, mais exatemente - para fortalecer a Campanha que o município lançou no dia 12 de outubro: Neste Natal, Faça uma Criança Feliz!!



Foram arrecardados em média 200 kilos de alimentos:


Ilustrativo


Os organizadores do campeonato, e na verdade as pessoas que são entusiastas do futebol, e de, Campo Grande, fizeram a grande diferença com a atitude social realizada em prol do desenvolvimento humano e social das famílias, em especial das crianças e adolescentes mais carentes do município.


Atitude Social: do município, dos organizadores, dos jogadores, dos participantes e colaboradores:


Contribuiram com:

- OBJETIVO DE IMPACTO DO SELO
- ODM 01- Erradicar a Pobreza e a Fome

- Envolver os jovens em atividads desportivas e sociais fortalecendo os movimentos juvenis

- Promover Inclusão na Sociedade


sábado, novembro 27, 2010

Conheça um pouco mais sobre - Dengue

Ministério da Saúde - Dengue
Continue acompanhando.... clik no link!

É hora de agir contra a Dengue

A Dengue é uma doença que ainda afeta milhares de brasileiros todos os anos. E para enfrentá-la a lição é clara: é preciso agir e adotar ações individuais ou coletivas que se transformem em rotinas diárias de prevenção e combate ao mosquito transmissor da doença.
A prevenção começa em casa:
- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje, remova tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
- Não acumule lixo. Mantenha os sacos de lixo bem fechados e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana. Não jogue lixo em terrenos baldios;
- Mantenha fechados os reservatórios de água e lave-os periodicamente com água e sabão;
- Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta;
- Jogue fora todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias e etc.
Depois de cuidar da sua casa, converse e ajude seus vizinhos. Se eles não tomarem as mesmas atitudes, podem comprometer todos que moram por perto. Leve essas informação também para os colegas de trabalho, membros da sua igreja, familiares, associação de bairro, grupos de idosos, de jovens, toda a comunidade.
E lembre-se! Se você perceber grande quantidade de focos do mosquito, informe os órgãos responsáveis do seu município. Converse também com os agentes de saúde, troque idéias, participe das ações de combate à Dengue.
A situação da Dengue no Brasil
Segundo o Ministério da Saúde, até outubro de 2010 foram notificados 936.260 casos de Dengue clássica no país e registrados 592 óbitos. A situação se torna mais delicada quando se compara esses números aos de 2009: o número de casos de morte por dengue aumentou em 90% este ano.
Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 300 municípios, identifica risco de surto da doença em 15 deles: Ilhéus e Simões Filho (BA); Caicó, Ceará-Mirim, Mossoró e São Miguel (RN); Afogados da Ingazeira, Bezerros, Camaragibe, Floresta e Serra Talhada (PE); Rio Branco e Epitaciolância (AC); Porto Velho (RO) e Caetanópolis (MG). Outros 123 municípios encontram-se em situação de alerta.

O Ministério da Saúde oferece o site www.combatadengue.com.br para mais informações sobre como agir para participar da convocação nacional de combate à dengue. Acesse o site.
Dengue: se você agir, podemos evitar.
Cuide da sua casa. Fale com seus vizinhos. Converse com a prefeitura.

Atentem: Campo Grande está fora de risco!

Contudo não pode vacilarrrrrrrr!

Faça a sua parte!!!!



sexta-feira, novembro 26, 2010

MOVA BRASIL: ALFABETIZA PAIS E AVÓS DE CRIANÇAS EM CAMPO GRANDE!


Aconteceu neste dia 21 de novembro, sábado, nas dependências do clube do Idoso, uma bonita festa de encerramento do curso de alfabetização do MOVA-BRASIL, na coordenação de Joseiza Bezerra Leal de Souza, técnica da Secretaria Municipal de Educação, que durante 10 meses, acompanhou de maneira responsável, os trabalhos de 08 monitoras, distruídas na cidade e zona rural de nosso município, todas comprometidas com a aprendizagem de pais e avós de nossas crianças, lutando para que assim, tenham mais motivação e possam incentivar todas as crianças a participarem da escola, propósito da gestão de Bibi de Nenca, que cuidando de você, administra o município focado no desenvolvimento social de cada município.












