segunda-feira, maio 31, 2010

CASAL TÉCNICO DO ABC AVALIA DESEMPENHO DE JOGADORES (AS) DE CAMPO GRANDE/RN

O Projeto Esporte Biblia, através de seu presidente Jorge Ricardo, promoveu dia 20 de maio de 2010, com o apoio e patrocinio da Prefeitura Municipal de Campo Grande/RN, e da vereadora Dilcinía brito, um amistoso de futsal no ginásio Machadinho em Natal/RN,onde o objetivo foi mostrar ao casal Esmerino Análio e Izabel Araújo, técnicos da equipe de Futsal Feminino do ABC - um dos principais clubes do Estado, os talentos existentes entre as jovens jogadoras campograndense e os meninos do Esporte Biblia que também praticam o futsal.


Segundo Jorge, o casal ficou impressionado com o desempenho mostrado pelos nossos garotos, principalmente dos jovens: Felipe Rocha, morador do Alto da Capela e Martinho, morador do Alto da Esperança.


Ainda segundo informações do presidente do EB, o casal pretende brevemente vir a Campo Grande para observar mais de perto nossos jogadores e jogadoras.

Destacamos ainda o brilhante esforço de "Fatinha", que fora convidada pelo casal do ABC para testes junto ao clube.

Por: Aguinaldo
Postado por: Ana Lúcia

domingo, maio 30, 2010

CONSELHO TUTELAR? FIQUE ATENTO!

O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - COMDICA DE CAMPO GRANDE/RN DIVULGA O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR REALIZADA HOJE (30/05/2010)

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA de Campo Grande/RN e a Comissão Eleitoral torna público o Resultado Final da Eleição que elegeu os membros titulares e suplentes do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente deste municipio, que exerceram um mandato de 03 (três) anos, de 2010 a 2013. A eleição aconteceu hoje (30/05), com urnas nas Zonas Urbana e Rural, sendo o seu resultado o seguinte:
TITULARES
1 - CARLITO JÚNIOR: 325
2 - JOSE MARIA: 301
3 - JOSE NILSON: 295
4 - FRANCISCO POLIBIO: 276
5 - ANTONIA KATIANE: 259
SUPLENTES
6 - FRANCISCO DAS CHAGAS: 200
7 - ANACI BATISTA: 163
8 - ROSANGELA MARIA: 159
9 - ACACIA FAUSTINA: 145
10 - PALOMA PATRICIA: 140
TOTAL DE VOTANTES: 2.067
VOTOS BRANCOS: 22
VOTOS NULOS: 13
*Campo Grande sabe execer cidadania!
**Campo Grande rumo ao Selo Unicef!
***Um agradecimento especial a todos que estiveram envolvidos, direta ou indiretamente, neste processo.
Campo Grande/RN, 30 de maio de 2010.
Irenice de Fátima da Silva
PRESIDENTE

sexta-feira, maio 28, 2010

EM BUSCA DA CONQUISTA PELO SELO UNICEF

Se reuniram hoje dia 28 de maio, a comissão PRÓ-SELO UNICEF juntamente com os mobilizadores, Secretaria de Educação e Saúde para juntos realizarem um trabalho de sensibilização entre os agentes de saúde municipal, para divulgarem as ações que estão sendo realizadas no municipio em prol da criança e do adolescente.












Na oportunidade foram distriubuidas as camisetas com o SLOGAN Campo Grande rumo ao SELO UNICEF, inciativa do prefeito Bibi de Nenca que não mede esforços para melhoria das condições de vida das crianças e adolescentes do nosso municipio.

Postado por: Ana Lúcia

quinta-feira, maio 27, 2010

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE, CONTINUA DESENVOLVENDO AÇÕES QUE CAUSAM IMPACTO NA MELHORIA DE VIDA DAS PESSOAS.

Foi realizado neste dia 26 de maio no Assentamento Bom Futuro mais uma ação cidadã. A parceria das Secretarias Municipais de Saúde e Promoção e Bem Estar Social levaram aquela comunidade diversos tipos de atendimento para crianças, jovens, adultos e idosos com: Atendimento médico com distribuição de medicamento, aplicação de flúor, atendimento fisioterapêutico, dentre outros.

Atendimento médico ao idoso













Já a Secretaria Municipal de Promoção e Bem Estar Social distribuiu brindes as mães ainda em comemoração ao dia das mães, além de peixe e feijão para toda a comunidade, que se estendeu até o Sitio Caiana.

Entrega de brindes as Mães













Entrega do peixe e feijão.




















Considerando esse tipo de atitude positiva, é notória que as pessoas são atendidas de maneira satisfatória e que ações desse nível devem continuar, entendendo que muitas vezes o acesso até a cidade dificulta muito desses atendimentos necessários no cotidiano das pessoas principalmente daquelas mais carentes.
E, é com esse pensamento de ações em conjunto que funcionários dessas secretarias acreditam que devem e que vão continuar trabalhando no sentido da valorização da vida humana, pois o Prefeito Bibi de Nenca, esta cumprindo metas de sua gestão, afirma que será prioridade do seu governo cuidar de todos com: ética, zelo e compromisso com o que há de melhor na vida de nosso povo Campo-Grandense.

CRIADO POR: Sec. Mun. de Prom. e Bem Estar Social
POSTADO POR: ANA LÚCIA

quarta-feira, maio 26, 2010

CAMPO GRANDE PAROU EM PROL DA 2ª MARCHA MUNICIPAL DE COMBATE A VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E EXTERMÍNIO DE JOVENS.

