terça-feira, julho 20, 2010

Assistência Social e Melhor Idade de Campo Grande são destaque em novenário de santana!






O grupo da melhor idade de Campo Grande Rn, ja é parte integrante das atividades aluzivas ao mês de santana em Campo Grande. Este ano, a exemplo de todos os outros, a igreja católica oportunizou não sou o grupo da melhor idade, mais também a Secretaria Municipal de Promoção Social e Bem e Estar Social, com a participação no novenário de santana, noite de sábado, 17 de julho. Responsáveis pela noite, a Secretaria Municipal, através de Raniere Moreno, também participu com o público beneficiário da assistência Social e do Bolsa família, e dos beneficiários do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, Pro Jovem Adolescente, e funcionários.

quarta-feira, julho 14, 2010

CAPACITAÇÃO ESTADUAL DO PROJOVEM ADOLESCENTE.


Foi realizado nos dias 7, 8, e 9 de julho em Natal, uma Capacitação de Formação Continuada na Perspectiva da Construção do SUAS.

Participaram dessa capacitação a equipe do Projovem Adolescente, o coordenador Gelsimvam Góis Martins e os facilitadores Galileu Maciel Vieira e Maria da Conceição Gondim.

O desenvolvimento dos conteúdos abordaram reflexões e debates sobre os seguintes conceitos: adolescência, juventude e ações socioeducativas no ProJovem adolescente bem como, analisar a sistematização dos instrumentais aplicados nos municípios sobre a avaliação de desempenho do orientador (a) social do ProJovem Adolescente e a construção do perfil do adolescente do serviço.
Foram conduzidas oficinas de modo teórico e prático, onde procuramos desenvolver e aprofundar o estudo sobre a elaboração dos temas transversais, levando a todos os participantes a vivenciarem as etapas de elaboração de um Projeto de Ação Coletivo de Interesse Social.
Essa capacitação teve o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande, na administração do Prefeito Bibi de Nenca, que prioriza cuidar dos jovens e adolescentes do nosso município.

Postado Por: Ana Lúcia

ECA (ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE), COMPLETA 20 ANOS.

Foi realizado neste dia 07 de julho na Escola Municipal Teotônio Neves de Brito no Sítio Cajueiro uma palestra onde os conselheiros tutelares, assistente social e coordenadora da merenda escolar reuniram-se juntamente a professores, funcionários, agente comunitário de saúde, pais e crianças para juntos conhecerem melhor sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente já que no dia 13 o ECA comemora 20 anos de existência.
Os conselheiros tutelares enfatizaram a questão dos direitos, mas também dos deveres tanto das crianças quanto dos adolescentes. Enfocaram temas como: atribuições do conselho tutelar, dos pais de alunos e a importância do professor quanto a encaminhar os pais, crianças ou adolescentes ao conselho tutelar sempre que achar necessário a ajuda dos conselheiros, observando se tem conhecimento de casos de maus-tratos dentro ou fora da escola bem como falta injustificada ou elevado nível de repetência, um trabalho que é realizado em conjunto a Secretaria Municipal de Educação.
Na oportunidade a coordenadora da merenda escolar fazia uma inspeção ao mesmo tempo em que os pais, crianças e funcionários da escola relatavam sobre o andamento da merenda, mostrando dessa forma que a gestão do prefeito Bibi de Nenca está voltada para o crescimento e bem estar da população tanto da zona urbana quanto da zona rural
A reunião ainda teve a participação da assistente social do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS que falou sobre os serviços prestados e o trabalho psicossocial desenvolvido dentro da Casa da Família conscientizando sobre as ações nas quais todos têm direito em usufruir desse trabalho.

sexta-feira, julho 09, 2010

PROGRAMA SAÚDE NAS ESCOLAS.



O interesse pela saúde nas escolas está mobilizando todos os profissionais para aumentar os conhecimentos dos alunos. No dia 06 de julho foi a vez da psicológa Marksuella Dantas e a Assistente Social Aida Régis, contribuirem para o programa, onde visitaram e Escola Municípal do sitio Bom Jesus, falando para os alunos do 8º e 9º ano sobre violência e sexualidade, um tema no qual despertou a atenção de todos, surgindo assim muita curiosidade sobre o assunto.