Natal Solidário!!!


Parceria entre Secretaria Municipal de Promoção Social e Bem Estar Social e Escolas, rende frutos e contribuições para um Natal mais Solidário - conforme a Campanha que Prefeitura e demais secretarias municipais e Comissão Pró Selo Unicef lançaram no dia 12 de outubro.




Nota 10...



Esse é o resultado da Semana Cultural das Escolas: Adrião Melo e Joaquim Leal - que esolheram a campanha do selo Unicef com temática, motivo e incetivo para as atividades da semana pedagógica , respectivamente - e que também envolvidos pelo sentimento do Natal Solidário, tiveram a idéia, juntamente com um grupo de alunos, de fazer a doação de pirulitos, confeitos, pipocas e presentes adquiridos com a comunidade local, para somar com o Projeto do Natal de Crianças Carentes: Neste Natal, Faça uma Criança Feliz!



Vale salientar o apoio da Prefeitura Municipal, através do Prefeito Bibi de Nenca, que também dispensa sua atenção para a zona rural do nosso município, valorizando assim, a nossa gente, de forma igual, independentimente de área geográfica.


Atitude Social: parceria da educação - escolas, com município e sociedade


Contribuindo com:


ODM 8




Objetivos do selo UNICEF –


Com os objetivos das crianças e adolescentes:

Direito 1 - de sobreviver e se desenvolver
Direito 2 -de aprender
Direito 5 - de ser prioridade absoluta nas políticas públicas


Contribuindo com:


A Gestão de Políticas Públicas


Contribuindo com:

O Eixo 3: participação social e com o Tema 1 do Selo Unicef:


Educação para a Convivência Com o semiárido




* Encerramento da Semana Cultural

Adrião Melo








Joaquim Leal










Jogos Proporcionados no Município Arrecarda Alimentos a Campanha FAÇA UMA CRIANÇA FELIZ.





Com o apoio da Comissão do Selo Unicef e Secretaria Municipal de Promoção Aocial e Bem Estar Social o Coordenador de Esporte do Município Cria o 1° Campeonato de Mini Campo Sub-20, onde os jogadores são menores de 20 anos de idade.

Os jogos estão sendo realizados na quadra da AABB, a partir das 15h00min horas, nos sábados e domingos e a final está prevista para o dia 28/11.


Esses jogos foram pensados principalmente para que sua inscrição fosse arrecadada um quilo de alimento não perecível. Com esse alimento faremos cestas básicas para distribuirmos junto as famílias carentes da zona rural do nosso município. Essa é mais uma ação de incentivo para podermos realizar a campanha neste Natal Faça Uma Criança Feliz.




Nosso objetivo é poder levar um sorriso para aqueles que precisam e tem o direito de usufruir da superação das necessidades básicas da vida que é uma alimentação saudável.




Atitude social voltada para a Campanha Campo Grande Rumo ao Selo Unicef:
Contribuir com os direitos a criança e adolescente conforme:

Constituição Federal (1988) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), que incluem a prática desportiva no elenco de direitos que devem ser assegurados, de forma prioritária, à população infanto-juvenil.

Direito relacionado com ODM 9

http://www.portalodm.com.br/

quinta-feira, novembro 25, 2010

Ritinha da Renascença de Campo Grande - Parte do Álbum Mãos Potiguares



Um ponto à frente: Isso mesmo! Rita Maria de campo Grande, adiantou um passo adiante da sua caminhada e luta em direção ao seus objetivos como artesã e empreendedorista, com a Arte da Renascença!

Desta fez Ritinha, com muito esforço e determinação, está fazendo parte do Álbum do Sebrae: Mãos Potiguares: Transformando Arte em Negócios.

O trabalho e o empenho da artesã para com a sua meta profissional foi o que contribuiu para que ela pudesse esta hoje fazendo e reconstruindo a trajetória da Renascença em Campo Grande e no estado do Rio Grande do Norte.