O Conselho Tutelar, a Pastoral da Juventude Rural e a Sertão Verde, realizaram a 2ª marcha municipal de combate a violência sexual de crianças, adolescentes e extermínio de jovens. O objetivo é mobilizar e despertar a atenção da população a participar dessa luta de prevenção e combate.
Pensando assim uma grande multidão saíram às ruas de nossa cidade para dizer CHEGA DE VIOLÊNCIA, onde a concentração teve início na praça Bráulio Melo, na oportunidade a diretora da escola Ieda Medeiros Luiza Vieira, abordou o tema.



























Segundo tema abordado: A midia promove violência


Teatro campo de aviação














O terceiro tema: A reprodução da violência dentro da escola










Apresentação da música Brasil mostra sua cara











Quarto tema: droga também é violência














Encerramento foi na quadra de esporte Marcondes Tavares, abordado: A valoriazação da vida









Apresentação dos alunos da escola Iêda Medeiros













Apresentação do teatro transformação













Tivemos como parceiros nesta mobilização a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Promoção e Bem Estar Social, Educação e Cultura, Saúde. As Escolas Municipais, Estaduais e Particular, Igrejas e a comunidade em geral.














Precisamos formar uma consciência nacional para denunciar e romper com esse ciclo de violência e proteger as crianças e adolescentes do nosso município.

CRIADO POR: Secretaria Municipal de Promoçâo e Bem Estar Social

POSTADO POR: Ana Lúcia

DIA DO COMBATE A VIOLÊNCIA

No dia 18 de maio dia de enfrentamento e combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes mais precisamente data em que todo o Brasil trabalhou a questão da Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e Extermínio de Jovens, o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS – através da assistente social Aida Regis e da psicóloga Marksuella Dantas trabalharam durante toda a semana através de palestra relacionada ao assunto para jovens do Pro Jovem Adolescente bem como oficinas onde os jovens identificaram os mais diversos tipos de violência entendendo que eles são pessoas fundamentais para conscientização da população bem como para valorização do seu próprio corpo. As técnicas da Casa da Família ainda tiveram palestra com pais dos jovens do programa Pro Jovem Adolescente como também com crianças e responsáveis por aquelas que fazem parte das atividades sócio educativas do PETI.














A Semana de Combate a Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e Extermínio de Jovens pôde ser repassada ainda através de palestra na Escola Municipal Iêda Medeiros Dantas Saldanha nos turnos matutino, vespertino e noturno onde em conjunto aos Conselheiros Tutelares do município puderam falar sobre as diversas formas e tipos de violência enfatizando de maneira mais objetiva não só os diversos tipos, mas uma forma de violência que tampouco as pessoas se dão conta que é a violência na mídia. Dessa forma foi esclarecida para estudantes, pais de alunos e profissionais que a televisão assim como a internet é um dos meios de comunicação onde mais transmite a violência haja vista a facilidade que crianças e jovens atualmente tem em acessar a internet vendo imagens e jogos destrutivos bem como a televisão onde dentro da própria casa é transmissora da violência através de programas como desenhos animados e novelas.

segunda-feira, maio 24, 2010

CONSELHO TUTELAR? FIQUE ATENTO!

COMISSÃO ELEITORAL SE REÚNE HOJE COM OS CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR PARA DEBATER AS PROVIDÊNCIAS PARA O DIA DA ELEIÇÃO

A Comissão Eleitoral do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares do Município de Campo Grande/RN - Mandato 2010-2013, realizará uma reunião com os Candidatos hoje, às 17h30min, na sede da Casa da Família, para tratar de alguns assuntos relacionados ao dia da eleição (próximo domingo, 30/05), tais como: locais de votação e Regimento da Eleição.
Segundo a Assistente Social Irenice de Fátima - Presidente da Comissão Eleitoral, todas as providências cabíveis estão sendo adotadas para que a eleição transcorra da melhor maneira possível, dentro do espírito democrático e com muita paz. O objetivo é proporcionar a toda sociedade campo-grandense a oportunidade de participar do pleito, exercendo sua plena cidadania.

domingo, maio 23, 2010

BOLSA FAMÍLIA: POLITICA PÚBLICA!











Passeando por alguns blogs, encontrei uma matéria de muita, dentre tantas, significância social:



domingo, 23 de maio de 2010
Estudo revela que beneficiários não ficam dependentes do Bolsa Família
Leia os principais trechos da entrevista da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, ao programa Bom Dia Ministro, que é transmitido ao vivo pelas emissoras de rádio em todo o Brasil

Segundo o IBGE, 77% das famílias beneficiárias do Bolsa Família, que hoje totalizam 12,5 milhões de famílias, estão no mercado de trabalho, tanto formal, quanto informal. Esse dado mostra que essas famílias têm procurado se profissionalizar, indica que as pessoas não se acomodam com o recebimento deste benefício.

Existem muitos casos de famílias que devolvem os cartões a partir do momento em que têm segurança da renda. O governo federal transfere renda, oferece capacitação e informação, e supervisiona o programa. Mas são os municípios que têm a responsabilidade do acompanhamento familiar. A cada dois anos é feita a atualização cadastral. Não só pra cobrar ou fiscalizar, mas também para garantir que essas famílias participem ativamente de atividades de formação, qualificação e mobilização para atividades de inclusão produtiva, da cultura ou de outras atividades que as ajudem a ter mais autonomia.

