sexta-feira, setembro 24, 2010

O 1º FÓRUM COMUNITÁRIO EM CAMPO GRANDE - RUMO AO SELO UNICEF


















O dia 23 de setembro de 2010, em Campo Grande, ficou marcado pela participação da sociedade civil, no 1º Fórum Comunitário rumo ao Selo Unicef - 2009 a 2012.

Acolhida no Fórum:
Apresentação Grupo acorda capoeirista de Campo Rn.




A abertura:


O fórum funcionou como espaço para diálogos e reflexões para, a partir deste passo, planejar ações a serem executadas até 2012. No primeiro momento o fórum contou com esposições de ações realizadas no município, para o segmento infanto juvennil, proferidas por representantes das secretarias de saúde, educação e assistência social e a partir das apresentações, foram divididos grupos para discussões específicas, por ODM.


As demais apresentações:









Apresentação dança grupo Peti e Pro Jovem


A articuladora, Liliana Almeida, repassou que o fórum é uma estratégia para promover o fortalecimento da participação social no processo de planejamento e na execução do estatuto da criança e do adolescente. Com esta finalidade Liliana apresentou a articulação da metodologia do Selo Unicef e os objetivos a serem alcançados pelo município e a partir de diálogos e reflexões em grupo.

O fórum funcionou como espaço para diálogos e reflexões para, a partir deste passo, planejar ações a serem executadas até 2012. No primeiro momento o fórum contou com palestras proferidas por representantes das secretarias de saúde, educação e assistência social e a partir das palestras foram divididos grupos para discussões específicas.

A comissão Pró-Selo conduziu os trabalhos divididos em grupos, cada um trabalhando um dos nove objetivos de impacto social do Selo Unicef. Com base nas discussões realizadas, após o 1º Fórum Comunitário, o COMDICA e a Comissão Municipal Pró-Selo irão preparar dois documentos. O 1º será um relatório com o resultado da sistematização dos 9 eixos trabalhados no Fórum e o 2º documento será o Plano Municipal de Ação voltado para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes no município, baseado nas discussões levantadas no Fórum.
Pois o objetivo do Fórum é provocar uma ampla mobilização local para garantir prioridade absoluta às crianças e adolescentes. “Os participantes foram estimulados a conhecer, debater, monitorar e avaliar seus indicadores na área de Saúde, Educação, esporte e Proteção a partir do levantamento e análise de indicadores sociais e do mapeamento dos serviços de atendimento à população de até 17 anos”.








Trabalhos em Grupo.



FECHANDO COM CHAVE DE OURO:

















APRESENTAÇÃO DO GRUPO CENA.

domingo, setembro 19, 2010

Selo Unicef - Objetivos do Milênio

Porque Campo Grande está na campanha rumo ao Selo Unicef:

A Declaração e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: Um plano para o progresso

Em setembro de 2000, a Cúpula do Milênio reuniu na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, o maior número de dirigentes mundiais da história da humanidade. Nessa data de importância crucial, representantes de 189 países-membros das Nações Unidas juntaram-se para refletir a propósito do destino comum da humanidade. Todos os países estavam interconectados de maneira mais ampla e profunda do que em qualquer outra época da história, e o aceleramento do processo de globalização prometia um crescimento mais rápido, assim como o aumento do nível de vida e novas oportunidades.

No entanto, a vida nessas nações era bastante desigual. Enquanto alguns países podiam esperar do futuro a prosperidade e a cooperação mundial, outros quase careciam de futuro, já que seus habitantes se encontravam atolados em condições miseráveis, intermináveis, de pobreza, de conflitos e em meio a um ambiente cada vez mais degradado. Cerca de 1,1 bilhão de pessoas estavam – e ainda estão – obrigadas a sobreviver com menos de US$ 1 por dia, sendo que 30% delas são crianças. Mesmo nos países mais ricos, uma em cada seis crianças ainda encontra-se abaixo do nível de pobreza.

Outros desafios confrontam a humanidade: quase 11 milhões de crianças e adolescentes morrem anualmente antes de completar 5 anos. Isso equivale a mais de 29 mil mortes por dia, na sua maioria por causas que poderiam ter sido evitadas. Aqueles que sobrevivem sofrem as conseqüências de outras graves carências, como a desnutrição, a falta de acesso à atenção à saúde e à educação, e têm maior probabilidade de ser vítimas da exploração, da violência e do HIV/aids.