Ritinha tem conhecimento sobre Venda e Técnicas de Vendas, estratégias de vendas, sobre desenvolvimento pessoal e a importância do empreendedorismo., e principalmente sobre direitos sociais e direitos da mulher contemporãnea. Sem contar que o maior conhecimento que possuí e que consegue repassar aos que lhe escuta é da importância da auto estima do sujeito chamado Mulher.

Nesta empreitada Ritinha contou com a colaboração do Sebrae que vem estimulando o empresariado regional e potiguar através da qualificação profissional e apoio à formalização, empreendedorismo que lhe permitiu despertar a capacidade como mulher empreendedora, com potencial mais destacado na Renascença.

Parabéns Ritinha!!
Parabéns campo Grande do Rio Grande do Norte!



Você além de está buscando seu ideal com esforços próprios, ainda contribui para a organização e conscientização de mulheres que com você convive e trabalha, e de forma mais ampla, fortalece o movimento e a organização de grupos de mulheres de nossa cidade!



















Atitude Social
e exemplo de Ritinha - Contribuição à campanha rumo ao com Selo Unicef
objetivo 9 - Garantindo a promoção e a consciência cidadã da mulher de nossa cidade!



Por: Irenice de Fátima



terça-feira, novembro 23, 2010

Articuladora do Selo Unicef de Campo Grande Participa de Capacitação em Natal/RN




A capacitação acontecerá neste dia 25/11 na capital do nosso estado, o monitoramento da gestão de políticas públicas está sendo enfocado para que os municípios possam avaliar como andam esse setor, como também servirá para nortear o desenvolvimento do Plano de Ação elaborado pelos participantes do 1° fórum comunitário que ocorreu no dia 23/09 do corrente ano, contando com a participação massiça da sociedade civil, representantes do poder público ONGs, instituições religiosas, comerciantes, representantes de conselhos e secretários ,associações comunitárias e jovens adolescentes.

Ao chegar da capacitação reuniremos todos os seguimentos responsáveis pela elaboração do plano para repasse das informações, que irão orientar a continuação dos trabalhos á serem desenvolvidos pela gestão.



Maiores informações osbre a capacitação:

Selo UNICEF realiza capacitação em gestão e monitoramento
Participantes receberão dicas sobre Planos de Ação e mobilização de adolescentes

Os municípios potiguares que concorrem ao Selo UNICEF edição 2009 - 2012 participam nos dias 24 e 25 de novembro de uma nova rodada de capacitação em Natal, desta vez em Gestão e Monitoramento da Política Municipal da Infância e Adolescência.

O encontro, que deve reunir representantes de 140 municípios, tem como principal objetivo apoiar os municípios na implementação do Plano de Ação – documento com propostas de políticas públicas a serem efetivadas no município a fim de melhorar os indicadores na área da infância e adolescência. O Plano de Ação foi elaborado com a participação da comunidade durante o 1º Fórum Comunitário, realizado até final de setembro último, em cada município que continua participando desta edição.

Durante o evento, a equipe do UNICEF apresentará alguns documentos que auxiliarão os municípios na implementação das propostas para a área da infância, como o Manual de Dicas, elaborado para auxiliar gestores públicos, membros da Comissão Municipal Pró-Selo, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar (CT), lideranças comunitárias e adolescentes na elaboração de políticas públicas.

Devido à quantidade de participantes, a capacitação será dividida: no dia 24, participam metade dos municípios e, no dia 25, os demais. Confira a relação dos participantes para cada dia.

Os municípios devem confirmar sua participação pelo telefone (84) 3211-1555.

Serviço
O quê: Capacitação em Gestão e Monitoramento da Política Municipal da Infância e Adolescência
Quando: 24 e 25 de novembro, de 8 às 13h
Onde: CEMURE - Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves - Av. Coronel Estevam, 2372 (próximo a rodoviária nova)
Fone: (84) 3232-3384

Informações:
Casa Renascer
Fone: 84 3211-1555 - Ana Paula ou Keluska

Continue lendo...
SELO UNICEF - MUNICÍPIO APROVADO

TÉCNICAS DO CRAS PARTICIPAM DA SEMANA CULTURAL!