Mais de 30 milhões de pessoas deixaram a condição de pobreza e é isso que importa em uma sociedade que avança no conhecimento, nas novas tecnologias. Não teria sentido continuarmos com essa grande distância entre aqueles que têm a condição de usufruir da riqueza e uma grade massa da população brasileira, que vivia sem absoluta esperança de poder ser acolhida e inserida nos seus direitos fundamentais.

Políticas Integradas

Temos um trabalho permanente com o Ministério do Trabalho e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Hoje compramos, por exemplo, 700 mil litros de leite dos pequenos produtores do semi-árido brasileiro. Nós temos parcerias e compramos produtos de mais de 140 mil pequenos produtores também da região do Nordeste, e temos muitos projetos, como as incubadoras de economia popular e programa de microcrédito. Não há dúvida de que temos que integrar os programas para que haja essa visão mais articulada das necessidades das famílias.

Acompanhamento da condição profissional dos beneficiários

Para cada programa do governo existe um planejamento, no Bolsa Família não é diferente. Cada município tem uma secretaria de assistência social, de educação ou de saúde, que faz um diagnóstico da realidade das famílias, das suas necessidades, da sua condição de renda. E o Cadastro Único reúne essa base de dados que orienta e que dá a fotografia de cada município. Os critérios de repasse de recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome seguem rigorosamente essa realidade. São avaliados dados como: índice de desenvolvimento humano, condição de pobreza, de renda, de frequência escolar, de acompanhamento da saúde, das condições de vacinação, de acompanhamento das gestantes. Por isso é muito importante que cada município tenha um bom plano municipal, metas, acompanhamento, e que os conselhos se reúnam e se fortaleçam cada vez mais.

A rede não governamental também tem um papel muito importante neste processo de participação e acompanhamento. Assim, quanto mais os municípios tiverem essa capacidade de gestão, de utilizar bem os recursos, terão capacidade de receber novos recursos e de integrar, cada vez mais, as famílias nos serviços, nos benefícios, de acordo com as suas necessidades.

Frequência escolar X Bolsa Família

A frequência escolar é uma preocupação cotidiana de quem coordena o programa Bolsa Família. Uma das estratégias para garantir o cumprimento da presença e frequência escolar foi a criação do Índice de Gestão Descentralizada. A partir dele são transferidos recursos para os municípios que não possuem estrutura e muitas vezes não têm técnicos habilitados e, na quantidade necessária, para acompanhar as famílias, as crianças e a frequência na escola. Com os recursos os municípios têm a possibilidade de criar essa estrutura de acompanhamento. Este Índice de Gestão possibilita isso. Todos os meses a secretaria de Educação deve lançar a frequência escolar e encaminhar ao MEC. Sempre que há uma indicação de evasão escolar, entramos em contato com o município, com a secretaria de estado, que também tem a responsabilidade de coordenar o programa em cada estado, para que essa criança ou adolescente volte a ter regularidade na frequência escolar. O fundamental é isso: é manter as crianças na escola.

Monitoramento do Pró Jovem

Todo programa criado, implantado ou aprimorado pelo governo federal é acompanhado por um sistema nacional de informação. À medida que os municípios fazem a adesão e organizam os grupos, como são os grupos do Pró-jovem, existe o compromisso de fazer o acompanhamento e avaliação. Este é um processo permanente, em que os técnicos e monitores que realizam esse trabalho com a juventude levam os resultados, os impactos e novas sugestões de aprimoramento do programa. Em Brasília é feita uma reunião mensal da Comissão Tripartite, em que gestores municipais, secretários municipais, estaduais e nacional se reúnem para avaliar o impacto, identificar as dificuldades no sentido de sempre aprimorar.

O que queremos é que a juventude do Brasil se sinta mais acolhida e protegida em várias estratégias. O Pró-Jovem, sem dúvida, é uma delas, porque atinge uma faixa etária muito importante, da adolescência e da juventude, na qual os jovens querem perspectivas e mais opções de qualificação na arte, música, cultura. Enfim, querem se sentir inseridos na comunidade.

Como evitar fraudes no Bolsa Família

Para evitar fraudes no Bolsa Família estamos aprimorando o Cadastro Único, que é uma base de dados muito importante para os prefeitos e governadores. Estamos implantando, por meio do Sistema Único de Assistência Social, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializados (Creas). As equipes são compostas por assistentes sociais, psicólogos, educadores, que acompanham as famílias no território, no bairro. Além disso, o município é obrigado a ter um Conselho Municipal de Assistência Social, assim como tem o Conselho Municipal de Saúde e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A sociedade civil, que integra esses conselhos, tem também a responsabilidade de acompanhar e conhecer os dados.

A prefeitura, por sua vez, deve fazer o trabalho com absoluta transparência, apresentando esses dados ao Conselho e ao Ministério Público com informações como: quantas famílias estão cadastradas, quantas famílias estão no programa, em que bairro, de onde vêm essas famílias. As informações com a relação de todas as famílias, por estado e município estão disponibilizadas em www.portaltransparencia.gov.br.

O Tribunal de Contas da União também realiza auditorias. Todas as vezes que um município chama ou um cidadão telefona, manda e-mail, questiona, ou vai para o rádio com esse tipo de questionamento, são enviadas equipes para conhecer a situação. Temos que ter muito cuidado e responsabilidade na aplicação do recurso público, mas acima de tudo, é fundamental que o município esteja organizado para atender as famílias. Para fazer com que elas se integrem, se mobilizem, estejam motivadas a proteger, a cuidar de seus filhos, a mantê-los na escola, a se inserir em atividades educacionais, culturais, para que tenham, cada dia mais, autonomia e uma vida mais digna. Esse é o nosso maior objetivo. Por isso essa parceria importante com os estados e municípios, onde cada prefeitura coordena os programas sociais, as políticas sociais no seu município.