Com isso estamos mostrando a preocupação com os nossos adolescentes para que tenham informações que serão válidas para a vida toda, contribuindo para então esclarecer dúvidas que mais surgem nessa etapa da vida.

Atividades como essa, enriquecem e muito o conhecimento de nossos jovens e lhes dão a certeza de que o poder público está cuidando de você, assim como quer o Prefeito Bibi de Nenca, assistência a todos que de maneira direta ou indireta precisam de seu governo.

quarta-feira, julho 07, 2010

REDE GLOBO fará matérias em Campo Grande


Na próxima quarta-feira, a equipe da Rede Globo de Televisão estará em Campo Grande para filmagens de duas matérias. A primeira vai contar a experiência com manejo sustentável da caatinga que está sendo desenvolvida na comunidade rural do Bom Jesus. Na segunda reportagem o objetivo será contar um pouco da história do Cursinho Abrindo Caminhos.

No caso do manejo sustentável, o principal ator é o Sr. Ibo que está desenvolvendo técnicas de raleamento, enriquecimento e rebaixamento da flora, permitindo o uso sem ameaçar a biodiversidade. Com a nova técnica é possível perceber o aumento da disponibilidade de madeira e de alimentos para os animais. O modelo está motivando novos adeptos na comunidade e eliminando a queimada na produção agrícola. Está ação é desenvolvida com estímulo do PDHC/MDA e Núcleo Sertão Verde junto a Associação do Bom Jesus.

Na experiência do Cursinho Abrindo Caminhos será dado destaque ao trabalho de inclusão de jovens no ensino superior a partir de uma ação voluntariada que conta com o apoio multinstitucional de entidades como a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Prefeitura Municipal de Campo Grande, vereadores, profissionais do município, estudantes universitários/as e Núcleo Sertão Verde.

O interesse de um canal de comunicação do porte e respeitabilidade da Rede Globo certamente orgulha todas as pessoas envolvidas nas duas ações, ao mesmo tempo que despertará novas atitudes de apoio a iniciativas semelhantes.

Além das matérias acima, a emissora demonstrou interesse em voltar para novas reportagens sobre a Trilha da Serra do Cuó, a metodologia educacional da Escola Ieda Medeiros e a Festa de Santana.

Matéria tirada do blog: noticias do sertão
Postado por: Ana Lúcia

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO!

  • Divulgação dos resultados das avaliações feitas pelo MEC. provinha Brasil. Olimpíadas de matemática e IDEB.
  • Monitoramento nas Escolas Ativa na zona rural feita coordenação da SECAD
  • Dia da conquista na Escola Muinicipal do Morcego ( Escola Ativa)
  • Realizado o PROGRAMA SÁUDE nas escolas, nas comunidades rurais do Bom Futuro, pimenta, salgado e Bom Jesus.
  • Realizado através de 02 seminários o estudo sobre indagações de curriculo e avaliação.
  • Projeto Interdisciplinar desenvolvido na Escola Municipal Prof; Joaquim Leal Pimenta com o tema ¨AFRICA¨ a diversidae de um continente.
  • Palestras sobre Indisciplina e Bulling na escola Municipal de Bom Jesus.
  • Palestras sobre sexualidade realizada na escola municipal de Bom Jesus.

PALESTRA SOBRE PLANEJAMENTO FAMILIAR!

Aconteceu dia 06 de julho, na Escola Municipal do Bom Jesus, houve uma palestra para as mães sobre planejamento familiar, ministrada pela enfermeira Robélia que além da explanação, trouxe também amostras de contraceptivos.
Deixou claro em suas palavras a importãncia dos exames de prevenção de doênças, foi enfática em dizer que é necessário que os pais também possam participar de palestras como essa, poís eles são muito importantes nessa conjuntura familiar podendo muitas das vezes evitar casos tanto de doenças como de gravidez indesejada.

Essa palestra é mais uma das ações realizadas pelo programa saúde nas escolas, em parceria com a Secretaria de Educação, Secretaria de Ação Social e total apoio da Prefeitura Municípal, na gestão do Prefeito Bibi de Nenca.

AMOSTRAS DE PRODUTOS DE HORTALIÇAS DOS JOVENS SÃO APRESENTADOS NA FEIRA DE LANÇAMENTO DOS TERRITÓRIOS EM NATAL!