Mais uma vez a Escola Municipal Prof. Joaquim Leal Pimenta, recebe o apoio da Secretaria Municipal de Promoção e Bem Estar Social, através do Cetro de Referência da Assitência Social - CRAS - encaminhando as técnicas da casa da familia, a assistente social Aida Régis e a psicóloga Marksuella Dantas, para falar sobre o trabalho do CRAS em palestra na Semana Cultural desta escola.
As mesmas falaram do trabalho social desenvolvido com as familias e seus membros. A acolhida é o inicio do trabalho sócio-assistêncial, contribuindo para o processo de emancipação social de seus membros e para a sua autonomia.

Desta forma foram enfatizadas pelas profissionais as seguintes ações:
  • Acolhida e recepção
  • Escuta e encaminhamento
  • Oficinas de geração de renda
  • Grupos diversos (criança, adolescente, adultos e idosos)
  • Palestras educativas em Escolas das Zonas rurais e urbanas
  • Atendimento aos pais de crianças do PETI
  • Atendimento a criança do PETI
  • Palestras aos pais das crianças do PETI
  • Atendimento aos pais dos jovens do Programa Projovem Adolescente
  • Atendimento as famílias do Bolsa Família
  • Visitas domiciliares as famílias do Programa Bolsa Família
  • Reunião sobre as condionalidades do Bolsa Família
  • Acompanhamento as crianças e adolescentes encaminhadas pelo Coselho Tutelar
  • Acompanhamento aos pais de crianças encaminhadas pelo Conselho Tutelar
  • Acompanhamento a idosos vítimas de maus tratos
  • Acompanhamento e encaminhamentos de idosos e portadores de necessidades especiais ao lar do idoso Jorge Gurgel Fernandes Amaral na cidade de Caraúbas-RN
  • Ação conjunta entre Ministério Público e Poder Judiciário em ralação a idoso em situação de risco, portadores de necessidades especiais, crianças e adolescentes
  • Acompanhamento juntamente ao Conselho Tutelar a adolescente ao CEDUC
  • Acompanhemento a menores infratores e suas famílias
  • Encaminhamento a médico ou pessoas especializadas em determinadas situações de pessoas que procuram o CRAS
  • Atendimento a pessoas em situaçõ de risco ou vulnerabilidade social.

segunda-feira, novembro 22, 2010

GESTÃO E OPERAÇÃO DO CADASTRO ÚNICO NOVA DA VERSÃO 7.0

Estiveram em Natal, nos dias 18 e 19 deste, as profissionais Ana Lúcia e Clayse Anne, para dar continuidade a segunda capacitação da versão 7.0 do Cadastro Ùnico que vai ser on-line, a mesma vai ser trabalhada diretamente com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), em que irá facilitar o trabalho, como também muitos problemas existentes tais como: rejeições, multiplicidades, bloqueios, cancelamentos e outros.
O sistema on-line no cadastro único, proporcionará a Gestão Municipal, uma visão mais ampla da atual situação das famílias e assim trabalhar a qualificação de políticas públicas.

POSTADO POR: Ana Lúcia

Destaque das Crianças do Grupo Lovousão do Forró




As crianças e adolescentes do Projeto ESPORTE E BÍBLIA orientados pelo seu mestre Jorge Ricardo, deram o maior Show nas semanas culturais das Escolas, tanto Estaduais como Municipais.
O grupo é formado por crianças de oito a quatorze anos de idade, o idealista desse projeto tem uma visão ampla dos direitos e deveres da criança e do adolescente e desenvolve com isso o papel de mediador, treina os meninos e as meninas, desenvolvendo nos mesmos capacidades esportivas, educa com palestras sobre a importância da valorização da convivência familiar e agora por último e de forma inusitada, apresenta u, grupo de músicos, que são crianças e adolescentes que proporcionam verdadeiro delírio ao público que os assistem.