Caso haja a comprovação de uma inconsistência ou desvio, um erro ou uma inclusão incorreta das famílias, o benefício é cancelado. Mas antes disso temos que ter o cuidado de averiguar, por meio da gestão municipal e do conselho. Qualquer indício de irregularidade deve ser notificado imediatamente ao coordenador municipal.
Fonte: Gov. Federal
* Estraido Blog de hHildebrando Rocha- CG

Bibi de Nenca não para de trabalhar!!

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, juntamente com a Secretaria Municipal de Promoção e Bem Estar Social - através do serviço de ações sócio educativas do PETI, coordenador por Roberto Jales - e o centro de Referência de Assistência Social, reuniu todas as famílias que são diretamente beneficiadas com o referido serviço ,e realizou a entrega do novo fardamento às crianças participantes.

O Secretário Raniere Moreno, tratou de explicar de início que Bibi não estava presente devido, ter o mesmo, agenda marcada em Brasília, como a Marcha dos Prefeitos 2010, e na oportunidade, uma visita ao Ministério do Desenvolvimento Social/MDS. Mais que a entrega do fardamento, é umas das iniciativas de Bibi, no sentido de organizar e dignificar os serviços que são oferecidos as famílias de baixa renda do município, na área da assistência social.
Também foi repassado para as mães presentes, que Bibi de Nenca, irá no dia 18 de junho, na rua principal, bem em frente ao Centro de Referência de Assistência Social- CRAS/Casa da Família, realizar o São João dos Programas Sociais - da Assistência Social, no municipio.
Então todas as famílias dos programas sociais da assistência social ja podem marcar seu lugar , por que o São João vai começar!


sexta-feira, maio 21, 2010

PREFEITO BIBI DE NENCA INTENSIFICA AÇÕES EM CAMPO GRANDE

AS AÇÕES DA SEMANA:

Comprovadamente, a administração de Bibi de Nenca, trabalha, trabalha para Cuidar bem de Campo Grande!!!

Durante toda a semana as secretarias municipais estiveram envolvidas com suas atividades voltadas o crescimento e melhorias das familias do municipio, assim: A ENTREGA DO PEIXE, REALIZADA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO SOCIAL - SABÁDO DIA 15 DE MAIO - ÀS FAMÍLIAS MAIS CARENTES DO MUNICIPIO

REUNIÃO COM PROFESSORES SOBRE AS MUDANÇAS DO CURRÍCULO E NA OPORTUNIDADE UMA EXPOSIÇÃO SOBRE A CAMPANHA DO 18 DE MAIO, COM ANTONIO RINALDO DA SILVA.
REUNIÃO COM PRO JOVEM ADOLESCENTE -ENTREGA DO FARDAMENTO OFICIAL E ORGANIZAÇÃO DO SÃO JOAO DOS PROGRAMAS SOCIAS.


Campo Grande, cada vez mais desenvolvido!


Postado por: Ana Lúcia Batista

CONSELHO TUTELAR? FIQUE ATENTO!

O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - COMDICA DE CAMPO GRANDE/RN DIVULGA A RESOLUÇÃO QUE TRATA DOS LOCAIS DE VOTAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLHA DOS CONSELHEIROS TUTELARES - MANDATO 2010-2013

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO E BEM ESTAR SOCIAL
CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – COMDICA


RESOLUÇÃO Nº 006/2010 - COMDICA


A PRESIDENTE DO COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Senhora Irenice de Fátima da Silva, no uso de suas atribuições legais, com fundamento nas disposições contidas na Lei Municipal nº 044/2002;

CONSIDERANDO a realização da Eleição dos Conselheiros Tutelares para o período de 2010 a 2013;

RESOLVE:

Art. 1º - Designar os locais abaixo relacionados para funcionar como locais de votação na eleição do dia 30 de maio de 2010:
1 – ZONA URBANA:
1.1 – Escola Municipal Joaquim Leal Pimenta, funcionando das 07 as 16 horas.

2 – ZONA RURAL:
2.1 – URNA INTINERANTE 1
2.1.1 – Sitio Salgado: Das 08 as 10 horas;
2.1.2 – Cabeça do Boi: Das 12 as 13 horas;
2.1.3 – Caiana: Das 14 as 15 horas.

2.2. – URNA INTINERANTE 2
2.2.1 – Cajueiro: Das 08 as 10 horas;
2.2.2 – Bom Jesus: Das 11 as 16 horas.

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor nesta data, até a conclusão do processo eleitoral;

Art. 3º - Registre-se, Publique-se e Cumpra-se.

Campo Grande/RN, 14 de maio de 2010.
Irenice de Fátima da Silva
PRESIDENTE

quarta-feira, maio 19, 2010

1º ENCONTRO DOS BLOGUEIROS DE CAMPO GRANDE

Aconteceu na última sexta-feira, 14 de maio, o 1º encontro de Blogueiros de Campo Grande e Território Sertão do Apode. Na oportunidade estiveram presentes profissionais das mais variadas áreas, como vereadores, policiais, universitários, deputado e comunicadores populares. Dentre os presentes destaque para a participação dos Petistas Deputado Fernando Mineiro e José Julio.
Esse primeiro momento serviu para fazermos uma divulgação mais ampla das nossas páginas e trocarmos experiências, e assim podermos ampliar cada vez mais nossos alcances. Ainda durante o evento foi decidido que já no mês de junho acontecerá o II Encontro dos Blogueiros do Território Sertão do Apodi.
Desta forma foi dado o 1º passo para essa integração e união dos mais ativos e atentos postadores de noticias do Oeste Potiguar.

segunda-feira, maio 17, 2010

CONSELHO TUTELAR? FIQUE ATENTO!