Houve na Capital do Estado Natal RN, o lançamento da feira dos territórios , onde cada município levou amostras do que é produzido em seu município, Campo Grande, participou do lançamento levando amostras dos produtos orgânicos produzidos na comunidade do Campo de Aviação por jovens benéficiados pelo projeto juventude rural da petrobrás. Também foram levados produtos de limpeza da fábrica Essência Nativa, projeto também produzidos por jovens dessa comunidade.


Estiveram presentes na solenidade de abertura prefeitos de todas as regiões, secretarios de agricultura, Ematern, professores da educação do campo, professores da universidade, projeto Dom Hélder Câmara e comitivas do governo federal e representantes articuladores do Selo Unicef. Nosso município tem orgulho de mostrar o que produz como também incentiva essa produção melhorando assim a qualidade de vida de seus habitantes.

EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO LEVADA A SÉRIO.



Escolas do município realizam estudos sobre currículo com o objetivo de deflagrar em âmbito nacional, um processo de debate nas escolas e nos sistemas de ensino, sobre a concepção de currículo e o seu processo de elaboração.



A palavra currículo associa-se a distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida históricamente, bem como das influências teóricas que afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento.

O papel do educador no processo currícular é assim, fundamental. Ele é um dos grandes pilares, queira ou não, da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aulas. Também foi tratado o tema sobre avaliação fazendo-se uma análise de como está sendo trabalhada e se a mesma possibilita, conhecer o aprendizado dos alunos, bem como seus conhecimentos.

Ficou claro que existe vários tipos de avaliação e que toda e qulquer manifestação do aluno, seja em testes, tarefas ou outras formas, é um instrumento de investigação/ avaliação que desencadeia ações didáticas subsequentes, partindo assim do professor saber realmente fazer essa correlação. O encontro contou com a presença do Prefeito Municipal, Francisco das Chagas, Secretária de Educação Nerialba Teixeira, professores e gestores da educação do município.


JOVENS EM DESTAQUE

JOVENS DA ZONA RURAL MELHORAM QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DA CULTURA DE HORTALIÇAS.

Através de programas do governo federal em parceria com a petrobrás jovens conseguem realizar plantio de hortaliças orgânicas em comunidades rurais melhorando assim a renda familíar.

O trabalho realizado por esses jovens é de extrema valia, servindo de exemplo e responsabilidade. Além de ajudar a seus pais na renda famíliar, estudam e fazem parte de um grupo de jovens na própria comunidade, onde é discutido temas como o respeito múltuo, drogas, violência, política e exclusão, apresentando esses estudos muitas vêzes em peças teatrais para todos da comunidade.

Os jovens também tem a oportunidade de fazer intercâmbios de conhecimentos trazendo para os que ficam realidades de outros lugares. O apoio e o incentivo por parte do poder municípal tem sido de extrema relevância para o processo de gestão do projeto, como também a assessoria prestada pela cooperativa Sertão Verde, através de seus técnicos e profissionais.


Por: Ana Lúcia

terça-feira, julho 06, 2010

PREFEITURA DE CAMPO GRANDE ENCERROU COM CHAVE DE OURO MAIS UM ARRAIÁ DO POVO FELIZ


Uma verdadeira multidão se fez presente na noite da última sexta-feira, 02 de julho,em frente ao Mercado Público Municipal, onde foi armada a Arena Junina, para acompanharem o encerramento do IIIº Arraiá do Povo Feliz.
Este que foi iniciado no dia 07 de junho, quando a Banda Saia Rodada fez a abertura Oficial do Evento, e teve sua continuidade durante todo o mês junino.
Uma verdadeira maratona de quadrilhas típicas e estilizadas foram apresentadas durante grande parte da noite.
Todas invadiram a Arena Junina montada em frente ao Mercado Público e com muita desenvoltura, talento e brilhantismo fizeram o público presente se encantar com as exibições.
Dentre as extraordinárias apresentações, destaque para as exibições do Arraiá Filhos de Sant'Ana, que em seu 4° Ano já aparece como uns dos mais belos arraiás da região e o Arraiá da AABB Comunidade, que consagrou-se como o grande vencedor do Arraiá do Povo Feliz.
Estiveram presentes durante toda programação o Prefeito Bibi de Nenca, Vereadores, Secretários, Coordenadores e toda População em Geral.
Matéria tirada do blog: cgjovem
Postado Por:Ana Lúcia