O trabalho voluntário de Jorge Ricardo para nós da Comissão do Selo é um verdadeiro presente, e é o incentivo que esses meninos e meninas mais precisavam para crescer com valores voltados a dignidade e com perspectiva de crescimento pessoal e profissional.




Atitude social do Projeto Esporte Biblíco,
2 DIREITO DE APRENDER
Direito relacionado com ODM 2 e 3 -


É ainda uma atitude que visa Promover a integração de adolescentes nos objeetivos e ações do Grupo infanto juvenil ns ações de protagonismo juvenil, em especial nas escolas, onde se pode contribuir para a promoção e protagonismo social.

http://www.portalodm.com.br/

domingo, novembro 21, 2010

Escola Iêda Medeiros Trabalha o Incentivo a Conquista do Selo Unicef






A Escola Iêda Medeiros de terça a sexta realizou a Semana Cultural da Escola, integrada na campanha do Selo UNICEF, a unidade de ensino trará atividades educativas relacionadas ao tema "Promovendo a Diversidade" e o sub tema "Integralizando a todos na perspectiva sócio educativa, rumo ao selo UNICEF".

Como atividades, aconteceram palestras informativas por toda a semana, o intuito é de fomentar as políticas públicas existentes, esclarecer os objetivos do Unicef, e espertar com a qual, a visão dos alunos de sobre as ações voltadas para o semento infanto juvenil no município.Também foram realizadas várias atividades sobre o eixo de Convivência com o Semi- árido Nordestino, informando principalmente sobre os recursos que entram em nosso município direcionados a esse eixo como: as cisternas de placas, cisternas calçadão para a produção e comercialização de produtos hortifrutigrangeiros melhorando a renda das famílias, projetos de aves caipiras de ovinos e a PAIS - projeto de hortas orgânicas e quintais produtivos os trabalhos também foram apresentados com: criação de letras de músicas, e peças teatrais.


Outra programação interessante que foi desenvolvida durante toda semana na Escola Municipal Ieda Medeiros Dantas Saldanha, sob a maestria da diretora Luíza Vieira e sua equipe o show de calouros em karaokê que foi realizado como tarefa final das equipes.




Atitude social da escola, alunos, professores e funcionários, bem como comunidade com a realização da Semana Cultural voltada para a Campanha Campo Grande Rumo ao Selo Unicef:
Contribuir com os direitos a criança e adolescente:

2 DIREITO DE APRENDER
Direito relacionado com ODM 2 e 3 -

http://www.portalodm.com.br/


sábado, novembro 20, 2010

Escola Joaquim Leal Pimenta Promove Desfile e Semana Cultural




Mais uma escola promove a Semana Cultural que teve por tema: UNINDO ESFORÇOS PARA A CONQUISTA DO SELO UNICEF.







É satisfátorio ver todos envolvidos na conquista do selo e mais ainda priorizando as políticas públicas do município em prol da criança e do adolescente, os educadores e alunos propuseram para a abertura da semana um disfile alegórico que percorreu as ruas da cidade levando a demonstração dos atendimentos existentes em nosso município, desde conselhos, a saúde, educação e a representação da importância da equidade de gênero para o processo de paridade nos conselhos setoriais, bem como a importância da mulher na sociedade.





Todas as noites eram realizadas gincanas e na abertura eram sempre passados slides com frases e com pesquisas de municípios que já obtiveram o selo unicef, enfatizando a mudança na vida das crianças jovens e adolescentes fazendo com que a sensibilização fosse a de mostrar que também podemos mudar a nossa realidade.






Atitude social da escola, alunos, professores e funcionários, bem como comunidade com a realização da Semana Cultural voltada para a Campanha Campo Grande Rumo ao Selo Unicef:

Contribuir com os direitos a criança e adolescente:


2 DIREITO DE APRENDER
Direito relacionado com ODM 2 e 3 -

http://www.portalodm.com.br/