LISTA DEFINITIVA DOS CANDIDATOS AO CARGO DE CONSELHEIRO TUTELAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/RN

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA de Campo Grande/RN torna público a LISTA DEFINITIVA dos Candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar da Criança e do Adolescente desse município, para o mandato 2010-2013. Portanto, aqueles que figuram nessa lista passam, a partir dessa publicação, da condição de Pré-Candidato para a condição de efetivo Candidato no referido processo. São eles:
01 - ACACIA FAUSTINA BEZERRA DE BRITO
02 - ANACI BATISTA DA SILVA
03 - ANTONIA KATIANE ROCHA GONDIM
04 - ANTONIO EDITON BEZERRA DA ROCHA
05 - ANTONIO GLAUCIO DA SILVA
06 - CARLITO DOS SANTOS JÚNIOR
07 - FRANCISCO DAS CHAGAS DE BRITO APOLONIO
08 - FRANCISCO POLÍBIO PIMENTA FILHO
09 - JOSE MARIA FERNANDES FILHO
10 - JOSÉ NILSON GONDIM DE FARIAS
11 - MARIA TEREZA MIRANDA DE OLIVEIRA
12 - PALOMA PATRICIA FERNANDES COSTA
13 - RAYANNE PERLA DE GÓIS PEREIRA
14 - ROSANGELA MARIA BEZERRA
Aproveitando o ensejo, CONVOCAMOS todos os Senhores Candidatos para uma reunião com a Comissão Eleitoral, na próxima quarta-feira (19/05/2010), às 19hs, na sede da Casa da Família, com o objetivo de tratarmos de vários assuntos relativos ao presente processo.
Campo Grande/RN, 17 de maio de 2010.
Irenice de Fátima da Silva
PRESIDENTE DO COMDICA

DIGA NÃO Á VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTE


A Violência Sexual praticada com crianças e adolescentes pode se manifestar de diversas formas, sendo as de maior ocorrência: o abuso sexual dentro da própria familia e a exploração sexual para fins comerciais, como a prostituição, a pornografia e o tráfico, e todas as suas expressões constituem crime.
Diante disso a Prefeitura Municipal de Campo Grande, a Secretaria Municipal de Promoção e Bem Estar Social, o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS/Casa da Família através do Projovem Adolescente de Campo Grande, se prepara para participar da II Marcha de Combate a Exploração Sexual e Exterminio de Crianças e Adolescente, desenvolvendo a seguinte programação:
Dia: 18/05, oficina sobre os tipos de violência contra a criança e adolescente
Local: Sede dos idosos
Horário: 9:00 hs

Dia: 21/05, II Marcha em Combate a Exploração Sexual e Exterminio de Crianças e Adolescente Local de início: Praça Braulio Melo
Horário: 16:00 hs
Encerramento: Quadra Marcondes Tavares











ESQUECER É PERMITIR
LEMBRAR É COMBATER



Coordenadores, Facilitadores e Jovens do Projovem participando da 2ª Marcha Contra Violência Sexual

POSTADO POR: ANA LÚCIA













domingo, maio 16, 2010

CONSELHO TUTELAR? FIQUE ATENTO!

O MINISTÉRIO PÚBLICO E O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - COMDICA DE CAMPO GRANDE/RN VÊM TORNAR PÚBLICO O GABARITO DA PROVA ESCRITA REALIZADA PELOS PRÉ-CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR - MANDATO 2010-2013
GABARITO DA PROVA ESCRTIA REALIZADA PELOS PRÉ CANDIDATOS AO
CONSELHO TUTELAR DO MUNICIPIO DE CAMPO GRANDE/RN, EM 16/05/2010
1-a 2-a 3-b 4-b 5-b 6-a 7-a 8-a 9-b 10-b
11-F 12-V 13-V 14-V 15-F 16-F 17-F 18-V 19-F 20-F

sábado, maio 15, 2010

15 DE MAIO - DIA DO ASSITENTE SOCIAL


SER ASSISTENTE
SOCIAL:

Esqueça a idéia preconceituosa que o assistente social é alguém que só se preocupa em ajudar as pessoas a enfrentar questões delicadas. Primeiro, porque ele ganha um salário para cumprir suas tarefas. Depois, porque essa atividade passa longe do paternalismo: nasce da percepção de que as desigualdades sociais precisam ser combatidas para o benefício de todos. "Lidamos com a questão da pobreza porque ela afeta toda a sociedade, e não só os desfavorecidos".


Assistente social é o profissional que tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Sua atuação é muito ampla: o assistente social estará onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável - em todos os sentidos.
Mesmo quando atende a um indivíduo, o assistente social está trabalhando com um grupo social, pois entende que esta pessoa está inserida em um contexto no qual não se pode dissociar o individual do coletivo.
Esta "mãozinha" do assistente social é fundamental. Utilizando uma metáfora popular, podemos dizer que este profissional não é aquele que doa um peixe, mas o que ensina a pescar. É preciso diferenciar assistência de assistencialismo.