Um estudo da Universidade de Bristol e do London School of Economics, que teve apoio do UNICEF, concluiu que mais de 1 milhão de crianças – mais da metade da população infantil dos países em desenvolvimento – sofrem pelo menos uma forma grave de privação. Por exemplo:

* Uma a cada três crianças no mundo em desenvolvimento – ou mais de 500 milhões de meninas e meninos – carece de qualquer forma de acesso a saneamento básico, e uma em cada cinco não tem acesso à água potável.

*Mais de 140 milhões de crianças nos países em desenvolvimento – dos quais 13% têm entre 7 e 18 anos de idade – nunca foram à escola.

*A aids já causou a morte de um ou ambos os pais de cerca de 15 milhões de crianças em todo o mundo. Desses, 12 milhões vivem na África ao sul do Saara. Estima-se que, até o final desta década, o número de órfãos em decorrência da aids superará os 25 milhões (UNAIDS, julho de 2004).

Para começar a dar uma resposta a essas crises, os dirigentes reunidos em Nova Iorque em 2002 elaboraram a Declaração do Milênio, que consiste em uma série de prioridades coletivas para paz e segurança, luta contra a pobreza, meio ambiente e direitos humanos. São medidas imprescindíveis para o progresso da humanidade, bem como para a sobrevivência imediata de parte importante dos seres humanos. Os líderes mundiais também concordaram que o desenvolvimento humano é fundamental para o progresso social e econômicos sustentáveis em todos os países, e que, por isso, contribuem para a segurança global.

Mas como a comunidade internacional poderia tornar realidade tais prioridades? Após reuniões com representantes de diversos organismos internacionais, a delegação elaborou um plano para um futuro melhor: os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Houve um comprometimento, por parte desses dirigentes, de que, até 2015, o mundo faria avanços mensuráveis nas áreas mais críticas do desenvolvimento humano. Esses objetivos estabelecem parâmetros para medir os resultados, e não somente para os países em desenvolvimento, mas também para aqueles que aportam recursos para programas de desenvolvimento e para instituições multilaterais, como o Banco Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que ajudam os países a implementarem tais programa.

Os objetivos de desenvolvimento:
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecem prioridades para a infância
Ainda que os ODM sejam para toda a humanidade, dizem respeito principalmente à criança.
Por quê?

Porque seis dos oito objetivos referem-se diretamente à infância. Esses seis objetivos ajustam-se às metas estabelecidas em Um mundo para as crianças. E também o alcance dos dois últimos ODM trará melhoras fundamentais na vida de meninas e meninos.

Porque a conquista dos ODM tem importância crucial para a infância. Crianças são mais vulneráveis quando a população em geral carece de elementos essenciais como alimentos, água, saneamento e atenção de à saúde. Também são as primeiras a morrer quando suas necessidades básicas não são atendidas.

Porque as crianças têm direitos. Cada criança nasce com direitos à sobrevivência, à alimentação e nutrição, à saúde, à moradia, à educação, à participação, à igualdade e à proteção. São direitos consagrados, entre outros, na Convenção sobre os Direitos da Criança – o tratado internacional de direitos humanos de 1989. A Convenção sobre os Direitos da Criança foi ratificada por 192 nações; somente dois países não ratificaram a Convenção: Estados Unidos e Somália. Para que esses direitos humanos sejam integralmente cumpridos, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio precisam ser alcançados.

Porque a redução da pobreza começa com as crianças. Ajudar a criança a desenvolver todo o seu potencial significa um investimento no progresso da humanidade. Isso porque, nesses primeiros e fundamentais anos de vida, toda assistência que se possa dar à criança faz uma enorme diferença em seu desenvolvimento físico, intelectual e emocional. E, quando se investe na infância, os ODM são conquistados mais rapidamente, já que as crianças constituem uma grande porcentagem dos pobres em todo o mundo.

É aqui que entra o UNICEF. Como uma agência das Nações Unidas, o UNICEF é o único organismo intergovernamental dedicado exclusivamente à infância e recebeu dos governos o mandato de promover e proteger os direitos da criança, bem como seu bem-estar. Junto com outros organismos das Nações Unidas e aliados de todo o mundo, o UNICEF incorporou os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio a seu mandato. Cada atividade do UNICEF é um passo em direção a um ODM.

OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO


ODM 1
Erradicar a extrema pobreza e a fome

ODM 2
Atingir o ensino básico universal

ODM 3
Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres

ODM 4
Reduzir a mortalidade infantil

ODM 5
Melhorar a saúde materna

ODM 6
Combater o HIV/aids, a malária e outras doenças

ODM 7
Garantir a sustentabilidade ambiental

ODM 8
Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento



Objetivos do Milênio : acompanhe este link:

quarta-feira, setembro 15, 2010

Familias do Bolsa Família participam de reunião e mobilização para o Fórum Comunitário




Neste dia 17 de setembro de 2010, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, Secretaria Municipal de Promoção e Bem Estar Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Comisão Pró Selo Unicef, realizam reunião com familias do Programa Bolsa Família pra discutir assuntos relativos ao interesse do programa e aproveitam a oportunidade para esclarecer sobre a Campanha do Selo Unicef, que o município desde de 2009 iniciou, na tentiva de obter o selo de qualidade na realização do direitos da criança e do adolescente no Campo Grande.




A reunião ainda objetiva discutir com as familias sobre as atuais atividades de acompanhamento das condiconalidades e das etapas de revisão e atualização cadastral no sistema de cadastramento único para os programas sociais do governo federal.





Na seguência da reunião as familias serão também informadas sobre todos os direitos sociais legalmente estabelecidos e previstos no Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente - ECA, Lei Federal e Nº. 8.069/90.






Campo Grande não pode deixar de participar!


quarta-feira, setembro 08, 2010

COMISSÃO PRÓ SELO UNICEF E CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REALIZAM FÓRUM COMUNITÁRIO


Dia 23 de setembro, apartir das 07:30 da manhã, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a Comissão Municipal Pró Selo e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA, estará realizando o 1º Fórum Municipal Comunitário, de discussão sobre as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes do municipio.
Partipem!!

AÇÃO CIDADÃ NA COMUNIDADE NO BOM JESUS
















Neste dia 03 de Setembro foi realizada mais uma Ação Cidadã, dessa vez na Comunidade de Bom Jesus. A realização foi mais uma iniciativa da gestão cuidando de você que faz questão de levar para perto do povo os profissionais do município. O dia foi bastante movimentado, e a participação da comunidade foi intensa nos seguintes atendimentos: médico, fisioterapêutico, psicológico, PSF,(programa saúde na família) e odontológico.














A ação também contou com cortes de cabelos e tiragem de fotos para documentação. Além dos profissionais que realizaram os atendimentos fizeram-se presentes o Prefeito Francisco das Chagas, a Secretaria de Saúde Patricia Viana, o farmacêutico Carlos Almeida , assistente Social Aida Régis e todos os funcionários da Educação que contribuiram para mais esse ato.













A importãncia da Ação cidadã é contribuir no atendimento ao público principalmente nas comunidades rurais, onde as pessoas se acomodam a procurar os atendimentos, essa atitude muita das vezes faz com que os riscos de doenças aumentem. O papel primordial da Ação é prevenir essas possíveis ocorrências permitindo assim uma melhor gestão das atividades e ações proporcionadas no nosso município.

terça-feira, setembro 07, 2010

DESFILE DO DIA 07 DE SETEMBRO É RESGATADO EM NOSSO MUNICÍPIO



























Nosso município imenso orgulho de resgatar o desfile cívico do dia 07 de setembro.Todas as escolas da rede de ensino de nossa cidade, incluindo as de zona rural participaram do desfile. A população atentou ao convite e de perto, imanados pelo espiríto de nacionalidade e civismo, soube prestigiar os alunos desfilando pelas ruas da cidade.















O desfile cívico mostrou que nosso município tem um grande potencial artístico, cultural e, desenvolvimentista. Pois a participação, dos jovens e principalmente das crianças e dos adolescentes como membros da três bandas de músicas, despertando atenções e emoções, desmonstrou que Campo Grande está no caminho certo, e possui todas as possibilidades de valorização patriótica, crescimento humano e desenvolvimento social.














O desfile teve o seu encerramento em frente a Prefeitura, onde todos executam o Hino Nacional, e em seguida acompanharam o arriamento das Bandeiras do Brasil, Estado e do Município. Na oportunidade o Prefeito Municipal Bibi de Nenca, acompanhado das demais autoridades locais, fez uso da palavra, parabenizando e agradecendo a todos os responsáveis pelo desfile cívico; parabenizando e louvando a iniciativa das crianças, adolescentes e jovens do município em participar de uma atividade de cidadania e de valorização à nacionalidade.
Campo Grande é assim: tem potencial, garra, respeito, espiríto cívico e sabe valorizar os princípios de cidadania!!!