O QUE É O DIA 15 DE MAIO PARA O ASSITENTE SOCIAL:
O simbolismo desse dia 15 de maio, Dia do Assistente Social, evoca meio século de regulamentação da profissão e evidencia o que é mais intrínseco à natureza dessa profissão, e que vem se confirmando no intercurso desses anos: a luta contra o desemprego, contra as desigualdades e contra a violência. Um compromisso tríplice tomado como distintivo da ação desse profissional.Críticos e comprometidos com a justiça social, com a realização de direitos e com a ampliação da cidadania, o desempenho do assistente social justifica-se integralmente em uma sociedade onde a questão social reflete-se na vida de milhões de famílias e indivíduos. Após 70 anos de existência e 53 anos de regulamentação no Brasil, o Serviço Social identifica-se como a profissão cujos profissionais combatem, por ofício e por decisão ético-política, todas as formas de violação de direitos, discriminação e subalternidade. Os assistentes sociais executam suas atribuições com um ensejo claro: uma sociedade justa, formada por homens e mulheres completos, construída como manifestação não só de resistência às formas de violência, de ataque à dignidade humana, mas de consolidação de direitos sociais.Igualdade, trabalho e empenho contra todas as formas de violência e exclusão são disposições que atestam a importância desse profissional na reivindicação e na defesa pública das políticas sociais como resultado de seu pacto com os sujeitos protagonistas. Concebida e edificada historicamente, no palco de contradições sociais, o serviço social hoje é demarcado por essa intencionalidade profissional clara, amadurecida pelas lutas e conquistas no campo dos direitos, tantas vezes reconhecidos, mas nem sempre constituídos. Por isso tudo, o resgate da história de 53 anos de profissão regulamentada, deve ser retomada a partir da sua importância no presente, na vida de seus usuários, no empenho pela composição de direitos, no combate cotidiano a toda forma de injustiça. Somente com esse parâmetro, é possível estabelecer o futuro que ensejamos para a profissão e para nós, profissionais. No entanto, há um contexto também tríplice de desafios para a profissão: fortalecimento de nossas entidades organizativas, incremento na qualidade da formação profissional, e empenho pela conquista de respeito profissional e adequadas condições de trabalho. De saída, é preciso confirmar que a sociabilidade que defendemos exige uma intervenção qualificada, desprovida de preconceitos, municiada com saberes específicos, baseada na inteligência contida nos princípios éticos fundamentais, a favor da eqüidade e da justiça social, da universalidade de acesso aos bens e serviços. O compromisso com os interesses da população usuária não se realiza sem competência técnica, ética e política. Esse compromisso deve sempre converter-se em uma intervenção direcionada na defesa dos direitos sociais em uma conjuntura que, nos dias atuais, merece destaque pela transformação em curso, capitaneada por um projeto de Estado que tem referência máxima na cidadania e por um projeto de governo que tem compromisso político-programático, fomentar a consolidação dos direitos sociais.Para além do discurso, o que nos anima a comemorar com esperança o dia do assistente social, é justamente conviver com o processo contemporâneo de reorganização, racionalização e ampliação de políticas sociais públicas que conformam hoje uma rede de proteção social no país nunca antes consolidada. O traço fundamental dessa história, escrita dia após dia no presente, é a mescla dos valores da ética, da democracia, da justiça social e da solidariedade humana com uma ação política republicana nascida de um pacto federativo comprometido com a universalização da cobertura de proteção social à população usuária de direitos. Nesse sentido, ser assistente social é rebelar-se contra a história de predomínio da indiferença e, ao olhar para o passado, construir no presente, em uma trajetória de responsabilidade civilizatória, o futuro que todos ambicionamos.

POR ISSO, E PORTANTO: NOSSA SINCERA HOMENAGEM A TODOS OS ASSISTENTES SOCIAIS QUE ESTÃO SEMPRE APOSTOS AO ENFRENTAMENTO DAS QUESTÕES SOCIAIS, DA JUSTIÇA E DA EQUIDADE SOCIAL!

* Ana Lúcia Batista.

CONSELHO TUTELAR? FIQUE ATENTO!

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - COMDICA REALIZARÁ UMA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA COM OS PRÉ-CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR - MANDATO 2010-2013
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA de Campo Grande/RN realizará hoje (15/05/2010), na sede da Casa da Família, a partir das 16h, uma reunião extraordinára com os Pré-Canidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar. A mesma tem como objetivo repassar os procedimentos sugeridos pelo Ministério Público. Portanto, ficam todos os Pré-Candidatos convocados a participar da mencionada reunião.

CONSELHO TUTELAR? FIQUE ATENTO!

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - COMDICA DIVULGA RESOLUÇÕES QUE ALTERAM CALENDÁRIO ELEITORAL DO PROCESSO DE ESCOLHA DOS CONSELHEIROS TUTELARES
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA de Campo Grande/RN, vem tornar público a Resolução n.° 004/2010, que revogou a Prova Escrita realizada pelos Pré-Candidatos ao Conselho Tutelar - Mandato 2010-2013, realizada em 09/05/2010, e decidiu pela aplicação de uma nova prova, em 16/05/2010, e a Resolução n.° 005/2010, que transfere a Eleição do dia 23 para o dia 30/05/2010, das 07h às 16h, conforme a seguir:
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE/RN
SECRETARIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO E BEM ESTAR SOCIAL
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA
RESOLUÇÃO Nº 004/2010 - COMDICA
A PRESIDENTE DO COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Senhora Irenice de Fátima da Silva, no uso de suas atribuições legais, com fundamento nas disposições contidas na Lei Municipal nº 044/2002;
CONSIDERANDO a realização da Eleição dos Conselheiros Tutelares para o período de 2010 a 2013;
CONSIDERANDO o parecer do Promotor de Justiça da Comarca de Campo Grande/RN, conforme Oficio n.° 39/201- PJ-CG, encaminhado a este colegiado, sugerindo a revogação da prova escrita, realizada em 09/05/2010, e, em data mais breve possível, a realização de outra avaliação;
RESOLVE:
Art. 1º - Revogar a prova escrita realizada pelos Pré-Candidatos ao Conselho Tutelar, no dia 09/05/2010;
Art. 2.° - Aplicar uma nova prova escrita, a ser realizada no dia 16/05/2010, das 08h às 11h, na Escola Municipal Joaquim Leal Pimenta;
Art. 3º - Convocar todos os Pré-Candidatos para participarem do novo certame, na data, hora e local acima;
PARÁGRAFO ÚNICO: O Pré-Candidato que não realizar a nova prova escrita será desclassificado imediatamente do processo.
Art. 4.º - Estipular o dia 17/05/2010, das 08h às 17h, como prazo para impetração de recursos; das 17h às 19h, como prazo para julgamento e deferimento ou indeferimento do(s) eventual(is) recurso(s); e às 19h a divulgação, no site: http://campogrande-rnrumoaoselounicef.blogspot.com, da Lista Definitiva dos Candidatos ao Cargo de Conselheiro Tutelar.
Art. 5º - Esta Resolução entra em vigor nesta data, até a conclusão do processo eleitoral.
Art. 6º - Registre-se, Publique-se e Cumpra-se.
Campo Grande/RN, 12 de maio de 2010.
Irenice de Fátima da Silva
PRESIDENTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE/RN
SECRETARIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO E BEM ESTAR SOCIAL
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA

RESOLUÇÃO Nº 005/2010 - COMDICA
A PRESIDENTE DO COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Senhora Irenice de Fátima da Silva, no uso de suas atribuições legais, com fundamento nas disposições contidas na Lei Municipal nº 044/2002;
CONSIDERANDO a realização da Eleição dos Conselheiros Tutelares para o período de 2010 a 2013;
CONSIDERANDO a Resolução n.° 004/2010, que estabeleceu a aplicação, no dia 16/05/2010, de uma nova prova escrita aos Pré-Candidatos ao Conselho Tutelar;
CONSIDERANDO a necessidade de um prazo entre a divulgação da Lista Definitiva dos Candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar e o dia da Eleição, para que os mesmos realizem suas campanhas em prol da angariação de votos;
RESOLVE:
Art. 1º - Alterar o Calendário Eleitoral, transferindo o dia da Eleição de 23/05/2010 para 30/05/2010;
Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor nesta data, até a conclusão do processo eleitoral;
Art. 3º - Registre-se, Publique-se e Cumpra-se.

Campo Grande/RN, 14 de maio de 2010.
Irenice de Fátima da Silva
PRESIDENTE

quinta-feira, maio 13, 2010

Iº ANIVERSÁRIO DO ESPORTE BÍBLIA

O Esporte Biblico, projeto de incentivo a prática da cidadania através do Esporte e leitura Biblia, deu inicio, dia 02 de maio de 2010, as 6:30 hs, na quadra da Escola Estadual Professor Adrião Melo, na cidade de Campo Grande/RN, as comemorações alusivas ao seu 1º ano de existência. O Esporte Biblia tem como criador o irmão Jorge Ricardo, membro da Igreja Presbiteriana do Brasil, igreja esta que também o apóia e incentiva. Vale salientar que este é um trabalho voluntário, sem fins lucrativos e que atende mais de 70 jovens dos bairros carentes de Campo Grande, educando pelo esporte, inserindo o jovem num contexto cristão através do incentivo da leitura Biblica e melhoria no rendimento escolar e prestando ajuda através de doações as familias dos jovens assistidos.

O evento teve incio com a execução do Hino Nacional. Estiveram presentes: moradores da comunidade, pais e familiares dos jovens, amigos, voluntários e autoridades como o Pr. Giovani Almeida da IPBCG, falando da importância da prática do esporte e dos valores cristãos para a formação do homem e logo em seguida fazendo uma oração de gratidão a Deus pela oportunidade do evento. A vereadora e também parceira do Projeto, Dilcinéia Cristyne compareceu ao evento fortalecendo em seu discurso o apoio as práticas do Esporte Biblia, falou ainda de um futuro projeto de escotismo para Campo Grande, onde segundo a mesma conta com a participação do irmão Jorge Ricardo.

Queremos também lembrar da realização do bazar em prol do Esporte biblia, que está acontecendo na residência do irmão Jorge, na rua João Ramalho-Alto da Capela.

O irmão Jorge aproveita a oportunidade para convidar todos os interessados em conhecer melhor o seu projeto e deixa como contatos o seguinte telefone: 96083465, e-mail: ipbcampograndern@bol.com.br
Criado Por: Agnaldo Gondim
Publicado Por: Ana Lúcia

quarta-feira, maio 12, 2010

CONSELHO TUTELAR? FIQUE ATENTO!

ACOLHENDO O PARECER DO MINISTÉRIO PÚBLICO, COMISSÃO ELEITORAL APLICARÁ UMA NOVA PROVA ESCRITA AOS PRÉ-CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR DE CAMPO GRANDE/RN

A Comissão Eleitoral do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares do Município de Campo Grande/RN – Mandato 2010-2013, com base na sugestão do Dr. Wilkson Vieira Barbosa Silva – Promotor de Justiça dessa Comarca, DECIDE REVOGAR A PROVA ESCRITA REALIZADA PELOS PRÉ-CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR, NO ÚLTIMO DOMINGO (09/05/2010), BEM COMO APLICAR UMA NOVA PROVA, QUE SERÁ REALIZADA NO PRÓXIMO DOMINGO, DIA 16/05/2010, DAS 08H ÀS 11H, NA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM LEAL PIMENTA.

A exemplo da primeira, a nova prova também será elaborada, aplicada e corrigida pelo Ministério Público; e sua realização acompanhada pela Comissão Eleitoral.

Portanto, ficam todos os Pré-Candidatos convocados para o novo certame, sendo que aquele(a) que não realizar a nova prova escrita será desclassificado imediatamente do processo.

A Comissão Eleitoral, aproveitando o ensejo, divulga a todos os interessados o teor do ofício encaminhado pelo Ministério Público ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, conforme abaixo:

Ao
CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/RN

Senhora Presidente,

Pelo presente expediente, sugiro a V. Senhoria que revogue a prova anteriormente aplicada e em data mais breve possível realize outra avaliação. Informo, ainda que já estamos elaborando outra prova.

Sem mais para o presente momento, reitero protestos de elevada estima e consideração.

Atenciosamente,
Wilkson Vieira Barbosa Silva
Promotor de Justiça

terça-feira, maio 11, 2010

CONSELHO TUTELAR? FIQUE ATENTO!

MINISTÉRIO PÚBLICO E COMISSÃO ELEITORAL FARÃO DIVULGAÇÃO SOBRE A PROVA ESCRITA REALIZADA NO ÚLTIMO DOMINGO (09/05) PELOS PRÉ-CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR DE CAMPO GRANDE

O Ministério Público e a Comissão Eleitoral do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares de Campo Grande/RN divulgarão em breve o resultado da prova escrita realizada pelos Pré-Candidatos no último domingo (09/05/2010). De acordo com o Calendário Eleitoral, o resultado seria divulgado ontem (10/05), mas o Ministério Público, que elaborou, aplicou e corrigiu a referida prova, pediu um prazo maior. Portanto, tão logo o Promotor de Justiça dê o seu parecer sobre a prova, faremos a divulgação aqui no Blog.

segunda-feira, maio 10, 2010

Festa para as Mães de Campo Grande!!!







Campo Grande realizou a maior festa para o dia das Mães:
Para início:
Todo o evento contou com a maestria de Bibi de Nenca.
A coordenação ou a direção do Secretário Raniere Moreno, e a infra estrutura, apoio logístico, colaboração, parceria, dedicação, corpo a corpo,segurança, organização, decoração, roteiro, orientações, convites, compra e ou doaçoes de brinquedos e brindes, ficou por conta de todos acima ja citados e mais de funcionários da Secretaria Municipal de Educação,escolas municipais - zona urbana e rural, escolas estaduais- o secretaria de bras, finanças, tributação, Gabinete, e demais setores da administração municipal , e um grande grupo de voluntarios, a exemplo o grupo transformação.Os presentes foram também doados por funcionários, professores, comerciantes locais e de Mossoró, bem outras pessoas que não quizeram se citadas.

Para quem fez parte do processo inteiro de organização, durante praticamente um mês, ao terminar as comemorações, pôde ter certeza do dever cumprido.

As mães por sua vez demosntraram que gostaram, e fizeram questão garantir sua presença até o final da festa.

Podemos observar por aqui:



A Acolhida:


















E logo na entrada a senhora mãe, ja recebeu seu presente:

Presentes doados e adquiridos pela prefeitura.

E para complementar a festa foi esse resultado:

Para demonstrar o resultado do trabalho, é justo também dizer, que a forma que Bibi maestria e orientação que o mesmo utilizou, sugerindo a união, a parceira e a dedicação de cada uma das pessoas envolvidas nesta grande festa, foi que rendeu um grande evento, e uma grande oportunidade de juntar as mães campograndenses para uma homenagem ao seu dia!


Bibi tem trabalhado em favor da satisfação de todos que fazem Campo Grande!


domingo, maio 09, 2010

CONSELHO TUTELAR? FIQUE ATENTO!

COMISSÃO ELEITORAL E MINISTÉRIO PÚBLICO APLICAM A PROVA ESCRITA AOS PRÉ-CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR DE CAMPO GRANDE - MANDATO 2010-2013

Conforme estava previsto no Calendário Eleitoral do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares de Campo Grande/RN, os Pré-Candidatos realizaram a prova escrita, neste domingo (09/05/2010). O certame começou às 08h e seu o término estava previsto para as 11h, mas por volta das 10h15min todos os pré-candidatos já haviam entregues suas folhas de respostas. Os últimos três pré-candidatos a saírem da sala entregaram suas folhas de respostas simultaneamente e assinaram, junto com os membros da Comissão Eleitoral e o representante do Ministério Público, o lacre do envelope contendo todas folhas de respostas.
A prova foi composta de 10 (dez) questões objetivas, de múltlipa escolha, e aqueles que conseguiram acertar no mínimo 06 (seis) questões, ou seja, 60% (sessenta porcento), estarão classificados e aptos a passarem da condição de Pré-Candidato para CANDIDATO ao cargo de membro do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente do Município de Campo Grande/RN.
As folhas de respostas foram encaminhadas ao Promotor de Justiça. O mesmo fará a correção e dará o resultado na próxima terça-feira (11/05), bem como fará a divulação oficial e afixará a listagem dos classificados na sede do Fórum e dos demais órgãos públicos da cidade.